As Pupilas do Senhor Reitor  (Clássicos Ilustrados)

As Pupilas do Senhor Reitor (Clássicos Ilustrados) Júlio Dinis...




PDF - As Pupilas do Senhor Reitor


[Edição Maravilhosa — 1ª Série, Número 180. Publicado em Agosto / Setembro de 1959].
Júlio Dinis — As Pupilas do Senhor Reitor (Clássicos Ilustrados). Arte/Desenhos: Marcelo Monteiro.
Direção: Adolfo Aizen. (Brochura - Formato Americano - Quadrinhos em Preto e Branco).
====
https://pt.wikipedia.org/wiki/Edição_Maravilhosa
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Classics_Illustrated
https://pt.wikipedia.org/wiki/Júlio_Dinis
https://pt.wikipedia.org/wiki/As_Pupilas_do_Senhor_Reitor
https://www.infopedia.pt/$as-pupilas-do-senhor-reitor
http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/edicao-maravilhosa-1-serie-n-180/ed001100/55406
http://guiaebal.com/maravilhosa1.html
http://guiaebal.com/maravilhosa2.html
http://guiaebal.com/maravilhosa3.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/As_Pupilas_do_Senhor_Reitor_(1970)
https://pt.wikipedia.org/wiki/As_Pupilas_do_Senhor_Reitor_(1994)
====
Na então aldeia de Póvoa de Varzim, região de Entre-o-Douro-e-Minho, em Portugal, o enredo é uma crônica de costumes portugueses que trata dos conflitos dos moradores locais: o velho médico João Semana é substituído pelo jovem Daniel das Dornas, recém-formado em Medicina e filho do lugar. As tais pupilas do título são as jovens Margarida (Guida) e Clara, que após a morte da mãe, Ressurreição, foram criadas pelo Senhor Reitor, Padre Antônio. Daniel e Margarida se apaixonam, bem como Clara e Pedro, irmão do médico. Mas o rapaz não se lembra de "Guida", nem da promessa de casamento feita a ela na infância, assim como não se acostuma com a vida monótona da pequena aldeia. . .

[Wikipédia]: '(...) Romance lançado ao público em formato de folhetim em 1866 e, posteriormente, editado e publicado como livro em 1867. Ambientado na segunda metade do século XIX, em uma aldeia portuguesa, conta a história de Margarida e de Clara e dos seus romances com os filhos do fazendeiro José das Dornas: Daniel e Pedro. '(...) Um dos romances mais significantes de Júlio Dinis, junto com Os Fidalgos da Casa Mourisca. No Brasil, As Pupilas do Senhor Reitor inspirou a telenovela de 1970, produzida pela TV Record, e em 1994, pelo SBT. As Pupilas do Senhor Reitor evidencia o confronto entre dois mundos: um conservador, beato, machista e outro mais livre, laico, constitucional. Assim, temos uma trama que, além de nos servir de base para compreender certo passado, dialoga com o presente de maneira substancial.

"Júlio Dinis retrata, idealiza, recria, indaga, problematiza uma sociedade que lutava com seus vetores majoritários por se modernizar. (...) Trata-se de uma sociedade em transição: do Antigo Regime para os novos usos e costumes da democracia liberal oitocentista portuguesa." - Sérgio Nazar David, trecho do prefácio.





As Pupilas do Senhor Reitor (Clássicos Ilustrados)

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.