Meditações

Meditações Marco Aurélio




PDF - Meditações


Marco Aurélio escreveu os doze livros das Meditações em grego, como uma fonte para sua própria orientação e para se melhorar como pessoa. É possível que grandes partes da obra tenham sido escritas em Sírmio, onde ele passou muito tempo planejando campanhas militares entre os anos de 170 a 180. Sabe-se que partes dela foram escritas enquanto ele estava acampado em Aquincum, na Panônia, devido à notas na própria obra que indicam que o segundo livro foi escrito durante suas campanhas contra os quados, no rio Granova (atual Hron), e o terceiro livro foi escrito em Carnunto. Não se sabe ao certo se ele teve a intenção de publicar seus escritos, e o título "Meditações" é apenas o mais célebre dentre diversos outros comumente designados à coleção. A obra segue o formato de citações, que variam em tamanho, de uma frase a parágrafos longos.

Suas idéias estóicas frequentemente giram em torno da negação de uma emoção, de uma habilidade, que, segundo o autor, libertarão o homem das dores e dos prazeres do mundo material. A única maneira de um homem ser atingido pelos outros seria se ele permitisse que sua reação tomasse conta de si. Marco Aurélio não mostra qualquer fé religiosa em particular nos seus escritos, mas parecia acreditar que algum tipo de força lógica e benevolente organizasse o universo de tal maneira que até mesmo os acontecimentos "ruins" ocorressem para o bem do todo.





Meditações

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Meditações (2)

ver mais
Meditações de Marco Aurélio: A Obra do Imperador Estóico

Meditações de Marco Aurélio: A Obra do Imperador E

LANC?AMENTOS DE LIVROS | JANEIRO 2024 | Ana Carolina Wagner

LANC?AMENTOS DE LIVROS | JANEIRO 2024 | Ana Caroli


Resenhas para Meditações (382)

ver mais


Meditações é um dos pilares para o estudo do pensamento romano e deveria ser obra obrigatória em qualquer curso de História. Seu valor ultrapassa os domínios da filosofia para abranger o que se tornaria a base para o modo de vida ocidental. Diferente dos filósofos gregos, Marco Aurélio foca na vida cotidiana governada pela razão e pelo sentimento equilibrado, ou seja, uma reformulação para as noções de integridade, virtude e sua práxis. O autor não minimiza sua crítica ao excesso...