Menina Feita de Estrelas

Menina Feita de Estrelas Ashley Herring Blake

Resenhas - Menina Feita de Estrelas

lau¡! 16/06/2021

"A gente está sozinha pra lutar contra o mundo inteiro..."
?? o livro tem gatilho estupro e assédio ??

Mar é uma garota no terceiro ano do ensino médio, é bi e acabou de terminar com a sua namorada/melhor amiga Charlie. Ela participa do grupo Empodera em sua escola, que luta pelos direitos das mulheres e pela causa LGBTQIA+. Um dia seu irmão gêmeo Owen é acusado de estupro, por sua namorada Hanna, que também é amiga da Mar. Agora ela precisa seguir seus valores ou ficar do lado de seu irmão!

Esse livro deveria ser lido por todos, nunca aprendi tanto sobre, mas de uma forma "leve". Li em três dias e só ganhei aprendizado, foi uma indicação de uma amiga e eu amei muito mesmo.
clara 16/06/2021minha estante
agora eu quero ler aaaa

lau¡! 16/06/2021minha estante
que bom amg!!! essa foi a intenção mesmo

Marianna 16/08/2021minha estante
Esse livros é perfeito, incrível e sensacional. Faz repensarmos sobre muita coisa e ter uma nova perspectiva sobre a situação vivenciadas, confesso que chorei em boa parte do livro.

belle16 22/09/2021minha estante
em qual página está a frase de cima?

Mateus.Caixeta 27/12/2021

"Até meninas que são feitas de estrelas são prisioneiras"
Tentando há 5 minutos começar essa resenha, mas falhando miseravelmente. Desde antes de ler, já sabia que iria gostar, ainda assim, me sinto surpreendido. O livro não é a 8 maravilha do mundo, porém consegue cumprir a que veio. A forma como a autora constrói o livro, colocando a protagonista no meio do conflito, sendo irmã do abusador, e ainda amiga da vítima. Foi de longe, a melhor coisa do livro pra mim. O começo é um tanto irritante, depois que passa dos 25%, nesse momento o livro ficou muito bom. É uma história bem escrita, o livro flui de forma rápida, o que ajudou bastante. Também amei o final, não é aquilo que eu queria, mas foi necessário pra mostrar a realidade, que infelizmente isso acontece várias e várias vezes.

Mara: Uma personagem lotada de problemas, dores e precisa de uma terapia. Aliás, todos os personagens desse livro precisam. A parte que ela conta o que aconteceu no 9°ano..deu muito gatilho, a autora pegou nessa parte. Enfim, gostei da personagem, mesmo ela tendo esse turbilhão de sentimentos.

Owen: Cada página que passava, mais esse personagem chegava no fundo do poço. Chernobly ambulante.

Hanna: Quero proteger do mundo, ela é preciosa demais. Uma Sobrevivente.

Charlie: Me indetifiquei com ela, também foi uma personagem legal. O relacionamento dela e da Mara... foi bem 8 ou 80, não gostei muito dessa parte. Mas, no final elas estão incríveis

"Vale a pena": É um livro adolescente, mas que fala de um tema necessário. Tem muita representatividade, e também alguns gatilhos. Indico pra quem quer uma leitura rápida e reflexiva. Foi um livro que me fez madrugar, isso não acontecia há muito tempo.
lio 27/12/2021minha estante
eu tô em dúvida se coloco ele como meta para ano que vem, porque tenho certo receio dele ser muito pesado

Mateus.Caixeta 27/12/2021minha estante
Ele não é muito pesado, tem ali umas cenas de gatilho. Pelo menos pra mim, acho que vale a pena

Pedrocramos 21/08/2022minha estante
hum

booksbyag 12/09/2022minha estante
qual a classificação indicativa?

