O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Helder 15/09/2021

De tantas cenas que havia visto, jurava que já tinha visto o filme, mas ao ler o livro descobri que não! rsrs

Foi uma grande surpresa, mas confesso que não achei tããããooo assustador assim afinal de contas. Apenas gostaria de relatar aqui só para que fique registrado hehe

Esse livro está na minha lista de leitura há anos, e da primeira vez que peguei para ler, deixei o livro ao lado da cama. Resultado, tive um pesadelo com o "cão"! No dia seguinte desisti, deixei para ler mais para frente. kkk

Desta vez, apesar de ter o livro na estante, resolvi ler o eBook. Mas foi só ter a intenção de começar a ler que coisas estranhas aconteceram em casa. Meu filho de 4 anos teve um pesadelo com um homem de preto que tentava pegá-lo. E minha esposa também teve um pesadelo e (eu estava lendo do lado dela e presenciei) ela ficou tentando se mexer e gritar por socorro e não conseguia, como que paralisada na cama por alguns instantes... foi no mínimo bizarro!

Aproveitei para fazer algumas orações pq mal não faz, né?!

Bem, dito isso, o livro em si é bastante interessante. Só não era exatamente o que eu imaginava.
Quase 50% do livro é a mãe buscando nos médicos alguma solução para o caso da filha, que só vai piorando. Até os 88% é o padre tentando provar/acreditar que a menina precisava ser exorcizada. O exorcismo mesmo ocorre muito rapidamente e, confesso que achei o final muito ruim.

Fora que durante boa parte do livro se comenta a respeito de uma galera que estava profanando igrejas, com depredação e missas negras, até chegam a cogitar alguns envolvidos, mas depois o assunto é completamente esquecido e fica sem resolução.

No geral a leitura é fluida, o autor escreve muito bem e a tradução que li estava quase 100%, com algumas pequenas falhas relacionadas às orações e uma vez que foi traduzido o termo "Padre" (Father) para "pai". No contexto da frase deveria ter deixado padre mesmo, enfim...

Com certeza recomendo, já que esta obra é bastante icônica na cultura pop. Contudo, para efeito de conhecimento de como é um processo de exorcismo de verdade, sugiro ler a Summa Daemoniaca do Padre Fortea ou outras obras mais aprofundadas.

Henrique Fornasari 14/06/2020

De arrepiar!!!
Por se tratar de um clássico do horror, quis aproveitar da melhor forma possível essa viagem ao caso de Regan MacNeil. Escolhi ler essa obra durante a madrugada e de luzes apagadas (li no Kindle) para uma imersão 100% assustadora.

Realmente me fez sentir medo, mas, não conseguia parar de ler. Narrativa viciante e excelente para quem gosta de sentir aquele frio na espinha.

daniele 18/06/2020

Horror de qualidade
Não sou fã de terror, não vi o filme e nem pretendo ver... mas após tantas indicações resolvi arriscar.

O livro é impecável, os diálogos são incríveis...
Traz várias reflexões mas o ponto forte foi a empatia que criei com os personagens, todo o sofrimento foi compartilhado. Recomendo!
Tiago 19/06/2020minha estante
O filme foi feito pra ser terror puro. O livro é mais um suspense e policial. Se fosse para escolher prefiro o livro, os diálogos entre o padre e a Regan possuída é fantástico! O filme merece sua fama pois até hoje é um dos mais assustadores.

pascalevm 15/10/2023

Classicão
Já assisti ao filme várias vezes, e sim, é um filme de terror chocante. Mas, o livro, é um drama muito bem escrito. Você não sente medo em momento algum, mas empatia pelo sofrimento dos personagens. No filme, a Regan é a personagem de destaque, porém no livro, o Pe. Karras é notadamente o protagonista. O detetive é um pé no saco, aff. Quem tem medo de ler esse, pode ler tranquilo. Classicão dos livros de terror e muito e escrito.

Sakurazuka 21/10/2021

Um surto
Não pensei que fosse amar tanto esse livro, as cenas que o autor descreve e o modo que ele conduz a história é extraordinário demais. Cada detalhe, as partes dos estudos psicológicos e das possessões, o modo da visão científica e religiosa. Simplesmente uma obra prima.

