A Santa Escada

A Santa Escada São João Clímaco




PDF - A Santa Escada


A Escada do Céu (também conhecida como Escada Santa ou Clímax) é um precioso clássico de espiritualidade e vida interior, escrito por São João Clímaco (581-606), o "eremita do Sinai" a pedido do abade de Raite.

Essa Santa Escada a que o santo se refere é a escada das virtudes, comparada à escada que Jacó viu em sonho e às correntes que caíram das mãos de Pedro. "Jesus Cristo", explica o autor, "sendo de trinta anos, está posto no trigésimo degrau desta escada espiritual". Portanto, o fim dessa escada é o próprio Senhor.

"No meu fraco entender, como mestre e edificador pouco sábio, contei e assentei os degraus dessa escada espiritual: veja agora cada um em que degrau se acha. Quero dizer: considere cada um se escolheu esta vida para viver por seu próprio parecer, ou para alcançar glória dos homens, ou pela soltura de sua língua, ou pelo desenfrear de sua ira, ou para fugir às ocasiões dos apetites e afetos desordenados, ou para tomar vingança de seu corpo e de suas culpas, ou para viver com maior fervor de espírito por alcançar o suavíssimo fogo da divina caridade. (...)

Subi, pois, irmãos subi, ordenando alegremente os degraus desta escada em vosso coração, recordando-vos daquele que disse: «Vinde e subamos ao monte do Senhor, à casa do nosso Deus, que fez nossos pés ligeiros como de cervos, e nos pôs em lugar alto, para que sejamos vencedores neste caminho». Correi, rogo-vos, ao lado daquele que diz: «Apressemo-nos a receber o Senhor em unidade de Fé e conhecimento de Deus»."





A Santa Escada

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Santa Escada (1)

ver mais


Neste livro, São João Clímaco lavra um total tratado para a perfeição espiritual. O autor analisa vícios e virtudes um por um, estabelecendo uma relação de causalidade entre uns e outros, apontando quais anulam quais e dando aproveitáveis conselhos a quem quer adquirir virtudes. É um livro que deve ser livro com alguma reserva por conta das poucas notas heterodoxas e com alguma adequação por ter sido escrito precipuamente a monges. Mas serve, sem dúvida, a todos. Recomendadíssimo, l...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR