Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas -

isa.fsgomes 02/02/2021

Oliver Twist, Charles Dickens (1838)
Começo 2021 com meu primeiro romance de Dickens. Uma história comovente e cheia de reviravoltas. Fiquei muito apreensiva com os acontecimentos terríveis na vida dessa pobre criança, pensando em quantas crianças sofreram e sofrem todos os dias. Só queria chegar ao fim para saber qual seria o destino de Oliver.

Sara277 24/02/2021

Meu segundo Dickens lido. Um livro pesado e sensível ao mesmo tempo, cheio de emoções e muito cativante. Recomendo muito.

suellensouza 01/07/2022

Esse é um clássico e eu pensei que iria amar a história, porém, achei a leitura cansativa, principalmente do começo até mais da metade. Fiquei com muita pena do Oliver e por todo o sofrimento que ele passou, me deu raiva, achei algumas maldades surreais e revoltantes, mas a época que foi escrita e a época em que a história se passa é diferente da nossa, a realidade é outra, algumas descrições incomodam assim como algumas ações, mas temos que entender que eram épocas diferente e que, a história é uma crítica à sociedade, então algumas coisas foram pra incomodar mesmo.

A história ganhou um fôlego mais pro final, foi onde começou me prender mais à leitura e querer saber o que viria a seguir, mas algumas reviravoltas achei meio novela mexicana, coincidências demais o que achei um pouco sem graça, mas para o pequeno Oliver foi a melhor coisa que poderia acontecer.

Um ponto positivo, e que adorei, foi o final, onde foi descrito o destino de todos os personagens. Tem muitos livros que sinto falta disso, de saber o que aconteceu com tal personagem, a história apenas terminar e pronto, mas em Oliver Twist essa curiosidade é saciada ao contar o que aconteceu com eles depois dos acontecimentos.

Apesar da leitura ter sido um pouco maçante; para mim, eu recomendo o livro, afinal, é um clássico de Charles Dickens.

Cristiane.Rocumback 23/07/2023

Finalmente terminei!
Foi uma leitura em que me enrosquei um tanto, mas foi muito satisfatória.
É uma história triste, mas que mostra com clareza a realidade da época em que foi escrita. Parte da sociedade mergulhada na miséria. Os abrigos que deviam acolher com bondade e misericórdia eram na verdade antro de exploradores... É num local assim que nasce o garoto Oliver. Ele tinha tudo para dar errado e crescer cheio de ódio e ressentimentos, mas não foi assim. Sofreu e foi ludibriado, porém nunca cedeu seu espírito ao mau caminho. Achei tão bonita a descrição desse garoto. Os demais personagens que surgem refletem muito bem as demais diferenças entre as pessoas numa sociedade marcada pela pobreza. É uma leitura que vale a pena conhecer.

Carla 04/08/2021

Um bom começo para quem quer começar Dickens
Lido 16 de 2021 ?

??Que Dickens agora é o meu autor favorito, isso vocês já sabem. Hoje cedinho eu terminei mais uma obra desse autor incrível e vim indicar a leitura aqui.

??"Oliver Twist" foi o primeiro romance inglês a ter como protagonista uma criança. Aqui acompanhamos as aventuras (e desventuras) de um órfão, Oliver. Tendo a mãe falecido logo após seu nascimento, ele fica sob os cuidados da paróquia, primeiro numa espécie de orfanato e, depois, na casa de um agente funerário. Nesse último lugar, após um acontecimento em particular, Oliver resolve fugir dessa cidadezinha em busca de melhores condições. Chegando a Londres, ele tem contato com personagens icônicos, como os vilões Fagin e Sikes, outros órfãos como Trapaceiro e Bates, e a moça Nancy. Nesse ponto, Oliver é introduzido a uma vida de pequenos furtos e enganação.

??Nesse livro, como nos outros dois que já li do autor, é bastante clara a crítica social, sobretudo em relação a esses orfanatos, a forma como as crianças eram maltratadas, a falta de proteção a elas, o tratamento aos pobres em geral e ao comportamento das pessoas da sociedade frente a tudo isso. Além disso, claro que está presente aqui uma narrativa com pitadas de humor e ironia, o que é um traço marcante das obras de Dickens (e que eu simplesmente AMO).

