Os Grandes Sistemas de Política Criminal

Os Grandes Sistemas de Política Criminal Mireille Delmas-Marty




PDF -


A expressão "política criminal" foi durante muito tempo sinônimo de teoria e prática do sistema penal designando "o conjunto dos procedimentos repressivos pelos quais o Estado reage contra o crime". No entanto constata-se hoje que a política criminal destacou- se tanto do direito penal quanto da criminologia e da sociologia criminal e adquiriu uma significação autônoma. Atualmente poder-se-ia dizer que a política criminal compreende conjunto dos procedimentos pelos quais o corpo social organiza as respostas ao fenômeno criminal aparecendo portanto como "teoria e prática das diferentes formas de controle social". É claro que o direito penal continua muito presente como o núcleo rígido ou o ponto de maior tensão igualmente de maior visibilidade. Mas as práticas penais não estão sozinhas no campo da política criminal onde se encontram como que englobadas por outras práticas de controle social: não-penais não-repressivas e por vezes até mesmo não-estatais. Nessa perspectiva o estudo dos "grandes sistemas de política criminal" não se limita à comparação dos sistemas de direito penal mas engloba as demais formas de controle social e seu lugar em relação ao direito penal. Um lugar cujas variações são aliás por si só significativas e objeto de um estudo que deverá integrar os principais movimentos da política criminal.





Os Grandes Sistemas de Política Criminal

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR