Dr. Alex na Amazônia

Dr. Alex na Amazônia Rita Lee

Resenhas - Dr. Alex na Amazônia

Carlos531 18/05/2024

Esse livro retrata sobre a flora do estado de Amazonas, os animais e tudo o que tem de bonito no estado

Marie.Saiki 06/10/2023

Deveria ser essencial nas escolas.
O livro traz diversas referências ao cenário político das últimas décadas, trazendo conscientização sobre o cenário preocupante da natureza no Brasil. Tem a ambição e o poder de abrir os olhos das gerações futuras em relação a essa infeliz e recorrente tentativa de exterminação da riqueza da fauna e flora brasileira, que continuam sendo exploradas e destruídas; assim como aos povos indígenas originários que continuam sendo negligenciados.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/01/2022

Rita Lee traz de volta Dr. Alex na Amazônia, sucesso nos anos 80 e 90 Rita Lee conta neste volume como o ratinho Alex combate os malvados que querem acabar com a Amazônia, os bichos e os índios, por meio de queimadas e derrubando as árvores da floresta. Em Dr. Alex na Amazônia, o ratinho fica amigo de uma tribo indígena que estava muito preocupada com todas as maldades que vinham fazendo na mata. A autora - que desde sempre lutou pela causa animal e ambiental - lançou a série entre 1986 e 1992. Este volume conta com texto revisitado pela autora, novo projeto gráfico e ilustrações de Quihoma Isaac. Outros três volumes completam a coleção: Dr. Alex, Dr. Alex e os Reis de Angra e Dr. Alex e o Phantom.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525068101

Min 20/07/2021

Amei
Dr. Alex continua lutando contra os Sinistros, e dessa vez o cientista que virou ratinho, vai ajudar uma tribo na Amazônia.

Achei a linguagem desse livro mais simples que do primeiro, minha filha de 6 anos super entendeu a necessidade de cuidarmos das nossas florestas, e a importância dos povos indígenas.

Mais um livro que de forma simples e lúdica, aborda um tema tão necessário.

Hugo107 24/11/2020

Excelente!
Livro infantil, com uma proposta espetacular! A história gira em torno da degradação ambiental na floresta amazônica!

><'',º> 11/02/2020

Sucesso nos anos 80 e 90, a série infantil Dr. Alex está de volta às livrarias. Com nova edição pela Globinho, selo infantil da Globo Livros, Rita Lee conta neste segundo volume como o ratinho Alex combate os malvados que querem acabar com a Amazônia, os bichos e os índios, por meio de queimadas e derrubando as árvores da floresta. Em Dr. Alex na Amazônia, o ratinho fica amigo de uma tribo indígena que estava muito preocupada com todas as maldades que vinham fazendo na mata. A autora – que desde sempre lutou pela causa animal e ambiental – lançou a série Alex entre 1986 e 1992.

globolivros.globo.com

Dani @oslivrosdadani 02/02/2020

Amei
Depois de transforma-se em um ratinho para proteger a fauna brasileira, o famoso cientista alemão Dr. Alex se utilizará de toda a sua destreza e inteligência para intervir quando o desmatamento da floresta amazônica.
Convocado por uma apache indígena, Alex dessa vez terá que lutar contra a Multinacional McMoney, que explora secretamente as riquezas do Brasil.
E nos mostrará toda a força de quem priorizam fazer o bem.

Este é o segundo livro da saga do Dr. Alex, que mais uma vez trava uma batalha contra os Sinistros, vilões que querem a todo custo seguir adiante com sua missão perversa de escravizar bichos e destruir a natureza.
Uma lição pacifista de qual será o resultado futuro do nosso país, se não conscientizarmos e mobilizarmos as crianças e os adultos com relação as atrocidades que a natureza vem sofrendo dia após dia.

Assim que recebi os exemplares da saga, fui pesquisar sobre o motivou de Rita Lee escrever livros infanto-juvenis onde animais são humanizados e tornam-se personagens principais em suas histórias.  E a informação que obtive é que quando criança Rita viu alguns ratinhos cobaias em um Instituto Biológico, e quando obteve a informação que estavam ali para morrer, grande foi o seu desespero. Uma recordação forte que de certa forma foi responsável por transformá-la nessa pessoa defensora.
Ou seja, podemos observar que quando uma criança tem a percepção que os humanos estão destruindo o seu habitat e maltratando os animais, sua pureza identificará que toda a forma de vida merece respeito, e uma nova consciência irá se formar a partir de então. As crianças nascem com uma sensibilidade consciente, falar sobre o respeito a todas as formas de vida é uma realidade natural. Quem tem a cabeça fora da nova ordem são os adultos.

Indico essa leitura para reforçar a forma pura e consciente das crianças, e para os adultos que ainda não compreenderam qual será o final dessa guerra.
A nossa floresta amazônica tem que deixar de pertencer a parte degradante dos noticiários. E abrilhantar no melhor espaço que lhe é de direito. Porque atualmente ela só sabe gritar socorro.

Beijos
Dani