Beira Rio Beira Vida

Beira Rio Beira Vida Francisco de Assis Brasil




PDF - Beira Rio Beira Vida


A marginalização é o tema predominante. A pobreza, o preconceito e a falta de oportunidades acabam por balizar o destino das personagens. Isto fica bem evidenciado em:



(...) Nunca conheci outra vida, tudo foi se ajeitando normalmente, acontecendo, acontecendo.

Tudo parecia natural para mim, não era de pensar muito.(...)



Em Beira rio beira vida, lancinantes reminiscências atravessam a trama, memórias vão grassando formas estéticas aos episódios, cuja narração remete à agitada rotina do cais de Parnaíba. A vida ribeirinha mobilizada pelas embarcações matiza gerações de marinheiros, canoeiros, barqueiros, taifeiros, enfim de todos os que têm suas trajetórias proliferadas em meio à agitação das águas, dos passos, dos gritos. Meretrizes se arranjavam pelas proximidades, dada a concentração da população masculina.



A ênfase da narração recai sobre a temática da prostituição em dois enfoques, especialmente: um exógeno, que fica a cargo do narrador impessoal de primeira instância; e outro endógeno, sob o comando da personagem Luíza, que vai tecendo a narrativa segundo a fruição de suas memórias.





Beira Rio Beira Vida

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Beira Rio Beira Vida (13)

ver mais
Beira rio, beira vida, de Assis Brasil


A obra conta a história de Luiza, criada na beira de vida e no cais. Vivia com sua mãe Cremilda, também mulher da vida assim como sua mãe, e assim o ciclo interminável de mulheres que deitavam-se com os homens, marinheiros do cais. Luiza, já velha, narra sua vida para sua filha Mundoca - talvez o fim de todo ciclo de prostituição -, vida esta rodeada pelas lembranças do passado, de seu amigo Jessé, de sua mãe Cremilda - mulher frívola e capitalista - e seu inesquecível amor Nuno, a que...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR