Filosofia da ciência contemporânea

Filosofia da ciência contemporânea Roland Omnès




PDF - Filosofia da ciência contemporânea


A certeza inabalável, prevista pelos filósofos clássicos, para as proposições científicas, que serviram de base para a filosofia do conhecimento, ainda está longe de ser alcançada. O progresso científico sem precedentes, que permitiu espantosos desdobramentos tecnológicos, paradoxalmente, acabou trazendo muita incerteza, paradigmas pouco instáveis e revoluções erráticas. Roland Omnès, cientista mundialmente conhecido, procura, neste trabalho identificar as novas bases para uma epistemologia científica, que se apresentem como sólidas e fecundas. Entende que a origem da crise apontada está relacionada ao que chama irresistível irrupção do formal, em algumas ciências como a lógica, as matemáticas e a física. Essa característica tornou-as absolutamente impenetráveis aos não especialistas. E em boa parte deste livro, o autor trata a história dessa ascensão do formal, de resto necessária, para as matemáticas, para a teoria da relatividade, para a física quântica e para qualquer estudo que envolva o universo, o espaço e as partículas. Nessa linha, examina, sucessivamente, a lógica clássica, a física clássica, as matemáticas clássicas e a filosofia clássica do conhecimento, Em relação à ciência recente, estuda as matemáticas formais, a filosofia das matemáticas, a física formal e a epistemologia da física. Examina, a seguir, as possibilidades de retorno do formal ao nível real, buscando a celebração de uma pacificação entre a física quântica e o senso comum.





Filosofia da ciência contemporânea

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Filosofia da ciência contemporânea (0)

ver mais


Ideias um tanto platônicas, mas intrigantes. Contém uma boa revisão de epistemologia e lógica. O autor sabe do que está falando, pois conhece bem matemática e física, teoria quântica principalmente. Não é leitura fácil...