História das Inquisições

História das Inquisições Francisco Bethencourt




PDF - História das Inquisições


Analisando as formas de expressão das Inquisições em Portugal, na Espanha e na Itália, o autor reconstrói uma rede quase desconhecida de estruturas mentais da Europa latina.



Repressão ao protestantismo, ao judaísmo e à feitiçaria. Censores em ação feroz contra a atividade intelectual. Torturas cruelmente requintadas. Fogueiras consumindo homens e mulheres em praça pública, diante de uma multidão fascinada.

Essas são as imagens mais difundidas da Inquisição, que costuma ser apresentada como uma realidade única. Ao usar o plural no título de seu livro - História das Inquisições -, o historiador português Francisco Bethencourt já anuncia que vai além de reproduzir a imagem clássica dessa instituição. Um dos aspectos que ele toma como ponto de partida para a sua pesquisa é a duração excepcionalmente longa do aparelho inquisitorial: como uma instituição criada no século XIII conseguiu se manter em funcionamento até os séculos XVIII e XIX?

Analisando com argúcia os ritos, as etiquetas, as formas de organização, os modos de ação e a iconografia que as Inquisições produziram em Portugal, na Espanha e na Itália, Bethencourt acaba desvendando uma rede quase desconhecida de estruturas mentais na Europa latina, além de revelar os muitos efeitos da repressão às heresias nas sociedades que elas tentaram subverter.





História das Inquisições

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para História das Inquisições (1)

ver mais


Francisco Bethencourt é um renomado historiador do cristianismo no Ocidente e, por conseguinte, da Igreja Católica. Sua proposta neste livro é retratar a formação, consolidação e término do Santo Ofício. Logo, esse trabalho foi concebido como um estudo da organização e sua atuação durante o fim da Idade Média e Início da Idade Contemporânea. Os capítulos são organizados por eixos temáticos como organização burocrática, investiduras, Auto da Fé, éditos e representação, etc. Há um...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR