Charlie Chaplin: por ele mesmo

Charlie Chaplin: por ele mesmo MARTIN CLARET

Resenhas - Charlie Chaplin: por ele mesmo

Milena Karla - Mika 26/06/2012

Eu já havia lido outro livro dessa editora e confesso que virei fã. Mas me decepcionei com este aqui.

No começo podemos ver algo como uma linha do tempo, datas de eventos especiais na vida de Charles Chaplin. Depois vem a única parte que eu verdadeiramente gostei, foi a parte em que o próprio Chaplin narrou sua infância/adolescência, e só. E ao fim de cada texto, haviam créditos. Isso por que o livro todo foi composto de outros livros.

Quando começou a falar sobre um filme de Chaplin chamado Monsier Verdoux, ficou pior ainda. Muito monótono. Me senti lendo um livro de história escolar. Falava sobre a guerra, sobre Hitler, sobre a oposição do governo à Chaplin... uma chatice. Quando eu li A menina que roubava Livros, eu gostei de ler sobre a guerra, Hitler, governo e tals, mas com esse livro tudo ficou tão chato e difícil de entender. Com uma linguagem muito complicada, mesmo pra mim que leio de tudo. Imagine pra quem está começando no mundo da leitura agora.

Eu dei nota 3 para a parte onde o próprio Chaplin narra sua história e foi a única que condisse com o título do livro: Chaplin por ele mesmo.
Para quem gosta de história de governos e coisas do tipo vai ser um prato cheio.
Mas em suma, eu aprendi bastante sobre Chaplin e não me arrependo da leitura. Só acho que o livro acabou mostrando o lado sério e triste de Chaplin quando eu queria ver o lado cômico e feliz dele.
Apenas foi mostrada a parte que eu desejava, e creio eu, todas as outras pessoas, na parte onde ele mesmo narrou o livro. E só.

O livro contém muitas imagens e citações de Chaplin, o que muito me agradou. No fim do livro tem uma grande lista de dicas de leitura de vários livros sobre e de Charles.
Recomendo para quem gosta de ler um livro onde você tem que voltar várias vezes para entender o que o escritor quis dizer e para quem gosta de ler sobre a época de Hitler de um jeito chato como nunca vi na vida.
Essa é a parte legal: Quando o próprio Chaplin narra o livro.