Quem matou  o livro policial?

Quem matou o livro policial? Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Quem matou o livro policial?

Aventura de aprender 06/11/2018

Eu me surpreendi bastante com o livro. São várias histórias dentro de uma. Além disso, há bastante metalinguagem: um livro explicando como se escreve livros. Precisamos ter bastante atenção para não nos perdermos no enredo.

O enredo começa com a investigação sobre Ágata, uma menina de 15 anos que foi acusada de assassinar um livro policial. Por assassinar, entende-se encher o livro de comentários com spoliers sobre a história e a identidade do assassino. Ela tem um amigo chamado Marco Polo que a ajuda provar sua inocência. A menina não o vê desde os 4 anos porque ele se mudou com a família. A partir daí passaram a se falar apenas pela internet, mas ele nunca contou onde mora.

Outra história paralela é a do autor do livro que foi assassinado: Haven Hastings. Ele faz um sucesso estrondoso com romances policiais, mas ninguém sabe sua verdadeira identidade e residência.

Por fim, temos a história de “Assassinatos na biblioteca”: um milionário excêntrico chamado Augusto Dupino constrói uma biblioteca pra dar de presente para a comunidade, mas quando morre começam uma série de assassinatos e desaparecimentos na biblioteca. O problema é que o assassinado desaparece e depois aparece morto sem nenhum sinal de violência, e isso vem acontecendo há 150 anos. O caso é solucionado pela tenente Jap e seu assistente Oliver. Mesmo sabendo desde o começo quem é o assassino ainda temos muitas surpresas acompanhando a história.

Além disso, ao longo do livro aprendemos sobre os romances policiais com exemplos de detetives famosos, estratégias, enredos e estruturas. Por isso, diz se que é um livro metalinguístico.

“Talvez seja dessas coisas que a gente sente, sabe, mas não tem coragem de desfiar inteiramente nem pra si mesmo porque parece loucura demais. E tem de continuar assim, sabendo mais ou menos, apenas. Sabendo, sem poder dizer que sabe, nem em pensamentos. Para a segurança tem de ser assim.”

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46029896-livros-infanto-juvenis-lidos-em-2017

Joice Soares 23/05/2014

A vida não tem graça sem misterio
São duas historias paralelas a do Assassinatos na biblioteca que é o livro "assassinado" pois o livro está todo comentado com spoilers escritos de vermelho (vamos combinar que um policial ou suspense com spoilers não é legal) principalmente com o nome do assassino na pagina 8, quem descobre esse "assassinato" é Ágata Maria uma avida leitora de policiais, que é a principal suspeita de ter matado o livro pois, foi a primeira a pega-lo, depois de ser abandonada pelo pai e também por seu melhor amigo Marco Polo que acaba se tornando o detetive do caso do Assassinato, seguindo pessoas e pistas por suas câmeras escondidas em vários lugares, conversa com pessoas próximas da suspeita e do local e momento do crime como "Ferrinha" a bibliotecária e Ariadne outra funcionaria da biblioteca, no final Ágata foi julgada pelo clube de leitores de livros policiais que participa e que usa suas camisetas com lemas do tipo:"A vida não tem graça sem mistério" em paralelo a outra historia esta acontecendo cada vez mais assassinatos e a policial Vera está ficando desapontada de não conseguir resolver o mistério.....e nas paginas finais do livro tudo se resolve...nesse livro você tambem aprende muito sobre literatura policial e seus personagens com enfase em Sherlock Holmes e Watson
VALE MUITO A PENA LER.....

Blog NR 04/02/2014

"A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial"

Quando Ágata Maria entra na Biblioteca Clarissa Aranha, para pegar o novo Best-seller de Raven Hastings, chamado “Assassinatos na Biblioteca” e o vê rabiscado a historia começa. A história se passa na Capital Brasileira da Literatura, no sul do país.

O livro conta duas histórias: o caso de Ágata Maria que esta sendo acusada de rabiscar o livro, e a outra é a do livro assassinado, e o livro é intercalado entre esses dois (pausando claro na melhor parte de cada história).

No livro são revelados muitos mistérios e um bem importante de Marco Polo o melhor amigo de Ágata, um super gênio que saiu da cidade com seus pais sem deixar noticias a ninguém.

É uma trama policial de qualidade e não se tem muito a dizer, mas prepare-se para descobrir quem é o assassino em serie há 130 anos e descubra quem matou o livro policial.

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/02/resenha-quem-matou-o-livro-policial.html

ifabipd 14/03/2024

Bom.
Eu achei a leitura um pouco confusa, afinal conta duas historias ao mesmo tempo, então tive um pouco de dificuldade pra acompanhar, porém é um livro bom, gostei bastante do mistério em si e a forma como tudo foi ganhando consistência conforme avançava, confesso que esperava mais, porém gostei.

eliandra 16/09/2010

Um roteiro para ler livros policiais
Muito boa a história! Além da trama do próprio assassinato do livro policial, o autor nos dá uma aula de como ler os livros policiais e assim vão se tornando dicas de leitura de autores consagrados desse gênero. E o final é interessante: uma história dentro da outra, pena que não com final feliz.