O Elísio

O Elísio Renato Dalmaso

Resenhas -

Michel.Stefanini 18/01/2024

Eliseu e a ida ao inferno
Infelizmente assim como vários brasileiros que participaram da 2°guerra mundial para Eliseu não foi diferente... após tantas desgraças vividas o povo brasileiro mal sabe valorizar essas pessoas que ajudou a por um fim no regime nazista...

Lucas.Souza 01/01/2024

Quadrinho incrível do Renato Dalmasso contando a história do pracinha Eliseu, durante sua epopeia na segunda guerra mundial. O quadrinho retrata a passagem do brasileiro pelos campos de batalha na Itália, e depois nos campos de prisioneiros na Itália e Alemanha. Enfim, uma excelente leitura, e todo trabalho para resgatar a memória da FEB deve ser valorizado!

(lidos só 2021 em diante) 31/12/2023

O Resgate do Soldado Ryan versão br
Última leitura do ano foi feita pelo K.U.

. 10/10

Tenso, retrata bem os horrores da guerra. Lindíssimo. As ilustrações são uma bênção. O estilo da arte é cativante. A narrativa tá envolvente. Os diálogos são bem colocados (só os balões em alemão que não entendi nada kkk). Se tivesse 300 páginas eu ia admirando tranquilo.

É sobre as Forças Expedicionárias Brasileiras durante a segunda guerra. Visualmente falando quase um Resgate do Soldado Ryan em HQ.

GoomesH 22/08/2023

Quadrinho Brazuca
Graphic Novel que te joga junto à Força Expedicionária Brasileira na luta contra o nazifascismo italiano e alemão, na perspectiva do praça Eliseu de Oliveira. Simplesmente brutal.

Giovanna.Pinhotti 02/12/2022

Eliseu e a Guerra
Uma HQ sobre a força expedicionária brasileira lutando na Segunda Guerra Mundial, uma história pesadíssima, com as ilustrações mostrando toda a dureza desse período.
A história é focada nas lembranças do soldado Eliseu, um combatente brasileiro da FEB, onde vai mostrar a trajetória dele em três partes distintas.
As consequências da guerra mostradas são cruéis e desumanas, tanto no quesito individual como no coletivo. É simplemente um asco enorme ver o que muitos foram submetidos.
A HQ é boa, as ilustrações incríveis, bons diálogos, muito bem estruturado. A única coisa que me incomodou foi alguns diálogos em outros idiomas que não tinham tradução, por outro lado, foi uma experiência diferente.
No geral, não é uma leitura agradável e muito menos fácil de engolir, o assunto abordado é pesado. Mas se vc gosta de saber mais sobre a guerra e quer saber mais sobre a FEB, é um ótimo livro! Gostei bastante, em poucas páginas foi mostrado uma história inteira, um horror inteiro.

~Trechos:

?"Gostaria de me esquecer do que foi a guerra. O que foi Mantua e Moosburg. Mas as lembranças, elas permanecem vivas na minha memória, atormentando-me dia após dia."

Thami 07/03/2022

Achei ok, interessante pois adoro o assunto Brasil na segunda guerra mas acho que o escritor podia ter melhorado a narrativa, tornando ela mais atrativa quando no livro é ela mais sobre o relato do Eliseu.

Jessica 12/01/2022

HQ nacional maravilhosa, retrata a situação dos soldados brasileiros na segunda guerra mundial de uma forma ótima além de ter um traço lindíssimo

Rayhan Chamoun 19/10/2021

Verás que um filho teu não foge à luta...
Há muito sou aficionado por história da guerra, uma paixão que começara nos jogos, com sagas como ''Call of Duty'', ''Medal of Honor'', ''Battlefield'', e transpusera-se para os livros. Em 2019 tive a oportunidade de estudar um petardo (um dos maiores livros que li em minha breve vida) de um mestre do jornalismo histórico, Martin Gilbert, retratando os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial de forma majestosa [A Primeira Guerra Mundial: Os 1.590 dias que transformaram o mundo, Casa da Palavra].

Lógico que a mim ainda faltava o estudo daquele que por muitos historiadores é tido como o maior conflito militar da história da humanidade e o mais impactante, e minha paixão pelo período iniciara-se de uma forma clássica, com os filmes e séries norte-americanos, mais precisamente: ''O Resgate do Soldado Ryan'' e ''Band of Brothers'' [Irmãos de Guerra, HBO].

Ambas as obras tiveram uma influência enorme em minha paixão sobre o assunto, mas eu sempre tive curiosidade de saber a participação do Brasil nos conflitos da Itália durante a segunda guerra, e igualmente almejava ingressar, nem que a passinhos de tartaruga, no meio das histórias em quadrinhos. Meu início não poderia ter sido melhor.

Trata-se de uma obra marcante, que cativa desde o início com uma direção de arte impecável, desenhos incríveis e retratando todas as cores da guerra, não importando-se com a integridade dos assuntos e apresentando o sofrimento alheio de uma forma primorosa. No final das contas, uma história simples, de pessoas simples, em uma guerra aterrorizante, lutando pela sobrevivência nos campos inimigos, nos subúrbios de regiões maltratadas pelos bombardeios, e de resolução, um contraste forte com a realidade sul-americana da época. Excepcional!

site: instagram/rayhan_chamoun

Vertinho0 16/09/2021

Muito bom!
Hq muito boa, somos apresentados a um marco importante, os brasileiros na segunda guerra mundial! Infelizmente, não obtiveram os devidos reconhecimentos pelos seus atos!

Liara.Brem 04/07/2021

Relato de um brasileiro da Força Expedicionária Brasileira lutando na Segunda Guerra Mundial, onde podemos ver mais das acontecimentos e situações que ele passou desde problemas com os idiomas até a captura pelos alemães. Uma HQ nacional com traços muito bonitos e baseada em uma história real.

Fllivis 02/07/2021

De uma emoção sem fim: A dedicatória do autor, as ilustrações, a história real dos combatentes brasileiros que foram lutar na Segunda Guerra Mundial, muitos não voltaram, outros foram esquecidos pelo próprio povo. Ainda bem que Renato Dalmaso resgatou essa memória, em formato HQ, de forma excepcional.

Douglas Scaini 13/05/2021

No campo de guerra
Vemos algumas passagem de um soldado brasileiro na guerra. A leitura faz as pessoas verem as dificuldades e os desgosto que um soldado naquela época passava. Recomendo, é curtinho e de graça no prime na data de hoje :D
Math Sants 24/01/2023minha estante
Um excelente livro, amei de coração

Silvio 13/04/2021

Qualquer obra que resgate a memória da atuação brasileira na Segunda Guerra Mundial já tem o seu mérito, ainda mais esse trabalho fantástico contando a experiência do soldado Eliseu e de seus colegas na Itália.

Dalmaso tem domínio da linguagem dos quadrinhos, a história flui ágil como um bom roteiro de cinema e a arte é nota 10!