Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




PDF - Triste fim de Policarpo Quaresma


Triste fim de Policarpo Quaresma é um romance que foi publicado originalmente em folhetim, no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro em 1911. Editado em livro em 1915 pelo próprio autor, tornou-se uma das obras mais reconhecidas do pré-modernismo brasileiro.

Policarpo é um ufanista que desperta curiosidade e escárnio em virtude de sua exaltação utópica das qualidades nacionais. O auge de seu patriotismo se dá quando ele redige um ofício em tupi-guarani no departamento público em que trabalha, o que o leva ao hospício, onde permanece durante seis meses.

As aventuras quixotescas de Policarpo, entretanto, continuam após sua saída da casa de saúde e o levam a confrontar-se com a dura realidade.

Ao mesmo tempo em que evidencia o sonho de uma pátria melhor e mais justa, Triste fim de Policarpo Quaresma compõe uma sátira ácida sobre um Brasil marcado pelo oficialismo e pelo desmando dos poderosos.





Triste Fim de Policarpo Quaresma

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Triste Fim de Policarpo Quaresma (7)

ver mais
Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto) | Tatiana Feltrin

Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto) |

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA ? Lima Barreto (Atmosfera Literária)

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA ? Lima Barreto (A

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto - resenha, interpretação e edição da Antofágica

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA - LIMA BARRETO (#90)

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA - LIMA BARRETO (#


Resenhas para Triste Fim de Policarpo Quaresma (1.326)

ver mais
O Dom Quixote Brasileiro


O coitado do Policarpo Quaresma é um dos meus personagens preferidos. Um sujeito que lia demais, e era ridicularizado por todos, que não achavam certo alguém ter em casa tantos livros. Ele resolve pesquisar os verdadeiros costumes nacionais e é tachado de maluco. Por causa dessas pesquisas acontecem as mais engraçadas e tristes cenas, nunca vou me esquecer de quando ele recepciona as visitas e começa a chorar desesperado, num ritual indígena... é uma das coisas mais engraçadas que já l...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR