Parque Jurássico

Parque Jurássico Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

"Vi" 30/05/2024

Jurassic Park é mais que o filme
De longe quando você pensa em Jurassic Park, lembra do sucesso que foi o filme do Spielberg e toda aquela mágica aventura que os personagens vivem.
Ler esse livro foi uma experiência maravilhosa por conta da escrita que por muitas vezes utiliza o meio científico para justificar coisas que no filme estavam lá só por estar, já que vamos ser sinceros, ninguém quer ir ver um filme DE DINOSSAUROS por causa da CIÊNCIA que tem nele.
Quando eu comprei o livro, me surpreendi com o tanto de páginas e por início achei que seria bem jovial, porém quando eu notei a brutalidade descrita, me apaixonei ainda mais, por ser algo que mostra a verdadeira natureza de um animal e a cereja do bolo é o Malcolm explicando DESDE o início de tudo por meios matemáticos e científicos o motivo de que quando você mexer com a natureza, não se pode esperar padrões comportamentais já que a própria natureza é um caos.
Enfim, é um livro muito divertido para quem gosta de ciência, ele não foca só nisso já que eles precisam escapar dos dinos, ele complementa muito bem com a experiência cinematográfica e de longe foi um dos livros mais divertidos que eu comprei esse ano por me deixar noites sem dormir pensando no quanto Dinossauros voltando da extinção podem afetar o mundo.
Eu não sei escrever resenhas mas acho que essa aqui ficou decente, eu adorei o livro e é isso que importa.

Junior 29/05/2024

Diferente do filme mas PERFEITO !!!
Antes de falar sobre o livro, gostaria de comentar sobre a adaptação de Steven Spielberg. Que coisa perfeita é o filme! Ele transformou um livro que contém algumas cenas de mortes pesadas e muitos termos técnicos em um filme perfeito, que as crianças também podem assistir.

Dito isso, o livro é ruim?
Não, ele é perfeito. Tem um bom ritmo, com a trama se desenrolando em uma pegada mais de suspense, além de apresentar uma crítica muito forte sobre como lidamos com a ciência.
Muita coisa é diferente, então, para quem viu o filme, vale muito a pena ler o livro, pois o final é diferente.

Ycariz 29/05/2024

Computadores e dinossauros.
O livro é denso pela quantidade de argumentação científica, mas o entretenimento acaba suprindo com a aventura pelo Park. Achei só que ele poderia ter posto um outeo dinossauro robusto para ter embate com o T-Rex, pq mais a frente começa a ficar repetitivo a fuga dele.

Mariana Siano 28/05/2024

Nesse livro, começa com um casal indo para a praia deserta para se divertir, quando um dinossauro ataca a filha, e acham que é um lagarto.

Hammond chama alguns de seus colegas para ver o Jurassic Park, como Ian Malconn, um matemático, e Alan Grant, um paleologo. Mas algo dá muito errado.

Esse livro é tão maravilhoso quanto o filme!!

E temos já algumas diferenças entre ambos, mas nada tão grande ou grave para isso! Mas de resto, é tudo muito igual. Sou muito suspeita para falar sobre Jurassic Park!

Carolina.Cunha 27/05/2024

Uma leitura incrível e detalhista
Jurassic Park foi sem dúvida nenhuma uma surpresa para mim! Conhecia o filme mas não era tão apegada assim, achava que faltava alguma coisa e tudo que faltou eu encontrei no livro.

Os personagens do livro são extremamente bem construídos, todos para mim foram marcantes e o meu personagem favorito foi o Malcolm, óbvio, o único que a todo momento sabia que aquilo ali ia dar muito ruim.

A escrita é fácil, é uma leitura fluída, tive uma certa dificuldade no começo, com alguns nomes de dinossauros e algumas questões da tecnologia dali mas logo peguei como funcionava e a leitura correu super bem!

Só nos últimos capítulos que achei um pouco mais lentos, e diria que a leitura deu uma leve travada mas mesmo assim não conseguia largar um minuto.

Se você gosta de ficção científica, dinossauros e tecnologia vai adorar Jurassic Park.

Julia.Ferraroli 21/05/2024

É um livro bem fluido e que traz discussões bem legais sobre o limite da ciência e das intervenções humanas na natureza. A partir da metade o ritmo fica ainda melhor, com cenas de ação muito bem escritas

Thays184 20/05/2024

Lição aprendida com sucesso ???
Quando eu vi esse livro no Kindle Unlimited eu me assustei, não imaginei que estaria disponível lá, desde que vi coloquei nas minhas metas aqui no Skoob, mas mesmo muito interessada eu demorei pra pegar e ler. Meio que não me arrependo disso, acho que em outras circunstâncias eu não estaria com a mente legal pra entender e sentir a emoção desse livro, então foi na hora certa.

