Freud e o Patriarcado

Freud e o Patriarcado Alessandra Martins Parente
Léa Silveira




PDF - Freud e o Patriarcado


Freud e o patriarcado parte da constatação de que o campo da teoria psicanalítica põe em jogo uma forma de conceber o psíquico — ou a subjetividade — como algo que se constrói a partir de um modelo que assume, em seu centro, uma equivalência generalizada entre cultura, civilização e masculinidade. Ao assumir esse tipo de encaminhamento, a psicanálise coloca, no centro de seus modelos teóricos, algo que deveria ser explicado, em vez de ser tomado como dado. Sobre essa trilha as autoras e os autores do livro tecem suas considerações, seja para explorar a legitimidade e a preservação dos modelos descritivos psicanalíticos ancorados nas inspirações originárias de Freud e em seus desdobramentos, buscando sua potência própria; seja para apontar, nos próprios textos de Freud, elementos que permitiriam vislumbrar modelos distintos; ou ainda para problematizar algumas de suas teses, apostando mais diretamente na necessidade de repensá-las.





Freud e o Patriarcado

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Freud e o Patriarcado (0)

ver mais


A obra é a reunião de textos que tem como foco discutir o patriarcado, mas que o título poderia ser facilmente trocado por "Psicanálise e Feminismo", o que não é um problema em si. De modo geral, é importante ressaltar que grande parte dos textos não é para leigos na teoria Psicanalítica e/ou Feminista, pelo menos no meu ponto de vista. Os autores de modo geral utilizam de referências francesas, como Irigaray e Lacan, o que é importante ressaltar para entender a falta de alguns recor...