Dialética Radical do Brasil Negro

Dialética Radical do Brasil Negro Clóvis Moura




PDF - Dialética Radical do Brasil Negro


Este livro foi editado em 1994, num momento em que o Brasil estava intensificando a adesão ao neoliberalismo. Foi muito importante para compreender como as dinâmicas raciais no Brasil estão articuladas com o modelo capitalista e a luta de classes. Retomar essa discussão é uma agenda mais que atual e esse livro tem um papel fundamental no momento em que a luta contra o racismo entra num novo patamar.

Para Dennis de Oliveira, que escreve o prefácio do livro, "Dialética Radical do Brasil Negro" é a síntese do pensamento de Clóvis Moura, a quem considero um dos maiores sociólogos do Brasil. Não se trata apenas e tão-somente de uma obra de reflexão sobre as relações raciais no país, mas sim de uma proposta teórico--conceitual sofisticada de pensar o Brasil. Isto porque Moura tem a preocupação de estudar a dinâmica das relações raciais como um elemento central na estruturação da sociedade de classes brasileira."

O livro ganha agora sua quarta edição, com o mesmo conteúdo, mas revisado, nova capa e orelhas com texto de Silvio Almeida.





Dialética Radical do Brasil Negro

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Dialética Radical do Brasil Negro (1)

ver mais


Este livro do sociólogo e historiador Clóvis Moura é de extrema importância para entender o racismo como principal agente da origem do capitalismo brasileiro. E, segundo a concepção do autor, falar de luta de classes no cenário brasileiro sem antes falar de questões raciais é fazer uma análise imprecisa das relações sociais dentro do nosso contexto específico. O olhar de Moura para o Brasil é singular, ele em seu livro confirma isso quando nos diz que a transição que ocorreu do escravi...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR