A VIDA DE QUEM NÃO VÊ

A VIDA DE QUEM NÃO VÊ J. Espinola Veiga



PDF - A VIDA DE QUEM NÃO VÊ


"Este livro não é relatório de milagres, nem apelo ao sentimentalismo, nem estudo sistemático. É todo ele vasado nas minhas experiências de cego desde os dois anos de idade, e na intimidade que desfruto no meio dos que não vêem.
Fugi ao estudo sistemático e às doutrinas de assunto, evitando, propositadamente, pautar-me pelas obras sobre Psicologia de cegos, para poder confessar-me ao leitor sem peias. Achar-me-ão ridículo e rude nalguns pontos, menos moral em outros, não importa: Meu escopo foi dizer a verdade sobre os cegos e a cegueira, num relato desassombrado sobre o que eu e os outros cegos sentimos, gozamos e sofremos por sermos cegos. Não hesitei por isso em mostrar-me ao público tal qual sou como cego, ora mesquinho, ora elevado, mas aquilo do que isso, já que o meu barro não é dos melhores.
Desde já, previno ao leitor que aqui não há nada de especialmente dito para agradar-lhe, fora da verdade. Nada de cego de "Alma pura, porque não vê as desgraças do mundo", nada de "Tristeza da escuridão eterna" Se é isso que o leitor procura, feche o livro.
Com as minhas experiências e os relatos dos outros cegos, apresento aqui a criança, a mulher e o homem sem vista, sofrendo, gozando, vivendo, enfim, a sua verdadeira vida, mal conhecida de toda gente. Busquei apontar as grandes alegrias e os dramas íntimos da vida de quem não vê. Mostro,ao vivo, causas de tortura e razões de prazer dos cegos. Procurei responder, com lealdade, às interrogações correntes sobre os cegos e a cegueira..."





A VIDA DE QUEM NÃO VÊ

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR