Uma Nova Idade Média

Uma Nova Idade Média Nikolai Berdiaev




PDF - Uma Nova Idade Média


“O humanismo não fortaleceu, debilitou o homem — tal é o término paradoxal da história moderna. Através de sua auto-afirmação, o homem perdeu-se ao invés de se encontrar.”

Nos quatro ensaios que compõem o livro, Berdiaev busca encontrar a ligação entre o fim do Renascimento e a debacle geral da humanidade nos séculos posteriores; identifica esse processo com o surgimento duma nova “Idade Média”, caracterizada por uma volta ao sobrenatural, às aspirações coletivas, uma volta à religiosidade, mas à religiosidade do Anti-Cristo. Vê ainda o socialismo como coroamento da história moderna e como conseqüência direta do liberalismo do século XIX e assevera: “à Rússia será dado um papel todo especial; ela dará nascimento ao Anticristo”.

No último ensaio, ainda, o autor analisa três formas de governo — o socialismo, a democracia e a teocracia — encontrando em cada uma dessas formas o germe do forma de governo precedente, isto sendo como que uma linha mestra que vai das teocracias nacionais até o advento da revolução russa de 1917.

Há ainda no livro um apêndice, “O espírito burguês”, ensaio escrito posteriormente que pretende delimitar o que é o espírito burguês, que o autor define como “um estado espiritual, uma orientação da alma para uma certa direção, um gênero peculiar de auto-conciência”.





Uma Nova Idade Média

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Uma Nova Idade Média (1)

ver mais
A luta do bem contra o mal.


Neste ensaio podemos contestar o papel do homem versus o eterno e verdadeiro. O autor passeia pelo renascimento até seus desdobramentos e coloca o homem em seu devido lugar, onde perde sua essência como criatura e se distancia da verdade divina....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR