Formação reflexiva de professores

Formação reflexiva de professores Isabel Alarcão




PDF - Formação reflexiva de professores


Na arena educativa emergem, de vez em quando, ideias novas - ou renovadas - que catalisam, contagiam e... quase se transformam em slogans alienadores.

Professor reflexivo é, no estado actual da formação de professores, uma dessas ideias. É de bom tom profissional, hoje em dia, os teóricos referirem, enquadrarem e tomarem posição crítica perante este conceito. Reportam-se a autores actuais como Schön e Zeichner revisitam Dewey, tentam explorar modelos de formação de cariz reflexivo.

Neste livro apresenta-se o pensamento de D. Schön, o grande crítico da formação actual dos profissionais, analisa-se o próprio conceito de reflexão tal como ele nos é apresentado por John Dewey, referem-se as linhas enquadradoras de uma formação de tipo reflexivo defendidas por Zeichner e outros autores. Mas não se fica por aí.

Conscientes da dificuldade em identificar e utilizar estratégias para desenvolver nos professores atitudes e capacidades de reflexão, os seus autores lançam-se num trabalho conjunto, a explorar essa temática, a sintetizar contribuições de outros autores, a apresentar sugestões.

Ao lado do conceito de professor reflexivo, tem aparecido também na ribalta educativa o conceito de aluno autónomo. Não era, pois, possível deixar de considerar também o papel do professor no desenvolvimento da autonomia do aluno nem as suas implicações na formação dos professores.

A maior parte dos autores que contribuíram para esta obra são, para além de professores, também formadores de professores. Sentiram, pois, que, ao preocuparem-se com a formação do professor reflexivo, não podiam esquecer aquilo que, hoje, alguns começam a designar por supervisor reflexivo.

Os professores e os supervisores que pretendam aprender a analisar, numa postura prospectiva, interactiva e retrospectiva, as implicações da sua actuação não só ao nível técnico e prático, mas também crítico e emancipatório, encontram neste livro oportunidades para reflectir e possíveis recursos da acção.

Isabel Alarcão





Formação reflexiva de professores

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR