O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Lucas 15/11/2014

Dos ceticos...
Peguei este livro com um ceticismo quase debochado, comprei na banca por quase 30 reais, dando de ombros e sorrindo. Porque já vi o filme tantas vezes, aquele mesmo do qual no auge do meu ateísmo (do qual ainda sou), me fazia rir da personagem com seus ataques.
Comecei a ler no mesmo dia, antes de dormir, porque afinal, pra que serve um livro de terror se não pra dá pesadelos? Fui até a página 108 porque no fim eu já não aguentava por aquele dia, terminei-o no outro dia, com mal-estar na ponta do estomago, com uma enorme vontade de não ter continuado a leitura.
Mas não, não pense que foi por medo do demônio, por medo do castigo que Deus me daria por ser ateu, foi sim por ver toda a dor e desconstrução dos personagens do qual eu me acostumei nas primeiras 50 páginas.
Não foi nem tanto por Regan, foi por Karras, foi por Chris.
Karras pela sua falta de fé. Aquela mesma que eu perdi durante a minha jornada de vida. Vi-me no personagem.
Chris pela sua dor. Enquanto ela sofria eu sofria junto. Dor de mãe é tão forte quanto à própria morte.
No fim do livro a única coisa que pensava era: “Não sei se Deus existe, mas o demônio..."
thi 16/04/2015minha estante
como é q vc pode falar uma coisa dessas?
No fim do livro a única coisa que pensava era: ?Não sei se Deus existe, mas o demônio..."
vc acredita em quem quer t destruir mas não em seu criador?

Lucas 18/08/2015minha estante
Criador? Por isso cada um acredita no que quiser, não é mesmo?

Le 10/07/2022

O exorcista
Nos poucos casos que o filme é tão bom quanto o livro, O exorcista se supera em ambos. Não sei qual gosto mais, já que o filme é bem fiel a obra. A escrita é deliciosa um livro que só não terminei antes por falta de tempo. Recomendo a todos os fãs do gênero.

Henrique Fornasari 14/06/2020

De arrepiar!!!
Por se tratar de um clássico do horror, quis aproveitar da melhor forma possível essa viagem ao caso de Regan MacNeil. Escolhi ler essa obra durante a madrugada e de luzes apagadas (li no Kindle) para uma imersão 100% assustadora.

Realmente me fez sentir medo, mas, não conseguia parar de ler. Narrativa viciante e excelente para quem gosta de sentir aquele frio na espinha.

tha 18/01/2022

Não esperava gostar tanto desse clássico. Ele tem uma escrita simples e foi muito rápido de ler. Na minha cabeça iria ser uma leitura difícil e foi totalmente ao contrário. A história me prendeu muito e acho que isso se deu muito pelo fato de eu nunca ter visto o filme, então é uma história totalmente nova para mim.

jraulim 29/12/2021

Se estiver se sentindo sozinho...
... leia esse livro. Você nunca mais se sentirá sozinho novamente. O terror psicológico aqui está aliado ao terror real. Qualquer barulho do gelágua na sua cozinha fará você rezar o credo em voz alta.
Fernanda.Queiroz 29/12/2021minha estante
Jesus me defenderai kkkkk

jraulim 29/12/2021minha estante
Tem que ter coragem ?

b3li.notess 12/09/2023

Que loucuraa.
Eu achei a narrativa do livro muito boa, a leitura é super imersiva e o autor descreve tudo com muitos detalhes, o que torna tudo mais profundo e intrigante. É de arrepiar.
Adorei a leitura, me deixou perplexa.

Kate @entrelivrosediscos 05/04/2021

Selo: Livros que dá pra morrer sem ler
Não me arrependo de comprar a edição linda, mas dá mesmo pra morrer sem ler. Aprendi sobre cinema, sobre missa negra, sobre a vida dos padres, até sobre cigarro sem filtro, mas o exorcismo que é bom dura 2 segundos. Onde eu esperava medo, recebi cenas apelativamente nojentas e senti pena o livro inteiro da coitada da menina de 12 anos.

Ainda sim, no final, acabei me vendo um pouco envolvida na história e terminei bem triste.
Luly @projetocabeceira 05/04/2021minha estante
Kkk tadinha da Regan

Kate @entrelivrosediscos 06/04/2021minha estante
to até agora com dó das coisas que a coitada passou

Sebo Gato Bibliotecário 23/03/2021

Mãe burra
O exorcista: livro, é aquele tipo que começa a ler e não dá pra largar mais. Só não virei a noite lendo porque minha visão ficava embaralhada de sono. O livro contem 13 capítulos divididos em quatro partes incluindo prólogo e epílogo. A primeira parte, achei um pouco enrolado, porque fala um pouco do padre damien karras e da vida de Regan e sua mãe Chris. Eu só pensei numa única coisa ao ler o livro: quem é que da um tabuleiro ouija pra uma criança brincar? MULHER ESTÚPIDA! A partir da segunda parte, o história fica interessante, o detetive é o personagem mais chato do livro. Senti pena dos médicos. Bem feito que a chris teve a filha possuída por um demônio, tabuleiro ouija NÃO é brinquedo! A terceira parte é a avaliação do padre onde possessão e sintomas psiquiátricos se misturam em Regan. A quarta parte é o exorcismo por um segundo padre Merrin. Achei a historia se alongou em tres partes e o melhor momento terminou em menos de 100 paginas. Senti um certo preconceito pelo ateísmo. Essa edição é mais simples e com a capa do filme, mas tem outras com capa dura com edições mais bonitas.
Benny Carvalho 23/03/2021minha estante
Tenho vontade de adquirir a obra... Acho massa a história....

