Introdução à História da Filosofia

Introdução à História da Filosofia G. W. F. Hegel

Resenhas - Introdução à História da Filosofia

Volnei 13/10/2017

Introdução à História da Filosofia
Esta é uma obra que nos mostra o desenvolvimento histórico da filosofia de uma forma clara e objetiva

Lista de Livros 03/09/2017

Lista de livros: Introdução a História da Filosofia – G. W. F. Hegel
“Segundo uma antiga opinião, a faculdade de pensar é o que separa os homens dos brutos. Aceitamo-la como verdadeira. O que o homem possui de mais nobre do que o animal, possui-o graças ao pensamento: tudo quanto é humano, de qualquer forma que se manifeste, é-o na medida em que o pensamento age ou agiu.”
“Tudo, na história, tem significado só pela sua relação com algum fato geral e em virtude da sua ligação com ele; descobrir este fato geral chama-se compreender o seu significado.”
“A filosofia se propõe compreender o que é imutável, eterno, em si e por si: o seu fim é a verdade. A história, pelo contrário, aspira a contar aquilo que existiu um tempo, e noutro tempo deixou de existir, por ter dado lugar a qualquer outra coisa.”
“A filosofia é a ciência objetiva da verdade, é a ciência da sua necessidade: é conhecer por conceitos, não é opinar nem deduzir uma opinião de outra.”
“Os efêmeros e mortais não dispõem de tempo bastante para levarem a cabo muitas das suas empresas: quem é que não morre antes de haver concluído os seus projetos?”
“Na história universal os progressos são lentos.”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2017/09/introducao-historia-da-filosofia-georg.html