??Sofri lendo esse livro? Horrores. É muito delicado ler sobre crianças sofrendo abusos de qualquer tipo. Oliver sofre muito e as partes em que ele é genuinamente feliz te emocionam. Acho que Oliver é a criança mais doce que já conheci na literatura e ele não perde essa delicadeza mesmo diante de situações cruéis e desumanas a que é exposto.

??Outro ponto forte: personagens criados por Dickens. Fagin e Nancy. Só tenho isso a dizer.

??Se você está aí sem saber por onde começar Dickens, aqui vai minha sugestão: comece por Oliver Twist. Você não vai se arrepender ?
#bookworm
#dicadel

Talita 22/02/2024

A leitura foi um pouco demorada, cheio de altos e baixo, as vezes a história era super envolvente, as vezes se arrastando, me apeguei ao garoto e gostei da história.
Pretendo ler mais Dickens com certeza.

dgfidelis 01/04/2024

Em fim cheguei ao final. O livro em si é ótimo o Charles Dickens é um ótimo escritor, mas acho que o gênero não é dos meus favoritos. Vou ler ainda o conto de duas cidades pra dar uma outra chance.
Jack 30/05/2024minha estante
Amigo, procure outro para dar chance ao Charles, pq O conto de duas cidades é um pouco massante

dgfidelis 09/06/2024minha estante
Vlw, nem vou começar então

poplosers 23/04/2023

Uma verdadeira novela
Terceiro livro do Dickens que tive o prazer de ler e esse foi um verdadeiro deleite. muito prazeroso identificar as artimanhas do autor que terão ligação com o fim, especialmente como cada personagem possui seu devido lugar na trama. final triste para alguns, mas altamente satisfatório para outros. não vejo a hora de me reencontrar com Dickens.

Ruilly 29/04/2022

Vale a pena ler!
A história começa bem interessante, mas depois começa a ficar um pouco cansativa, porque não dá pra saber aonde vai chegar. Mas levando em consideração a época em que foi escrita da pra entender. Mas a história é boa, e tem uma grande reviravolta no fim.

Jammis 06/01/2022

Já faz um tempo que eu li e nooooossa ele é tão bom, eu não fazia a mínima idéia na época em ler livros assim, antes peguei pra ler pela capa mas realmente muito bom, digo que mudou minha percepção em muitas coisas e me acendeu uma chama de raiva pela falta de felicidade do garoto

Helena Eher 22/12/2020

Dura realidade
Neste livro, Charles Dickens narra a triste realidade de Oliver Twist, um menino órfão que passa pelas mais duras provações e que bem poderia ser qualquer outro menino nascido nessas mesmas condições.
Por meio de sua história, o autor critica todas as instâncias da sociedade que acabam contribuindo negativamente para o desenvolvimento do menino e que acabam ainda favorecendo a violência e causando a morte de inúmeros necessitados.
Como nos outros livros que li do autor (David Copperfield e Um Conto de Natal), sua narrativa é bem "completa", se aprofundando nos personagens, nas situações e nos seus desdobramentos, às vezes até se estendendo um pouco nas descrições das pessoas, objetos e cenários. Ele "solta muitas pontas", para depois juntar e explicar cada uma delas.
Para mim, a leitura não foi muito fluida. Só chegando ao fim do livro que fiquei mais envolvida e curiosa para saber o que iria acontecer.

Eduardo 08/06/2020

Miséria no primeiro mundo.
Depois de ler As Aventuras do Sr Pickwick, não esperava menos do autor. Dickens é um dos maiores contadores de história deste mundo literário que tanto amamos - atrevo-me a dizer mesmo conhendo ainda tão pouco deste mundo. Oliver é um órfão que passa por poucas e boas, vivendo os primeiros anos da sua vida como indigente e sofrendo todos os preconceitos, vilezas e, como obra, revelando hipocrisias de uma sociedade tão imperfeita quanto qualquer colônia de seu século.