isis 14/01/2022

passei muita raiva com esse livro
a narrativa consegue ser bem fluída e "humanizada", apesar de ter um gatilho bem grande não acontece a romantização do ato. gostei bastante da personagem principal e do desenvolvimento dela (acho que dava pra fazer mais)
isis 14/01/2022minha estante
nao sirvo p fazer resenha eh fods

penelope 30/04/2022

Ler e refletir sobre
Deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas de ensino médio, se trata de assuntos muito importantes e é bem abordado, um livro extremamente realista. Senti a raiva da autora enquanto lia, senti a vontade dela de querer abrir os olhos de todos. O livro deixa bem claro a importância da denuncia, o quão importante é falar sobre o assunto. Faz você pensar no quê faria na situação da protagonista, você abriria mão das suas crenças? Ou ia se impor? mesmo que isso fizesse sua família desabar...
Livro muito importante, apenas leia.
yass 30/04/2022minha estante
me deixou curiosa

Lyja 18/01/2022

ACHAVA QUE NÃO IA CHORAR, CHOREI??
Eu tenho um pé atrás quando se trata de militância porque na maioria das vezes me faz sentir que é pura lorota pra engajamento
Mas esse livro nos faz lembrar do quanto é importante falar sobre a luta das mulheres contra esse sistema que nos faz sentir culpadas enquanto somos vítimas
Essa obra não é só uma crítica direta ao machismo mas fala sobre o feminismo hipocrita que tanta pessoa levanta bandeira por aí
Me emocionei bastante porque achei o livro bem pessoal, como se a protagonista fosse uma amiga minha contando uma parte da vida dela pra mim
Compartilhando a sua dor comigo
O enredo te faz chorar, te faz questionar sua moral ainda fala sobre relacionamentos de maneira realista
As pessoas PRECISAM dessa leitura

Obs: procurar os gatilhos antes de ler
Obs2: queria fazer uma crítica mais detalhada mas vai ser essa mesmo boa noite
penelope 18/01/2022minha estante
eita só aumentou a vontade d ler

Eduarda.Bianco 02/04/2022

A Menina Feita de Estrelas
Uma leitura que aborda temas pesados, como abuso sexual, mas necessários de se falar. Ao mesmo tempo que terminei o livro destruída por tudo o que se passou nele, achei que foi uma ótima leitura. A narrativa superou minhas expectativas e me fez refletir sobre diversas questões. Praticamente devorei a história e acredito que fiquei não feliz, mas conformada com o final.
Ana 16/07/2023minha estante
Amo-te

Rohchang 01/11/2021minha estante
nossa sim!! Dei três estrelas pra esse livro pq não gostei muito da protagonista achei ela meio exagerada sla? Concordo muito com a tua resenha!

junirou 12/02/2023

Escrever sobre assuntos sérios de forma leve.
? Gatilhos sérios em respeito de bifobia, abuso sexual e estrupo.

"Pela Hannah.
Pela Charlie.
Por todas as meninas cujo nome jamais saberei.
Por mim.
Uma menina de carne e osso."

? Mara e Owen são irmãos gêmeos, muito amigos, confiam muito um no outro, sempre foram muito próximos, e se amam, fariam de tudo um pelo outro.
Owen é namorado de umas das melhores amigas de Mara, a Hannah. Depois de uma festa, no dia seguinte a escola chama os país de Owen, por uma denuncia de estrupo.
E agora Mara se ve perdida e sem saber se confia na verdade do irmão, ou de sua melhor amiga. E não só isso, o passado, e a relação com sua ex-namorada vão atormentar ela. (resumo pessimo, mas é isso)

? Um livro que vai te deixar emocionado, e vai te colocar em muitos pontos de vistas diferentes, e entrar em realidades difíceis de engolir, mas que são necessárias e importantes de serem faladas, e de se lidar. Eu amei a escrita do livro, me prendeu desde o início.

?? Eu achei durante a leitura que faltou algo sabe, um tempero pra ser 100%? Ele tem um profundidade muito boa em muitas partes, mas a autora esqueceu de especificar, e dar profundidade pra personagens e outros contextos. Enfim. Recomendo demais, é muito bom, mesmo. E lindo!
Hisabela 15/02/2023minha estante
Deve ser bem paia

