Valor e Verdade

Valor e Verdade André Comte-Sponville




PDF - Valor e Verdade


Como pensar a relação entre o valor e a verdade? Se o valor é verdadeiro, como escapar da religião? Se não é, como escapar do niilismo? Se a verdade comanda, como escapar do dogmatismo? Se obedece, como escapar da sofística?

Trata-se, aqui, de encontrar ouro caminho, seguindo os passos de Diógenes e de Maquiavel, mas também de Montaigne, Pascal e Espinosa. O cínico, no sentido filosófico, é aquele que distingue as ordens: ele não tem ilusões nem sobre a verdade (que não tem valor intrínseco) nem sobre o valor (que não tem verdade objetiva); mas nem por isso renuncia a uma coisa nem à outra. A verdade só vale para quem a ama; o valor só é verdadeiro para quem a ele se submete. É aí que se cruzam o conhecimento e o desejo. É aí que o amor às vezes encontra a verdade que o contém. Daí uma moral, e muito mais. Os cínicos, dizia Montaigne, dão "extremo preço à virtude". O cinismo é uma filosofia sem fé nem lei, mas não sem fidelidade nem coragem.





Valor e Verdade

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Valor e Verdade (1)

ver mais


a sabedoria não é uma ciência, e não há ciência da sabedoria. ela é um exercício, uma ação, uma vontade, e isso basta. ela não ensina, ela se mostra - ou só se ensina mostrando-se. onde não há mais lei, permanecem os exemplos, onde não há mais ciência, permanecem os sábios. para que necessita de lei aquele que ama? para que necessita agir por dever, se pode agir por amor? para que necessita de uma moral, se o amor é para ele uma ética suficiente? ama e faz o que quiseres, o amor libe...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR