O companheiro de viagem

O companheiro de viagem Gyula Krúdy




PDF - O Companheiro de Viagem


Durante uma viagem de trem, o narrador relata a um desconhecido a aventura que viveu muitos anos antes, em um vilarejo da Alta Hungria. Ali ele se hospedara numa pequena pensão e mantivera um caso clandestino com a proprietária do local. Embora seja autor de uma obra imensa e das mais importantes de seu país, o escritor húngaro Gyula Krúdy (1878-1933) foi pouquíssimo editado no Brasil. Conforme notou o crítico Paulo Rónai, os estranhos romances e muitos contos e novelas do autor "constituem um único livro extenso e nunca terminado, o relato de uma saudosa viagem no passado romântico, interrompido por divagações e incidentes, sem outro fio senão o das associações involuntárias, numa linguagem exuberante e musical".

Traduzido diretamente do húngaro, este livro escrito em 1918, em meio à destruição da Primeira Guerra Mundial, constitui um dos momentos altos dessa narrativa única e contínua.





O companheiro de viagem

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O companheiro de viagem (8)

ver mais
Narrativa de mestre


Talvez o que pouca gente saiba é que os hungaros são excelentes fabuladores natos. Sobretudo os antigos, como sabiam contar uma história! O conto húngaro tem aquele sabor de Era uma vez..., aquela atmosfera de história narrada ao redor da fogueira, que o torna irresistível. Existe uma fabulosa "Antologia do Conto Húngaro" (Editora Arte Nova, 1975) publicada no Brasil (que eu saiba a única) que merece ser desfrutada por todos os amantes do conto. Em relação a esse pequena novela não é d...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR