O menino do pijama listrado

Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Kelly.Martins 23/06/2020

Muito bom!
Um livro que a leitura flui facilmente. É possível ver dois lados da história, o lado de Bruno onde há comida em abundância, aconchego e conforto, enquanto do outro lado da cerca não há nada disso. E mesmo assim é possivel notar que Bruno na sua inocência tenta comparar as histórias contatas por seu amigo Shmuel com as de sua vida, preferindo estar do lado de dentro da cerca pois em sua visão seria melhor já que havia crianças para brincar, até que em um momento isso acaba se tornando em tragédia.

Carolina 09/05/2021

#8 Cativante!
O enredo do 'Menino do Pijama Listrado' acontece durante a segunda guerra mundial e conta a história de um menino de 9 anos que não sabe seu pai é um oficial do exército alemão e nem o que é o holocausto. A leitura é muito bem escrita e detalhada, com uma linguagem simples e emocionante.
Gostei bastante da forma de John Boyne escreve e recomendo a leitura. Há tanta precisão no seu texto que, em alguns momentos, pude visualizar cenas do livro enquanto lia. Pretendo buscar mais obras do autor. Apesar de ser uma história triste, ela consegue cativar o leitor.

effs 24/01/2022

que livro perfeito
Sério tão triste, que dooor.
A escrita é ótima, você lê Rapidão, muito muito bom.
Que história triste juro!

Giovana Cardoso 27/02/2022

Um bom livro
Pra ser sincera esperava mais desse livro. Claro que a história continua sendo muito triste e comovente, mas esperava algo mais no final.

Sam 22/08/2022

O fato que de um dos mais triste acontecimento da humanidade ser contado pela visão de uma criança torna tudo mais intenso. Bruno ver tudo de uma forma inocente, não sabendo do todo, mas o leitor sabe o que acontece e isso torna tudo doloroso e triste

Francisco240 22/03/2022

Um livro de leitura rápida, objetiva levantando traços históricos Alemanha nazista tendo com o protagonista Bruno um garoto de 9 anos eu tinha vida subitamente mudada pelo pelo novo lar, o qual faz com que fique recuso até que ele encontra um novo amigo com qual encontrará um trágico fim.
Já vi o filme e achei muito triste e ao mesmo tempo interessante a história.

Beame 16/04/2023

Assisti o filme bem antes de ler o livro e lembro que me comoveu muito. Mas hoje, lendo o livro, acho que minha visão sobre a obra mudou bastante.

É uma história emocionante, mas temos que lembrar que não se pode ser usada como "um ótimo livro que fala sobre os campos de concentração".

A história se passa toda na visão do Bruno. É tudo voltado pra ele e sua família. Nem mesmo Shmuel é um personagem desenvolvido com história aprofundada.

lets 24/08/2020

eu já tinha visto o filme e confesso que fiquei surpresa pro livro ser tão pequeno. li em menos de 2 dias. a ingenuidade de bruno e schmuel é de morrer. igual eu morri quando eu acabei. nesse momento to chorando ok não falem comigo

manu13s 13/06/2021

O Menino do Pijama Listrado
"O Menino do Pijama Listrado" foi a leitura mais pertubadora que já tive. O livro te deixa em pânico, com vontade entrar dentro dele e proteger o Bruno contra toda a maldade que existe em seu mundo.

Bruno tem apenas 9 anos e precisa se mudar para um lugar horrível, sem ninguém para brincar. Seu pai é comandante, apesar dele nunca saber muito bem o que isso significava. Tudo o que ele sabia é que aquele era um trabalho importante e que o Fúria tinha grandes coisas reservadas para o pai.

Como um bom explorador, Bruno decide descobrir mais sobre aquele lugar, e depois de uma longa caminhada ao lado de uma cerca ? que separava sua nova casa de um horrível lugar ? ele encontra Shmuel, um menino que, como todos daquele lado da cerca, usava um pijama listrado.

Bruno é extremamente inocente e não entende o que está acontecendo. Não entende o porquê de toda aquela maldade. E isso me assustou. Ficava desesperada em alguns momentos.

Mas o que mais me assusta é o fato de que toda essa maldade realmente existiu um dia, e esse livro não foi 100% inventado.

Gosto de ler histórias que retratam a Segunda Guerra Mundial porque penso que, ao aprendermos sobre épocas tão ruins como essa, podemos tentar melhorar ? e nunca mais repetir aquilo novamente. Acredito que podemos destruir essas cercas. Assim nunca mais elas vão nos separar.
mostrando 13/06/2021minha estante
Amg, amei sua resenha!! Mas viu, eu não gostei muito da historia não. Acabei não me prendendo e o final na não foi muito explicado, daí não entendi nada KKKKK

manu13s 14/06/2021minha estante
Muuito obrigada! Mas acontece, cada um tem seu gosto kkkkk

belaa 17/06/2021minha estante
MEO DEUS

manu13s 17/06/2021minha estante
Oii??? Kkkkk

Julinye 31/05/2022

O menino do pijama listrado
Bruno é um garoto de 9 anos que vive em Berlim em uma casa muito grande e luxuosa na década de 40.
Sua vida sempre foi maravilhosa, até que um dia seu pai ganha uma grande oportunidade no seu emprego e sua família inteira acaba se mudando.
Tanto a irmã, quando Bruno detestaram a casa.
Sem amigos Bruno acaba ficando muito solitário até que um dia pessoas de pijama listrado lhe chamam a atenção, e através de uma brincadeira de explorar Bruno acaba criando uma amizade nunca vista antes.

