Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas -

yasmin.gava 15/10/2023

Leitura para trabalho da escola, não foi um livro que me prendeu e como não gosto de clássicos foi muito tedioso para mim

Naty Alves 11/07/2021

Justiça por Oliver
Oliver Twist é minha primeira experiência com a escrita de Charles Dickens.
E termino com aquela sensação boa, que só as boas histórias podem nos dar.
Essa não é apenas a trajetória de um pobre garoto órfão, essa é uma narrativa sobre resiliência e coragem, (Pois não há menino mais forte, e corajoso, não que eu tenha lido).

Vamos para alguns pontos importantes: Dickens aqui usa a jornada de Oliver para dar luz, a problemas sociais da época, como o descaso com a qual as crianças eram tratadas, (mais específicamente, crianças pobres, e órfãos), aspectos como maus - tratos, trabalho infantil, (Trabalhos perigosos, correndo riscos de serem feridas, ou mortas), e a escassez, de afeto, alimento, e educação, não só as crianças, como os adultos que morriam de fome, e frio nas ruas. Há também a questão de muitos estarem expostos a criminalidade. No caso do menino Oliver ele está se mantendo fiel aos seus princípios, de não se corromper.

E porque não, algo que ainda acontece hoje em dia, afinal quantos olivers temos nas ruas abandonados a própria sorte?
Me fez refletir o quanto a adoção é algo importante, podendo dar um futuro melhor para as crianças, e pensar também sob quais valores estamos deixando para os mais novos.

Falando da narrativa é muito bem escrita, tendo um tom quase novelesco, com bons cortes de cena, com personagens secundários tão instigantes, e interessantes, como o protagonista. Dickens é preciso em suas descrições de cenário, descrevendo até sons urbanos, (Aqui temos a presença do som do sino da igreja, por exemplo, presente em vários momentos), é o tipo de história que desperta, muitas sensações, tristeza, raiva, alegria, (Sim há momentos divertidos, também).

E aí afinal chegamos a conclusão que cada um daqueles personagens colheu o que plantou, Dickens não esquece nenhum, e tudo está amarrado e é feito muito bem.

A justiça tarda, mas não falha, e chega para todos!

Flah 31/08/2021

Gostei da leitura, o livro é bem escrito e sua história bem interessante...Mas, o fato de o Oliver não aparecer tanto no livro me desaponta já que, em sua maioria apenas o Fagin e seu grupinho de ladrões aparece. Fora isso eu gostei.
Gabriel 31/08/2021minha estante
Nossa minha resenha tá quase igual a sua kkkkkkk, achei a mesma coisa :v

Vinicius 28/10/2021

história que poderia ter mais estrelas, não fosse a edição
A história em si é muito atrativa e deveras emocionante, contudo a edição da Principis peca muito tanto na tradução, quanto na formatação. Uma medida aparentemente pra reduzir o preço, reduz em si a qualidade.

Thais.Carvalho 28/11/2021

Oliver é num órfão que no dia do seu nascimento foi enviado para morar em um albergue passando por situações de fome e exploração. Passa por muitas intempéries, mas sua história guarda surpresas.

Jammis 06/01/2022

Já faz um tempo que eu li e nooooossa ele é tão bom, eu não fazia a mínima idéia na época em ler livros assim, antes peguei pra ler pela capa mas realmente muito bom, digo que mudou minha percepção em muitas coisas e me acendeu uma chama de raiva pela falta de felicidade do garoto

Leo 19/01/2022

Pobre Oliver Twist!
Oliver. O menino que nasceu condenado a sofrer, pois sua mãe morreu no parto e não se sabe sobre o pai dele.

Vivendo em um asilo de pobres, o garoto Oliver sofreu terríveis infortúnios - dentre os quais as agressões e a alimentação precária se destacam.

Um dia, ao pedir um pouco mais de mingau no jantar, Oliver é espancado por um dos funcionários do asilo. A partir de então, é enviado para trabalhar em uma funerária, na qual mais infortúnios o esperam.

Com o coração repleto de ira, coragem e insatisfação com a situação em que se encontra, o menino foge. E vai parar em Londres, onde acaba se elvolvendo com uma gangue de ladrões.