Thaisa 19/10/2020

Chris MacNeil é uma estrela em ascensão, trabalhando como atriz e vivendo em Georgetown com sua filha de 12 anos, a doce Regan. Elas tem uma ótima relação - e Regan é uma menina feliz, inteligente, gentil, criativa e cheia de imaginação.
No entanto, sem motivos aparentes, a garota passa a apresentar comportamentos atípicos e assustadores, que envolvem transformações grotescas em sua personalidade, em sua mente e em seu corpo.
Acreditando ser algum distúrbio de ordem mental, Chris busca ajuda dos mais diversos médicos... Mas quando todos os tratamentos falham, sobra apenas uma possibilidade bizarra: a de que Regan tenha sido possuída por um demônio - e apenas Damien Karras, um padre com uma fé bem abalada, será capaz de auxiliar essa família.
"O Exorcista" é uma trama mais conhecida por sua adaptação cinematográfica: apesar do filme não ter me causado grandes sensações quando assisti na adolescência, o livro me provocou arrepios e me deixou extremamente intrigada; o autor reinventa o gênero quando dá profundidade aos personagens e à história, enriquecendo um livro que poderia ter sido só um grande clichê sobre possessão. O mais assustador aqui, pra mim, não é o aspecto sobrenatural da obra, mas as perspectivas que englobam a realidade, como a fragilidade da consciência, a perda de controle, o medo do desconhecido e as várias dicotomias como vida e morte, saúde e doença e bondade e maldade.
Com passagens conflitantes e aflitivas, cenas chocantes de tirar o fôlego, questionamentos interessantíssimos sobre crenças e dogmas, pensamentos acerca de crianças cruéis e o desespero máximo de uma mãe que tenta se agarrar aos últimos fios de esperança afim de salvar sua filha, Blatty criou um clássico do horror que, com certeza, continuará a aterrorizar seus leitores por muitas décadas...

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

site: https://www.instagram.com/livre_em_livros/

Debora.Alves 27/07/2022

Um icônico clássico do terror
Confesso que me surpreendi bastante com a leitura de "O Exorcista". Assisti o filme na minha adolescência, que me deixou traumatizada por um bom tempo. E de vez em quando vem aquela perturbação, pois o filme é bastante explícito e assustador.

Mas a leitura foi bem fácil de fluir, e te dá vontade de ler até o fim de uma só vez. Diferente do filme, achei o livro bem melhor explicado e bem menos assustador. O livro é mais tenso do que assustador, com uma pegada de suspense com thriller policial, que me remeteu aos clássicos "O Bebê De Rosemary" e "O Silêncio Dos Inocentes". É uma ótima recomendação para os fãs do gênero.

Jennefer8 17/01/2021

Igual o filme
Comecei a ler, mas não cheguei nem na página 30 para já me cansar dele, ele é IGUAL o filme (O antigo) se você assistiu o filme, nem precisa ler. ÓBVIO que o livro sempre tem mais coisas que o filme, mas para mim foi bem tedioso (tanto que demorei quase 3 meses para ler)

Arthur 10/08/2023

é um testamento ao poder desse livro o fato de que, assim que terminei de ler anos atrás, amarrei numa sacolinha de mercado e taquei dentro do guarda-roupa; lá ele permaneceu e fui encontrar numas arrumações, tempos depois — e o ímpeto foi de imediatamente devolver esse necromicon pras profundezas de onde jamais deveria ter saído kkk clássico sem precedentes e assustador no nível da alma

Pedro 01/06/2022

Impactado até agora!
Um excelente filme só poderia ter vindo de um excelente livro. PQP, estou mexido pela leitura desse livro espetacular até agora. E as diferenças entre livro e filme (algumas bem substanciais, inclusive!) de forma alguma te fazem ter raiva, mas te fazem ver a obra sob uma outra perspectiva, ainda mais rica e provocativa. O conflito entre fé e ciência é bem mais explorado no livro do que no filme, e é disso que estou falando, hehehe. Esse é um daqueles livros que te fazem ter a famosa "ressaca literária," pois você realmente fica se perguntando se um dia lerá um livro de terror tão bom quanto esse. Enfim, recomendo a leitura sem nenhuma ressalva, só se jogue no universo da trama, se tiver coragem...