Esqueci de fazer a resenha desse livro mas tudo o que eu tenho para dizer é que ele é simplesmente INCRÍVEL.
Admito que não chorei no final mas deu aquele aperto no coração... ver a injustiça e a atrocidade (não consigo descrever isso em outra palavra) me faz pensar em com o o ser humano já pode um dia ser assim.
Achei a escrita do livro bem fluída e rápida, um livrinho muito gostoso de ler.

Hayana 15/07/2021

Nossa.... Esse livro é lindo, emocionante e impactante! Você sente muita dó do protagonista por ninguém contar a ele o que está acontecendo, e isso nos leva a fatos... bem, tristes! Senti muita dó no final, mas é um livro importante para aprender o valor da verdadeira amizade, mesmo em tempos difíceis!

Flor do deserto 02/11/2021

Não chorei
Quando comecei a ler, fui com expectativas de que seria um livro terrivelmente triste por contar um pouco sobre como era vida nos campos de concentração na época do nazismo. Porém, por retratar tudo pelo olhar de duas crianças, a história se torna mais leve e mais fácil de digerir. É por ser contada por uma criança, que o leitor consegue enxergar
bem como uma criança pode se alienar do mundo a sua volta graças ao ambiente em que vive e de como são influenciadas de acordo com o ambiente e pessoas que convivem. Mesmo sendo de mundos tão diferentes, o que é notável e aos poucos nosso protagonista vai descobrindo toda a verdade por trás da cerca, me encantei pela amizade dos dois meninos e torci muito para que pudessem se encontrar para brincar longe dali. O final é triste, conforme o esperado. Só não esperava que seria como foi e por isso que eu gostei tanto. Um livro que nos traz enormes ensinamentos e nos faz questionar o mundo a nossa volta

Lisboa 27/10/2021

razoável
pela primeira vez eu achei o filme mil vezes melhor que o livro, deixou a desejar em vários aspectos, como por exemplo, nos detalhes.

Queria Estar Lendo 29/07/2013

Só mais um - O Menino do Pijama Listrado
Resenha: O Menino do Pijama Listrado
Link oficial da resenha: http://tinyurl.com/o2nf2u8

Bruno é um garoto comum de nove anos que adora brincar com os amigos e explorar. Seu pai tem um emprego muito importante junto do Fúria, sua casa tem empregados, ele ama a mãe e tem que suportar a irmã mais velha, Gretel, com seu quarto cheio de bonecas apavorantes.

Mas a vida de Bruno muda completamente quando o Fúria da um emprego importante para os eu pai, que faz a maior injustiça do mundo com o pequeno: ele precisa se mudar e deixar para trás seus melhores amigos para a vida toda! Bruno odeia a mudança, mas não pode evitá-la e é assim que eles se mudam para a casa de Haja Vista, ao lado de uma fazenda onde, oras essa, as pessoas vivem de pijamas listrados o dia inteiro!

Como um bom explorador que é, Bruno logo se aventura ao longo da cerca que delimita as fronteiras da fazenda e acaba por fazer um novo melhor amigo para a vida toda: Shmuel.

O menino do pijama listrado é, com certeza, o livro mais atordoante que já li.

Situado em uma Alemanha nazista do século passado, o relato infantil e a ingenuidade de Bruno me fizeram chorar com o final do livro, me levando ao ponto de não conseguir ver o filme pois já sabia o final da história - era triste demais revivê-la.

John Boyne consegue transmitir toda a infantilidade, imaginação e sentimentos de uma criança de nove anos, completamente alheia ao mundo a sua volta neste livro. O fato dele trocar o nome dos locais (por não entender seus nomes reais) como Fúria no lugar de Füher e Haja-Vita ou invés de Aushwitz, passa tamanha inocência que é difícil lembrar que a história é uma obra de ficção.

Descobri o nome do livro do nada, em um comunidade do orkut que mediava, comprei apenas por comprar e depois percebi que havia sido uma de minhas melhores compras, inconscientemente. Assim como em "O caçador de pipas", onde a frase Por você eu faria mil vezes me deixa emocionada, em "O menino do pijama listrado", a frase que me deixa mais fascinada com Bruno e seu senso de amizade eternar e lealdade, é quando ele diz a seu mais novo amigo, Shmuel: 'Você é o meu melhor amigo para a vida toda, Shmuel

Acredito que a escrita calma e leve - apesar do conteúdo - de Boyne foi o que melhor contribuiu para transmitir tamanha inocência e sensibilidade, mostrando aos leitores o mundo através dos olhos de Bruno: um mundo onde a maldade não existia, onde a amizade não tinha limites e onde todos eram iguais, mesmo com todas as suas diferenças.

Boyne nos oferece as portas para um mundo maravilhoso, que não possui qualquer noção das monstruosidades que o ser humano é capaz porque, afinal de contas, é o mundo perfeito que apenas uma criança, em toda sua ingenuidade e beleza de alma, poderia nos levar.

E qualquer um pode abrir essas porta e se aventurar pelo mundo de Bruno, pela bagatela de um coração partido.

E agora eu deixo vocês com uma imagem e alguns quotes que eu amo!

A infância é medida por sons, aromas e visões, antes que o tempo obscuro da razão se expanda.

"Temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim.
" - E se eu também tivesse um par de pijamas listrados, aí eu poderia passar para o seu lado e fazer uma visita, sem que ninguém percebesse.
- Acha mesmo? Faria isso?
- É claro. Seria uma grande aventura. Nossa última aventura."
Bruno e Shmuel

Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentido.

____________________________________

Esta resenha foi feita por Bianca da Silva, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um