Foi muito bem elaborado, é quase impossível não gostar. A escrita te faz sentir a tensão de cada cena perigosa. Mesmo sendo ficção científica o autor consegue explicar de uma maneira fácil de entender e isso foi o que mais me cativou, eu não precisava me esforçar tanto pra compreender kkk
E eu amei a lição que ficou nesse final, Ian era o único sensato desse livro.

Pretendo ler a continuação em breve e recomendo esse ?

Van_woods 19/05/2024

Ficção científica com dinossauros é muito interessante.
Livro é grande porém com capítulos curtos e linguagem fácil.
Amei a leitura.
O livro é bem mais sangrento que o filme , há descrições de como os dinossauros mataram as pessoas, sendo o foco do autor diferente do Spilberg. Crichton é mais ácido e menos ecológico ortodoxo no final de seu livro.
As personagens femininas não são aprofundadas e ou são chatas e inconvenientes ( como a menina) ou é uma pesquisadora botanica " de lindas pernas" a quem pouco escutam e quase não tem falas. Infelizmente essa visão machista sobre o mundo feminino ainda é muito presente no mundo, não sendo diferente na ficção.
Apesar disso o livro é muito instigante.

Luisa.Ercio 18/05/2024

Bom!
Adoro tudo relacionado a Jurassic Park/World! Amo essa ideia de dinossauros e os estudos sobre, o livro é bom e mostra mais esse lado mórbido dos dinossauros. Mas tem algumas partes que o livro se enrola muito para avançar na história, acredito que essas partes desanimem a continuar a ler. Recomendo a história mesmo assim, pois retirando essa parte, p livro vale muito apena!

Rozie 16/05/2024

O livro que inspirou o filme
Amo os filmes e por isso quis ler os livros, o livro é bem mais sangrento do que o filme (no filme nenhum aparece sangue) se o filme fosse igual aí livro ele seria +16 no mínimo kkkk
Quero muito ler no próximo, mas esse livro foi uma leitura meio arrastada que só melhorou qn chegou nas partes de ação mesmo

marianaa 14/05/2024

Fenomenal
O livro é incrível demais!! sou muito fã dos filmes, então não ia deixar de ler.
dá pra ver que o autor estudou MUITO pra escrever esse livro, tem explicação sobre tudo, genética, informática, física, muita coisa. é incrível.
a gente entra na história e e vive tudo, como se estivesse lá, é muito gráfico, bem mais detalhado que nos filmes, o filme com certeza deu uma amenizada na violência.
o primeiro filme é uma adaptação desse livro, e o filme é muuuito bom, mas o livro é mil vezes melhor, com certeza.
o filme tem algumas diferenças, principalmente o final, e eu tô bem curiosa pra ver como a história vai se desenrolar nos livros, porque ficou aberto para continuação.
queria deixar registrado o quanto a Lex do livro é insuportável, que criança chata pelo amor de Deus. a do filme é muuuito superior KKKKKKKK

Erica 12/05/2024

Me prendeu demais! Fiquei obsecada por esse livro e por dinossauros. Faz a gente pensar sobre como o Capital, ao ferir a natureza, fere também a vida humana.

João 11/05/2024

Tempos jurássicos
O livro Jurassic Park, assim como sua adaptação cinematográfica dirigida por Steven Spielberg, são duas obras-primas, mas que possuem diferenças significativas.
No livro, a violência é mais crua e intensa, com fatos violentos que acentuam o suspense e o horror, enquanto o filme suaviza esses aspectos para um público muito mais amplo. John Hammond, o idealizador do parque, é retratado de maneira mais simpática no filme, ao contrário do personagem ganancioso do livro.
Outra diferença notável é a presença dos dinossauros fora da Ilha Nublar no livro, sugerindo uma ameaça mais ampla, enquanto o filme se concentra quase inteiramente na ilha.
As crianças, Lex e Tim, são retratadas de maneira oposta nas duas mídias, com Lex sendo uma personagem completamente irritante no livro.
Cenas icônicas do filme, como a do banheiro, não existem no livro, e o papel de Ian Malcolm é mais proeminente na obra escrita, com suas teorias estruturando a narrativa. O que é bem legal.
O final do livro é mais aberto, prometendo futuras descobertas, em contraste com a conclusão mais fechada do filme.