No Galpão

No Galpão Darcy Azambuja




PDF - No Galpão


Primeiro Prêmio de Contos da Academia Brasileira de Letras em 1925.

[Sobre o Autor]: Darcy Pereira Azambuja nasceu em Encruzilhada — RS, em 1901 e faleceu em Porto Alegre, em 1970. Foi desses raros escritores que se consagram com o primeiro livro. Sua estréia, em 1925, com No Galpão, teve o reconhecimento da Academia Brasileira de Letras, mereceu a melhor crítica e recebeu o favor público. O autor ia pelos 24 anos. E só voltaria a publicar novo livro de contos regionalistas, nos moldes de No Galpão, em 1956, passados 31 anos de sua vitoriosa estréia. Ao longo desse largo espaço de tempo, deixou de fazer literatura para entregar-se ao magistério superior e à administração pública. Chegou a catedrático da Faculdade de Direito de Porto Alegre e a secretário do Interior e Justiça do governo do Rio Grande do Sul. Nada, porém, impediria que seu livro de estréia continuasse a fazer carreira literária para seu autor. Reeditado sucessivamente através de todos aqueles anos (e ainda agora), No Galpão transformou-se num livro de interesse permanente, mantendo-se nas livrarias há quase 60 anos. Dizem que, se os escritores deixassem sucessores, como nos inventários, este contista seria o herdeiro de Simões Lopes Neto.

Texto extraído do livro Entrevero, L&PM Editores, especial para MPM Propaganda, Porto Alegre — 1984, pág. 41.
(Fonte: http://www.releituras.com/dazambuja_menu.asp)





No Galpão

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR