Marketing Ambiental

Marketing Ambiental Reinaldo Dias




PDF - Marketing Ambiental


Atualmente, os problemas ambientais globais (o efeito estufa, o aumento do buraco na camada de ozônio, a perda da biodiversidade, a ameaça de escassez de energia e da água) contribuem para que diferentes atores sociais percebam a extensão da crise ecológica na qual estamos inseridos. Seus sinais mais evidentes para o público são: o aquecimento global, as mudanças climáticas, a intensificação da extinção de espécies, o aumento da poluição do ar, do solo e das águas e a destruição das florestas. Muito da intensificação da pressão sobre o meio ambiente tem suas raízes no aumento substancial do consumo nos últimos 200 anos, e a perspectiva a curto e médio prazo é o seu crescimento contínuo, devido a que muitos países em desenvolvimento (como a China, Índia, Rússia etc.) adotaram o modelo seguido pelos países mais ricos. A alternativa é uma profunda mudança em toda a sociedade: nos valores sociais, nos padrões de consumo, na adoção de tecnologias verdes, implantação da gestão ambiental em todo processo produtivo etc. Essa perspectiva envolve um papel mais ativo do marketing, de modo que contribua para as mudanças de comportamento e procure satisfazer as necessidades, em termos mais sustentáveis, levando em consideração os aspectos ecológicos. Esse é um novo papel do marketing, que durante muito tempo foi considerado vilão da intensificação do consumo, seu resgate envolve assumir uma perspectiva sócio-ambiental que o coloque como um instrumento complementar de mudança comportamental, ao lado da lei e da educação, sem desconsiderar seu valioso papel de facilitador das trocas, necessárias, para o atendimento das necessidades dos indivíduos e organizações. Recomendado como bibliografia básica para disciplinas de marketing dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Ciências Ambientais, Ecoturismo, Propaganda e Marketing. É especialmente útil nas disciplinas de Marketing Ambiental (ou Marketing Ecológico, Ecomarketing, Marketing Verde ou Marketing Sustentável). Recomendado também para organizações tanto do setor privado quanto estatais ou do terceiro setor, que encontrarão respostas a muitas indagações sobre o real papel do marketing na sustentabilidade organizacional, contribuindo para orientar o debate interno de um maior envolvimento com a causa ambiental.





Marketing Ambiental

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Esse livro é bem interessante porque ele mistura duas áreas que realmente precisam ser misturadas. Infelizmente, elas precisam. Porque não acho que a gente tenha que vender o meio ambiente como se fosse um assunto meramente mercadológico, mas atualmente precisamos de uma visão de marketing para poder convencer as empresas de que precisam mudar urgentemente. De que precisam integrar o assunto meio ambiente em seus processos produtivos. Esse livro é de 2009 mas ele poderia ser muito bem ...
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