bibibs 01/02/2023minha estante
AMEIII A RESENHA AMG

Alinnão 23/04/2021

Esse livro me destruiu
Mds não estou em condições de fazer uma resenha pq estou DEVASTADA depois da leitura
Mas mds que livro maravilhoso
Tratou de assuntos tão sérios com uma leveza tão genuína
A escrita da autora tornou tudo tão mais nítido e verídico
Oq foi bom e ruim em algumas partes
Eu me senti mto representada pela Mara,mto mesmo ela é uma personagem que é impossível vc não sentir empatia por toda a história dela
Temos a Hannah tbm que vc não consegue não entender o lado das duas
Só lembrando novamente da narração que foi maravilhosa
Meu livro preferido do ano até agora
Plataforma 21 pfvr traga mais livros da Ashley eu necessito
Alinnão 23/04/2021minha estante
E a nota da autora mds... sem palavras sério QUE LIVRO

alvestache 03/06/2024

Eu não sabia sobre o que se tratava o livro, comprei apenas pela capa e título, mas sabia que trazia personagens LGBTQIAP+. Entrando na história sem uma base do plot faz com que seja mais difícil se conectar aos fatos de primeira. Para mim, a escrita da autora não me prendeu e foi difícil concentrar na leitura, sendo vários os momentos em que minha mente viajou para fora das páginas.
Achei o livro um tanto raso. A autora traz tantos temas importantes para as páginas, mas não se aprofunda de verdade em nenhum. E a contradição dos personagens também foi algo que me incomodou um pouco, pois a maioria deles apresentou um comportamento desconexo com a personalidade mostrada no início que nada teve a ver com evolução deles.
Apesar da escrita não ter me agradado muito, a leitura é rápida justamente pela história não ter um aprofundamento nos personagens e plot. No mais, meu exemplar apresentava bastante erros de gramática e escrita, com palavras faltando (em especial artigos e preposições) que incomodavam e quebravam a leitura.

Vivi 15/02/2020

Trata de assuntos importantes de maneira mais leve, gostei

Natalia Noce 21/04/2020

Sabe aquele livro que a gente tem vontade de guardar num potinho? Menina Feita de Estrelas com certeza é um deles. Publicado pela Editora Plataforma 21 logo no inicio desse ano de 2020 é de autoria de Ashley Herring Blake. Curiosidade sobre a autora ela costumava escrever músicas, mas agora escreve livros e poesia.

Em Menina Feita de Estrelas nossa personagem principal é Mara. Ela e seu irmão gêmeo Owen são extremamente unidos, são gêmeos nascidos sob o signo de gêmeos e costumavam escutar histórias de sua mãe sobre o menino e a menina feitos de estrela que viviam muitas aventuras no vasto céu cor de piche. Com os anos deixaram de se aconchegar na mãe, mas nunca perderam o hábito de criar essas histórias para rirem e implicar um com o outro se encontrando sentados no telhado do lado de fora das janelas de seus quartos.

Logo no início de Menina Feita de Estrelas esse relacionamento é abalado devido à acusação de estupro feita pela namorada do irmão e uma das melhores amigas de Mara. Com raiva e completamente perdida não sabe o que pensar sobre tudo e do lado de quem deveria se posicionar. Criadora de um grupo intitulado Empodera, um coletivo feminista, ela fica ainda mais dividida entre suas convicções e o amor por seu irmão. - "As melhores mentiras são disfarçadas no meio de verdades incontáveis..."

O que mais me encantou em Menina Feita de Estrelas foi como assuntos relacionados ao mundo LGBTQI+, irmandade feminina, abuso, amizade e amor tiveram um tratamento responsável e delicado, sem qualquer romantização desnecessária.

O fato de Mara como personagem principal ser bissexual e a forma como sua opção é tratada no livro foi maravilhosa. Mostrou-se as dificuldades de aceitação dela mesma e das outras pessoas, os preconceitos e as dificuldades de relacionamento. Outro personagem que mostra muito as dificuldades da comunidade LGBTQI+ é Charlie, amiga e ex-namorada de Mara, que se identifica tanto com o sexo feminino quanto com o sexo masculino e como isso de certa forma é uma luta dentro dela. A parte relacionada ao abuso sexual foi com certeza uma coisa que me ganhou, principalmente pelo fato como é mostrado, como as circunstancias podem influenciar em quem acreditar e como normalmente nunca acreditamos nas mulheres que o sofrem.

Menina Feita de Estrelas é um livro voltado para o público jovem que deveria ser lido por todos independente da idade. É um livro para ser devorado e para nos fazer, acima de tudo, refletir.