Três poemas sobre o êxtase

Três poemas sobre o êxtase Leo Spitzer




PDF - Três poemas sobre o Êxtase


Judeu vienense, sábio poliglota, polemista dos mais temidos, professor em dois continentes, Leo Sptizer [1887-1960] foi um dos grandes vultos da crítica e da história literária no século XX. Formado na melhor tradição filológica e estilística das universidades germânicas, era capaz de dedicar o mesmo empenho e argúcia a um texto medieval ou a um slogan contemporâneo, a Gil Vicente ou a Marcel Proust: nada, na língua e na linguagem, deixava-o indiferente, tudo parecia suscitar nele a mesma curiosidade, o mesmo gosto pela porfia explicativa. Em Três poemas sobre o êxtase, a propósito de poemas de John Donne, San Juan de la Cruz e Richard Wagner, o crítico austríaco desafia o fenômeno poético no que ele parece ter de mais avesso à linguagem cotidiana e à investigação racional: a expressão de estados de alma tão fugidios e intensos, tão esquivos como centrais. Em suas mãos, o exame das minúcias e dos meandros de cada poema perde toda aridez, e o microscópico transfigura-se em microcósmico.





Três poemas sobre o êxtase

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR