Codificação do projeto: padrões de programação e projeto do banco de dados

Codificação do projeto: padrões de programação e projeto do banco de dados Thiago Salhab Alves




PDF - Codificação do projeto: padrões de programação e projeto do banco de dados


É interessante parar para pensar na possibilidade de aproximar a programação de computadores dos aspectos presentes no mundo real.
A programação de computadores permite a criação de algoritmos, que são sequências de código, para a resolução de determinados problemas.
O paradigma de programação orientado a objetos proporcionou diminuir o gap semântico, que é a distância que existe entre o problema do mundo real e o modelo abstrato construído. Neste tema, veremos o paradigma de programação orientado a objetos por meio dos conceitos de Classes e Objetos. Além disso, aprenderemos a programar sob o conceito de orientação a objetos, utilizando a linguagem Java e C#.
No início dos anos 1950, já apareciam trabalhos utilizando o termo “objeto” e “atributos de objetos”. Em 1966, Kristen Nygaard e Ole-Johan Dahl lançaram uma linguagem de programação chamada Simula, sendo, para muitos, considerada como a primeira linguagem Orientada a Objetos. Ainda nos aos 1960, Alan Kay, inspirado pelas ideias embutidas na Simula, desenvolveu o projeto Flex (DEITEL; DEITEL, 2017).
No início dos anos 1970, a Xerox Palo alto Research Center desenvolveu um sistema de computador denominado Dynabook, cujo software recebeu o nome de Smalltalk, a linguagem de programação que ajudou a difundir o termo “orientação a objetos”. Sua primeira versão foi lançada em 1972, e já nos anos 1980 proliferaram várias linguagens de programação Orientada a Objetos (OO).





Codificação do projeto: padrões de programação e projeto do banco de dados

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.