Que sentido podem tomar alguns conteúdos das aulas de Educação Física Escolar em relação à vida do aluno fora da escola? O que se passa na cabeça de um aluno do Ensino Médio, por exemplo, quando se vê "obrigado" a participar das aulas de Educação Física? Responder a estas questões não é tarefa fácil para o professor de Educação Física, pois ele próprio, como fruto do sistema educacional, recebeu em sua formação acadêmica "fórmulas prontas" sobre o que é e para que serve a Educação Física.
Portanto, o grande desafio que se instaura a partir desse contexto é repensar a própria Educação Física e seu papel na escola contemporânea; repensar os objetivos educacionais dessa disciplina e, consequentemente, seus conteúdos e métodos de ensino. Ou seja, é necessário redefinir a Educação Física Escolar sob o prisma de uma didática crítica e transformadora; uma didática que tangencie diferentes áreas do conhecimento humano, como a Filosofia, a História, a Psicologia, a Antropologia. Eis o desafio que permanentemente se põe ao professor de Educação Física que atua na escola. E este livro é uma tentativa de ajudá-lo nessa empreitada.