Jennefer8 17/01/2021

Igual o filme
Comecei a ler, mas não cheguei nem na página 30 para já me cansar dele, ele é IGUAL o filme (O antigo) se você assistiu o filme, nem precisa ler. ÓBVIO que o livro sempre tem mais coisas que o filme, mas para mim foi bem tedioso (tanto que demorei quase 3 meses para ler)

Henrique Vaz Martins 14/10/2023

Clássico que faz justiça ao status!!! O exorcista não é um livro que te dar sustos... É um livro que vai te causar uma inquietação profunda direto da sua alma

Rafa 15/03/2020

Leitura extremamente envolvente!
Adorei a narrativa do autor! Fácil entendimento até para um assunto que acredito que seja bem complexo e te pouco entendimento!

Debora.Alves 27/07/2022

Um icônico clássico do terror
Confesso que me surpreendi bastante com a leitura de "O Exorcista". Assisti o filme na minha adolescência, que me deixou traumatizada por um bom tempo. E de vez em quando vem aquela perturbação, pois o filme é bastante explícito e assustador.

Mas a leitura foi bem fácil de fluir, e te dá vontade de ler até o fim de uma só vez. Diferente do filme, achei o livro bem melhor explicado e bem menos assustador. O livro é mais tenso do que assustador, com uma pegada de suspense com thriller policial, que me remeteu aos clássicos "O Bebê De Rosemary" e "O Silêncio Dos Inocentes". É uma ótima recomendação para os fãs do gênero.

pineberry 09/06/2021

O Exorcista
Eu sei que tem muita gente que diz que tem medo desse livro e nunca o leria pensando no trauma que o filme causou, mas eu não achei esse livro assustador em nenhum momento. Ele tem momentos bizarros, pornográficos e de causar desconforto, mas de assustar mesmo não é, até pq o exorcismo em si vai acontecer lá pelos 84% do livro apenas.
A escrita flui muito fácil, me parecia quase um roteiro de filme de tão curtinhos os parágrafos e descrições em frases pequenas.
O livro é muito mais do que só sobre a possessão e o exorcismo, tem muita conversa sobre transtornos psicológicos, traumas, família e até uma investigação policial.
O Exorcista Merrin apareceu pouco e falou pouco, mas quando se abriu para contar sobre seu momento de dúvida da fé, foi uma passagem muito marcante. E o Padre Karras é incrível.
Eu gostei muito de ter lido (apesar que fiquei tisti no final, eu amei muito alguns personagens) e recomendo que quem tem vontade de ler, mas não leu ainda por medo, vá em frente sim.
Jéssica 10/06/2021minha estante
Ai que resenha linda!!! Juro que vou dar uma chance pra ele (e pra mim).

pineberry 10/06/2021minha estante
ahhh amei

Ju 23/09/2022

Inimigo de muitas personalidades
Eu já tinha assistido ao filme alguns anos atrás, mas não me lembrava da história em detalhes, com certeza algumas coisas são diferentes no filme, como acontece com a maioria das adaptações, mas tanto o livro quanto o filme são muito bons.
Li sem esperar nada, não costumo ler livros de terror e com certeza não imaginei que a história fosse me pegar tanto.
Os personagens são carismáticos, a história tem um bom ritmo, e você quer saber o que vai acontecer.
Gostei muito dos estudos sobre transtornos psicológicos, achei que deixou a história muito mais interessante, do que já partir para o lado religioso.
Foi uma ótima leitura, e fiquei sabendo que o livro teve continuação, espero que seja tão cativante quanto o primeiro.

Mfarits 30/10/2020

Envolvente!
Achei bem imersivo. Quando você para pra analisar ?Nossa, esses acontecimentos são com uma criança.?, eu recomendo que você não vá ler só pra dizer ?Ah, eu aguento terror? ou só para se assustar. Além disso, a história é bem rica. Olhem com empatia, é bem triste. Uma ótima leitura!