Apologia da História

Apologia da História Marc Bloch




PDF - Apologia da História


Fuzilado pelos nazistas em 16 de junho de 1944 próximo a Lyon, Marc Bloch deixava inacabado um livro de metodologia, Apologia da história ou O ofício de historiador - publicado pela primeira vez em 1949 por Lucien Febvre. Esta nova edição da obra póstuma de Marc Bloch, organizada e anotada por seu filho primogênito Étienne, coloca nas mãos do leitor o texto em sua integralidade e sem modificação alguma. Inclui também o Prefácio de Jacques Le Goff à edição francesa e uma Apresentação à edição brasileira, feita pela professora Lilia Moritz Schwarcz.
Como ponto de partida, Marc Bloch aproveita a interrogação de um filho que lhe pergunta para que serve a história. Essa confidência familiar já revela de saída o cerne de uma de suas convicções: a obrigação de o historiador difundir e esclarecer. Ele deve, nas palavras do autor, "saber falar, no mesmo tom, aos doutos e aos estudantes". Nem que fosse por essa única afirmação, Apologia da história permanece hoje em dia - quando o jargão hermético invadiu tantos livros de história - de uma atualidade espantosa.
Dividido em cinco capítulos, o livro começa por situar a história no tempo e por fazer uma censura severa à busca desesperada pela orgiem dos fatos. Prossegue com um estudo da observação histórica através dos testemunhos e de sua transmissão. Passa então à crítica histórica, alertando contra erros e mentiras que por vezes se tornam verdades para os homens. No capítulo dedicado à análise histórica, discute, por meio de um paralelo entre o juiz e o historiador, se a história deve julgar ou compreender; No último capítulo, apenas esboçado, Marc Bloch investiga as causas dos fatos históricos, com um ataque contundente ao positivismo.
Apologia da história é também o produto de um momento: o da França vencida, prostrada pela derrota, pela Ocupação e pela infâmia de Vichy. Porém é justamente nesse momento que o historiador capta os primeiros frêmitos de uma esperança - tanto de um libertação da história como de um progresso da ciência histórica -, cuja testemunha maior é o presente livro. Como Jacques Le Goff percebeu com a clareza costumeira, "este livro inacabado é um ato completo de história".





Apologia da História

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Apologia da História (116)

ver mais


"Apologia da História" me deu um pouco de trabalho. É um livro bem teórico; demorei mais de um mês para terminar de lê-lo (quando não chega a ter 160 páginas) pela complexidade da linguagem e do conteúdo. O livro é enxuto: muita informação em poucas palavras (o que considero uma virtude, nesse caso). Claro que essa "alta densidade" dificulta a compreensão - não foram raros os momentos em que tive que reler passagens a fim de conseguir entendê-las. Quanto ao conteúdo, é excelente. Ma...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR