Uma História Comestível da Humanidade

Uma História Comestível da Humanidade Tom Standage

Resenhas - Uma História comestível da humanidade

vanessamf 27/11/2021

Curioso, mas tendencioso
Este livro é bastante curioso, misturando história da alimentação com geopolítica. Porém, a obra não é perfeita. Percebe-se que o autor dá uma passada de pano para o colonialismo e a escravidão e, quando fala dos tempo atuais, finge que as mudanças climáticas não são tão importantes.

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2021/11/25/tecnico-uma-historia-comestivel-da-humanidade/

Luiza Christine 24/02/2021

? Uma história comestível da humanidade - Tom Standage ?
Será que é possível contar a história da humanidade por meio dos alimentos? ??

É sabido que a comida teve um papel importantíssimo nos rumos da história, desde a sedentarização, estratificação social, controle da comida, organização das cidades,... Enfim, a civilização foi determinada por nossa alimentação. ?

Neste livro, o autor conta os papéis dos alimentos - batata, açúcar, trigo,... -ao longo de nossa história e de como eles impulsionaram grandes conquistas e também grandes desastres, como guerras e fomes coletivas. ??

"O controle da comida era igual a poder, porque ela, ao alimentar seres humanos e animais, mantinha literalmente tudo em movimento" ?

Convido-te a realizar a leitura deste livro e se impressionar com os fatos trazidos por Standage. Já que, como defende George Bernard Shaw, "Não existe amor mais sincero do que aquele pela comida". ??

KeityBarros - UniversosDePapel 25/06/2020

Muito interessante!
O livro aborda a importância da comida ao longo de toda a história da humanidade. Entendemos mais claramente o quanto a busca por alimento moveu desde as primeiras sociedades caçadoras-coletoras até as civilizações atuais.
Seu lugar nas guerras, nas políticas, no desenvolvimento científico, etc.
Uma leitura que com certeza vale a pena!

Luiza.Villapouca 07/07/2019

Emprestei para Fernanda Merolla
Maio 2019

Kekeu 20/08/2018

Fome de conhecimento
Um livro com uma abordagem muito interessante sobre alimentação.
"O melhor tempero da comida é a fome" (Cícero).

fellipy 19/01/2014

Uma ótima leitura
O que mais me animou ao ler esse livro foram as discussões que o autor aborda sobre assuntos muito discutidos hoje na área de alimentos: desde a transgenia de algumas espécies de alimentos até mesmo a forma como a agricultura influenciou de maneira direta o comportamento humano
O livro não fala de como o alimento influenciou todos os períodos históricos. E nesse ponto ele acerta, pois ele mostra de maneira detalhada as razões de alguns alimentos serem tão importantes em certos momentos da nossa história. Desde as Grandes Navegações, passando pela Revolução Industrial e até mostrando como alguns Regimes Comunistas influenciaram a população com o incentivo na produção de alimentos.
Um livro muito interessante para ter ótimos argumentos para conversar sobre a alimentação transgênica e também como o ser humano depende diretamente deste tipo de ação ao longo de toda a sua história, mostrando tanto os benefícios quanto os malefícios deste tipo de ação.

Bruno 12/11/2013

VOCÊ NUNCA MAIS VAI OLHAR SEU PRATO COM OS MESMOS OLHOS!
"Uma história comestível da humanidade" impressiona por ter um norte diferenciado.

Ao invés de tomar por base reis, datas, conquistas, impérios ou regimes político-econômicos a narrativa da história humana é delineada aqui pela COMIDA: analisada sua influência desde nossos ancestrais da idade da pedra até os dias atuais e vindouros.

Os temas tratados são interessantíssimos e "alguns" são dignos de menção ainda que superficialmente:

- o nascimento da agricultura como meio viabilizador das primeiras aglomerações que se tornaram cidades;
- a importância do alimento nas guerras e em seus desfechos;
- a engenharia-genética aplicada nas plantações há milênios;
- o alimento usado como arma;
- a comida como estopim do descobrimento das Américas;
- a maturidade da agricultura que oportunizou a revolução industrial inglesa (berço da atual revolução tecnológica);
- a fome no passado e os desafios para evitá-la no futuro.

O único ponto triste desta obra é sua omissão na análise da influência dos alimentos na atual configuração do nosso Brasil, ponto que a tornaria mais excelente do que já é (mas assevere-se que isto é desculpado pela sua autoria estrangeira).

Em síntese: a curiosidade impera linha após linha e é inevitável não "devorar" este livro.

Muito recomendado!
Renata CCS 12/11/2013minha estante
Que proposta interessante a deste livro, Bruno. Deve ser uma leitura de dar fome! (rs)

Bruno 12/11/2013minha estante
Literalmente, Rê! Risos.

Um beijo!

Jéssica 15/11/2013minha estante
Boa resenha Bruno !

Bruno 17/11/2013minha estante
Olá Jéssica, que bom que curtiu. Leia o livro também, vale a pena. Beijos.

André Goeldner 11/06/2010

ELUCIDATIVO
Aborda a história de humanidade por um ângulo original. Bem documentado, embasado e escrito.
Uma das gratas surpresas que li nesse ano de 2010.

Vale muito a pena.