Essa gangue é comandada por Faguin - um vilão terrível que fará de tudo para transformar Oliver num bandido.

Será a maldade externa e irrefreável capaz de corromper o bondoso coração do pobre Oliver Twist? Será possível o menino escapar das terríveis garras que estão sobre ele e alcançar a felicidade?

Ação, aventura, suspense e drama te esperam em Oliver Twist - um livro com uma história maravilhosa, escrito de maneira impecável.

manjksu 11/12/2022

Charles Dickens traz nesta obra, a história e as aventuras do menino órfão, Oliver Twist. Dickens faz a denuncia das injustiças presentes naquele período que foi marcado pela Revolução Industrial de forma precisa, abordando, principalmente, o contexto da exploração infantil. Mesmo a escrita de Dickens ser uma delícia, ela se tornou sofrida e densa para mim, já que como o autor não é nada pragmático e objetivo, a narrativa possui muitas descrições as quais, talvez, não fossem necessárias. Isso se destaca principalmente em alguns capítulos que já estavam finalizados mas foram estendidos para trazer mais detalhes que na maior parte das vezes não rechearam o contexto da história, além de estender de forma demasiada o sofrimento do protagonista, resultando numa aflição nada boa para os leitores (sofreysofre). Contudo, a reviravolta dessa história é bem bacana e minuciosamente construída, e não se pode negar que esse homem tinha maestria quanto ao uso de figuras de linguagem (principalmente ironia), sendo esse ponto o que ganhou completamente a minha atenção.

Rapha 30/11/2023

A escrita do Charles Dickens possui ironias que me divertiram bastante durante todo o livro.

Outro ponto ótimo foi a quantidade de personagens com personalidade, principalmente os de bonomia duvidosa: Sikes, Sr. e Sra. Bumble e, principalmente, Fagin.

Minha única crítica negativa é que, em alguns momentos, o livro fica muito descritivo dos ambientes e torna a leitura um pouco cansativa.

Mas a história é ótima, tão boa e repleta de contexto que nas últimas 50, 100 páginas o Oliver Twist aparece poucas vezes, com foco nos outros personagens da história.

Renata Rezende 26/12/2022

Achei mais do mesmo.
Dickens é um dos meus escritores preferidos. Está na minha lista TOP 3. Mas 'Oliver Twist' é basicamente a mesma história de 'Grandes Esperanças' e 'David Copperfield'. Os três livros contam as desaventuras de um menino pobre órfão que passa por muitas provações e sofrimentos na vida, até que encontra um benfeitor que muda o seu destino.

Desses todos, 'Grandes Esperanças' é o mais bonito, e foi o último a ser escrito. Depois vem 'David Copperfield', que foi o segundo. E por fim, 'Oliver Twist', o 1o a ser escrito, que achei mais do mesmo e, talvez por isso, não tenha me encantado tanto.

Thais 06/01/2023

Apenas
É um bom livro, exeto a diagramação.
Me diverti com o sarcasmo do autor.
Gostei do final, bem diferente do filme que eu amava quando criança.
Mas tanto o final do filme quanto do livro são felizes, e isso por mim ja basta.
É isso.
Demorei meses pra ler por conta de ser um clássico, como é comum do gênero.

Fabio 15/01/2023

Oliver Twist - amei
Chorei, dei risadas, senti raiva, apreensão. Charles Dickens é dos meu autores favoritos. Um livro que te prende, te sufoca, te dá um pazer enorme. 5 estrelas

VitAria 12/06/2023

A PAZ REINOU!
Pense num livro que me arrancou muitas lágrimas! Nossa, que angústia, que dor de ver essa criança sofrendo! Mas deu tudo certo! Charles Dickens, QUE ESCRITOR VOCÊ FOI! Seu nome até hoje é lembrado merecidamente! Que sensibilidade e coragem pra abordar esses tópicos, expondo a hipocrisia de uma sociedade da qual você fazia parte, justamente por ter tido uma infância difícil! Como eu admiro esse homem! Que história magnífica você nos presenteou! Oliver Twist é definitivamente um dos melhores livros que já li! Você sempre será famoso, Charles Dickens! Ganhou minha eterna admiração! SUPER RECOMENDO, LEIAM, LEIAM, LEIAM!