A bela ou a fera

A bela ou a fera Anna Flora

Resenhas - A bela ou a fera

scorpiorxvxl 04/02/2024

A bela ou a fera
Livro razoável, mas talvez ótimo para uma leitura didática nas escolas. li quando tava sem nada na estante /: mas é legal

Moony_ 26/10/2022

HORRÍVEL
Muito ruim se pudesse dar nota 0 eu daria, eu não sei se era pra ser um romance ruim ou uma história de "bullying" eu só sei que a leitura é muito arrastada, os personagens não evoluem e muito menos a história, abandonei no final

mariiii 05/11/2021

A Bela ou a Fera
Livro que fala sobre uma menina que se recusa a aceitar o papel feminino que lhe cabe por convenção.
Com isso, desmonta os padrões de comportamento que o senso comum espera .

Marialeticia_costa 30/04/2021

Bela ou a Fera
Ser como os meninos, sempre tão fortes, tão bonitos, tão mistériosos?
Como a Maria Camila, arrumadinha e cheia de dengos... com uma fila enorme de meninos atrás dela?
Como a Flaviona, despachada e forte, com livre acesso ao grupo dos meninos e das meninas?
Como ser um pouco de cada um, sem deixar de ser ela própria?

vsc bibliotecária 27/09/2017

Mais bela do que fera
Ana e suas dúvidas... Ana tendo que conviver num mundo de disparidade entre o sexo feminino x masculino. Pq menina não pode jogar bola? Pq sempre tem que estar ajeitadinha, não pode sujar o vestido, tem que estar sempre comportadinha?
Um excelente livro para abordar a discussão entre gêneros.

Déborah - @lisossomos.lisos 13/01/2017

Pra ler no busão: A Bela ou a Fera
Quem não ama adaptações não é mesmo?
Claro que quando vimos um título que lembra a Bela e a Fera pensamos logo no clássico da Disney, porém essa história nada tem a ver com a que conhecemos.

Ana é uma menina de 10 anos que está descobrindo muitas mudanças em si mesmo. Horas prefere ficar sozinha e outras rodeada de pessoas. Em alguns momentos se sente princesa e quer ser o centro das atenções, mas em outras quer brincar com os meninos como se fosse um deles.

Nessa história super rápida vemos as mudanças pelas quais Ana passa contando ainda com se apaixonar pelo professor e pelo melhor amigo de escola.

Gostei muito da escrita da Anna Flora, pois ela tem uma escrita fluída e mostra a realidade dessa nossa juventude precoce. Talvez choque algumas pessoas por causa da parte da brincadeira de médico, mas acho que ela fez bem, pois sexualidade é algo que faz parte dos nossos pré-adolescentes.

Acredito que é uma leitura muito válida para tentarmos entender essas nossas crianças quase jovens.

A capa é bem simples e a diagramação muito boa.
E não encontrei erros de revisão.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/

Ana 06/09/2015

Encantador
História juvenil gostosa de se ler, um ótimo livro para entreter crianças e até o mais velhos, te faz lembrar de coisas que passou na infância, boas ou constrangedoras.

Ana 19/07/2014

SOBERBO LIVRINHO
Este é mais um dos livros que me cativaram.
Lido por mim pela primeira vez aos 13 anos, nunca mais o esqueci. Comprei ano passado, e até hoje, aos 25 anos, guardo com carinho e amor como se minha infância fosse imorredoura.
A história é sobre uma menina esperta e inteligente, Ana, que também é narradora do livro, e que passa muito tempo brincando e tentando entender o mundo dos adultos, comparando-o com o mundo das crianças.
Ana faz a si mesma muitas perguntas, pois é muito questionadora:
Se mulher usa calça, por qual motivo homem não usa saia?
Será que Ana deve ser machona, como Flaviona, a menina forte que parecia um menino, deveria ser princesinha e delicada, como Maria Camila, a menina que todos queriam namorar, ou... será que ela deveria ser como ela mesma?
Livrinho soberbo, e se eu tiver filhos, lerei para eles quando forem dormir.

Thamires 04/06/2012

Por que os livros são eternos
Dizem que só os clássicos, os livros que atravessam gerações, são eternos. Discordo. Acredito que todos os livros são eternos - eles deixam sua marca no mundo e isso não desaparece ainda que eles desapareçam da memória das pessoas.
Quando as coisas vão se esvaindo do frágil quadro memorial da humanidade, diz-se que elas deixam de existir. Não concordo com isso, porque creio que todas as coisas que soam e fazem tremer ainda que um único coração solitário estarão sempre em algum lugar desse misterioso universo. Elas existem no tempo e sempre estarão lá, por mais que nos esforcemos em não notar.
Por isso afirmo que os livros, todos eles, são eternos. Quando li A Bela ou a Fera, era uma criança. E ele me levou a um universo mágico de teatro e conflitos infantis que ocuparam minhas intermináveis e modorrentas tardes de férias [época do ano em que eu sempre me sentia só e entediada]. É claro que, se me perguntarem hoje qual a impressão geral que tenho do livro, direi que ele é, como quase toda a literatura infantil, cândido e suave, mas um tanto ingênuo. Isso, é claro, não lhe tira o brilho. É a ingenuidade e pureza das crianças que as torna tão inteligentes frente às "pessoas grandes". Porque estas não percebem nada do que é importante.
De todo modo, esse foi o livro que, juntamente com muitos outros paradidáticos antigos de minhas irmãs mais velhas, introduziu-me no maravilhoso e surpreendente mundo da leitura. Eu o li e reli uma dezena de vezes - era praxe, em quase todas férias eu lia. Algumas pessoas mais críticas acreditam que as crianças devem desde cedo adaptarem-se ao clássicos, aos livros mais notáveis, e só a eles. Mas não vejo a razão de ser disso. Tenho enorme orgulho de ter lido esse livro na infância e tantos mais, dos quais não lembro mais os nomes. Apesar de ter conhecido uma enormidade de outras espécies literárias que muito me agradaram, esse pequeno livrinho terá sempre em meu coração um lugar especial, um cantinho que é só dele. E agradeço sempre por meus pais não terem grana e nem tempo pra viajarem nas férias, o que abriu enorme espaço para outras viagens certamente mais encantadoras.
Em suma, esse livro é um belo começo para os pequeninos que pretendem embarcar nessa aeronave mágica chamada Leitura. Dedico essa resenha, portanto, a todos os pequenos e grandes leitores, que um dia já foram pequenos.