Visagens e Assombrações de Belém

Visagens e Assombrações de Belém Walcyr Monteiro
4.03604 111

Resenhas - Visagens e Assombrações de Belém

Isidro 08/02/2010

Descobri esse interessante livro durante minha viagem a Belém do Pará, no início de 2010. Com ele aprendi bastante sobre o folclore, a religiosidade e as lendas amazônicas. Visitar os lugares que serviram de cenário para os contos, como a Praça Frei Caetano Brandão, conhecida simplesmente como Largo da Sé, onde fica a belíssima Catedral, causa uma sensação indescritível. O livro é um ótimo complemento aos indispensáveis guias de viagem. Enfim, indico-o para qualquer interessado no imaginário amazônico e para o viajante que venha a Belém, pois é uma leitura excelente para se aclimatar de vez.

Ariadne Twigg 18/12/2013

Nesse livro você conhece a capital da cidade das mangueiras, Belém do Pará e suas lendas urbanas!
Com lendas urbanas incríveis você conhece a famosa cidade das mangueiras, Belém do Pará!
Este foi o meu primeiro livro! O livro da minha infância!

Bem, o livro é repleto de Lendas Urbanas da capital paraense. As lendas são passadas de geração para geração, antes mesmo de ler o livro eu já conhecia algumas, no entanto o autor Walcyr Monteiro fez uma intensa pesquisa e coleta de dados antes de publicá-las.
Os contos são sobre almas penadas,seres sobrenaturais, misticismo, superstições, cultos das almas e alguns tipos de ocultismos, porém apesar de parecer muito assombroso o livro relata tudo de forma leve como deve ser uma lenda urbana.

E ao final do livro, há diversas fotos de todos os lugares onde os contos se passam, entre os meus contos preferidos estão: A procissão das Almas, A moça do Taxi, O Fantasma erótico de Soledade (um cemitério da capital), Noivado Sobrenatural, ... Entre outras.

Espero que se divirtam com essa leitura!!
Abraços,
=D
Vera Lima 04/01/2014minha estante
Esse livro é muito bom! Tb já o li!

Camila Caca 05/01/2014minha estante
Eu amo esse livro! É o livro da minha infância!!!

Frida 17/10/2012

Imaginário Popular.
Histórias que foram ficando conhecido de "boca em boca" através do imaginário popular, que fazem parte da cultura paraense e que trás o seu folclore, superstições, lendas populares, um livro simples e rechiado do imaginário popular que vêm desde nossos avôs.

Thyago 26/07/2015

As crenças, imaginário, lendas, Visagens e assombrações de Belém em um livro.
Visagens e Assombrações de Belém, é um livro que narra e relata as crenças, o imaginário, lendas urbanas e visagens e assombrações que envolvem a capital paraense, Belém.

O livro que li esta na 5º edição e o mesmo é a continuação de um trabalho árduo de pesquisa de 1972 que visava o resgate e preservação desse imaginário cultural que se mantém principalmente de forma oral no interior do nosso estado e que advém até à capital. Este trabalho foi iniciado em 1972 por walcyr Monteiro, que ao publicar as histórias e lendas no jornal 'A província do Pará' teve grande receptividade do público.

Para o leitor que deseja ler somente o essencial do livro, o mesmo é dividido em duas grandes partes importantes: A primeira é a coletânea dos contos relativos as visagens, lendas, causos e assombrações; A segunda é a descrição do Culto das Almas, que são consideradas milagrosas, nos cemitérios de Belém.

Porém o livro ainda possui outras partes também igualmente ou mais importantes, porém estas partes se atém a uma pesquisa acadêmica profunda onde: 01- Faz uma analise histórica e politica da região belenense, 02. outra parte onde faz uma abordagem de interpretação dos fenômenos, onde analisa além de outras coisas, o sincretismo religioso da região, as religiões presentes em Belém, dados socio-econômicos, além de analisar nossas etnias ancestrais: O Branco (Português), o indio (Nativo), e o Negro (Escravo), tudo isso contribuiu para a formação de todas as crenças e lendas que possuímos atualmente na região. 03. A ultima parte do livro aponta as conclusões do autor sobre sua pesquisa. Partes estas que somente um leitor acadêmico ou algum leitor de grande interesse pela pesquisa por traz desses mitos e crenças regionais possam se interessar.

Mas o autor acertou em cheio ao narrar os contos das visagens e assombrações de Belém em uma linguagem acessível a todos, principalmente à criança leitora. Além das narrativas super interessantes, cada conto traz grandes ilustrações/desenhos que retratam o conto a ser narrado.

Abaixo escrevo a lista dos contos e lendas que são narrados no livro de Walcyr Monteiro.

- A porca do reduto.
- A Matinta Perera do acampamento
- O lobisomem da Pedreira
- O Homúnculo do Largo da Sé
- A Matinta Perera da Pedreira
- A Mãe d'Água do igarapé de são joaquim.
- Morada de Caboclo
- O estranho cliente do Dr. X
- As ilhas encantadas do Marajó.
- O "Pai-de-Santo" do jurunas
- Receitas e operações sobrenaturais
- O fantasma do Hirondelle
- O cruzeiro do Telégrafo
- Aparições no parque
- A ponte do igarapé das almas
- A procissão das almas
- O grito dos lenhadores da Pedreira
- A moça do taxi
- Aposta macabra
- O carro assombrado.

O livro se faz incrível para quem é morador da cidade de Belém, pois o narrador durante os relatos faz muitas referencias quase exatas de bairros, ruas, lugares, praças, cemitérios, enfim... locais onde ocorreram tais relatos de visagens e assombrações. Então é muito interessante, pra não falar fascinante, passar de ônibus ali por perto pelo local do evento ocorrido, ou andar pela rua da Doca, ou passar perto do cemitério da Soledade, ou ir ao bairro da pedreira, etc. e lembrar que supostamente ali aconteceu aquela história sinistra há dezenas ou centenas de anos atras.. (sei que são lendas urbanas, mas muito disso está arraigado em nossas crenças e imaginário e o livro aborda isso nas considerações e pesquisas finais do autor) Então andar por Belém fica tendo outro sentido.

Sem dúvida "Visagens e assombrações de Belém" é um livro importantíssimo pois vem resgatar e deixar registrado tantas histórias e relatos que de outra forma se perderiam, pois hoje em dia perdeu-se muito da tradição oral, onde a mãe contava as histórias pro filho, o avô para o neto, o vizinho para o outro vizinho, ou seja, sem a transmissão desses conhecimentos e histórias do nosso imaginário popular e regional, esses relatos morreriam com as próprias pessoas. Com este livro/pesquisa, elas podem ser acessadas pelas futuras gerações.

Recomendo este livro para todo Belemense, ou que more na região ou qualquer um que queira conhecer essa face quase que mágica e sombria da capital Paraense. Recomendo também principalmente para estudantes e para crianças pois o livro é muito fácil de ser lido, e flui muito rapidamente e também para todo aquele que gosta de mitos e lendas, lendas urbanas e folclore regional.

Sobre o autor do livro: WALCYR MONTEIRO

É jornalista profissional, tendo trabalhado e colaborado em diversos jornais e revistas. Atuou como professor de ensino médio e superior nas disciplinas Antropologia Cultural, Economia Brasileira e Ciência Política na área da educação. Atualmente preside o Centro Paraense de Estudos do Folclore e é secretário do Instituto Histórico Geográfico do Pará. Também ministra palestras sobre folclore.

logo skoob
"o Skoob oferece um espaço com comentários e críticas que lhe servirá de amparo antes de qualquer leitura."

Outro Lado