O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Le 10/07/2022

O exorcista
Nos poucos casos que o filme é tão bom quanto o livro, O exorcista se supera em ambos. Não sei qual gosto mais, já que o filme é bem fiel a obra. A escrita é deliciosa um livro que só não terminei antes por falta de tempo. Recomendo a todos os fãs do gênero.

Henrique Fornasari 14/06/2020

De arrepiar!!!
Por se tratar de um clássico do horror, quis aproveitar da melhor forma possível essa viagem ao caso de Regan MacNeil. Escolhi ler essa obra durante a madrugada e de luzes apagadas (li no Kindle) para uma imersão 100% assustadora.

Realmente me fez sentir medo, mas, não conseguia parar de ler. Narrativa viciante e excelente para quem gosta de sentir aquele frio na espinha.

tha 18/01/2022

Não esperava gostar tanto desse clássico. Ele tem uma escrita simples e foi muito rápido de ler. Na minha cabeça iria ser uma leitura difícil e foi totalmente ao contrário. A história me prendeu muito e acho que isso se deu muito pelo fato de eu nunca ter visto o filme, então é uma história totalmente nova para mim.

jraulim 29/12/2021

Se estiver se sentindo sozinho...
... leia esse livro. Você nunca mais se sentirá sozinho novamente. O terror psicológico aqui está aliado ao terror real. Qualquer barulho do gelágua na sua cozinha fará você rezar o credo em voz alta.
Fernanda.Queiroz 29/12/2021minha estante
Jesus me defenderai kkkkk

jraulim 29/12/2021minha estante
Tem que ter coragem ?

b3li.notess 12/09/2023

Que loucuraa.
Eu achei a narrativa do livro muito boa, a leitura é super imersiva e o autor descreve tudo com muitos detalhes, o que torna tudo mais profundo e intrigante. É de arrepiar.
Adorei a leitura, me deixou perplexa.

Kate @entrelivrosediscos 05/04/2021

Selo: Livros que dá pra morrer sem ler
Não me arrependo de comprar a edição linda, mas dá mesmo pra morrer sem ler. Aprendi sobre cinema, sobre missa negra, sobre a vida dos padres, até sobre cigarro sem filtro, mas o exorcismo que é bom dura 2 segundos. Onde eu esperava medo, recebi cenas apelativamente nojentas e senti pena o livro inteiro da coitada da menina de 12 anos.

Ainda sim, no final, acabei me vendo um pouco envolvida na história e terminei bem triste.
Luly @projetocabeceira 05/04/2021minha estante
Kkk tadinha da Regan

Kate @entrelivrosediscos 06/04/2021minha estante
to até agora com dó das coisas que a coitada passou

Sebo Gato Bibliotecário 23/03/2021

Mãe burra
O exorcista: livro, é aquele tipo que começa a ler e não dá pra largar mais. Só não virei a noite lendo porque minha visão ficava embaralhada de sono. O livro contem 13 capítulos divididos em quatro partes incluindo prólogo e epílogo. A primeira parte, achei um pouco enrolado, porque fala um pouco do padre damien karras e da vida de Regan e sua mãe Chris. Eu só pensei numa única coisa ao ler o livro: quem é que da um tabuleiro ouija pra uma criança brincar? MULHER ESTÚPIDA! A partir da segunda parte, o história fica interessante, o detetive é o personagem mais chato do livro. Senti pena dos médicos. Bem feito que a chris teve a filha possuída por um demônio, tabuleiro ouija NÃO é brinquedo! A terceira parte é a avaliação do padre onde possessão e sintomas psiquiátricos se misturam em Regan. A quarta parte é o exorcismo por um segundo padre Merrin. Achei a historia se alongou em tres partes e o melhor momento terminou em menos de 100 paginas. Senti um certo preconceito pelo ateísmo. Essa edição é mais simples e com a capa do filme, mas tem outras com capa dura com edições mais bonitas.
Benny Carvalho 23/03/2021minha estante
Tenho vontade de adquirir a obra... Acho massa a história....

Thaisa 19/10/2020

Chris MacNeil é uma estrela em ascensão, trabalhando como atriz e vivendo em Georgetown com sua filha de 12 anos, a doce Regan. Elas tem uma ótima relação - e Regan é uma menina feliz, inteligente, gentil, criativa e cheia de imaginação.
No entanto, sem motivos aparentes, a garota passa a apresentar comportamentos atípicos e assustadores, que envolvem transformações grotescas em sua personalidade, em sua mente e em seu corpo.
Acreditando ser algum distúrbio de ordem mental, Chris busca ajuda dos mais diversos médicos... Mas quando todos os tratamentos falham, sobra apenas uma possibilidade bizarra: a de que Regan tenha sido possuída por um demônio - e apenas Damien Karras, um padre com uma fé bem abalada, será capaz de auxiliar essa família.
"O Exorcista" é uma trama mais conhecida por sua adaptação cinematográfica: apesar do filme não ter me causado grandes sensações quando assisti na adolescência, o livro me provocou arrepios e me deixou extremamente intrigada; o autor reinventa o gênero quando dá profundidade aos personagens e à história, enriquecendo um livro que poderia ter sido só um grande clichê sobre possessão. O mais assustador aqui, pra mim, não é o aspecto sobrenatural da obra, mas as perspectivas que englobam a realidade, como a fragilidade da consciência, a perda de controle, o medo do desconhecido e as várias dicotomias como vida e morte, saúde e doença e bondade e maldade.
Com passagens conflitantes e aflitivas, cenas chocantes de tirar o fôlego, questionamentos interessantíssimos sobre crenças e dogmas, pensamentos acerca de crianças cruéis e o desespero máximo de uma mãe que tenta se agarrar aos últimos fios de esperança afim de salvar sua filha, Blatty criou um clássico do horror que, com certeza, continuará a aterrorizar seus leitores por muitas décadas...

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

site: https://www.instagram.com/livre_em_livros/

Debora.Alves 27/07/2022

Um icônico clássico do terror
Confesso que me surpreendi bastante com a leitura de "O Exorcista". Assisti o filme na minha adolescência, que me deixou traumatizada por um bom tempo. E de vez em quando vem aquela perturbação, pois o filme é bastante explícito e assustador.

Mas a leitura foi bem fácil de fluir, e te dá vontade de ler até o fim de uma só vez. Diferente do filme, achei o livro bem melhor explicado e bem menos assustador. O livro é mais tenso do que assustador, com uma pegada de suspense com thriller policial, que me remeteu aos clássicos "O Bebê De Rosemary" e "O Silêncio Dos Inocentes". É uma ótima recomendação para os fãs do gênero.

Sakurazuka 21/10/2021

Um surto
Não pensei que fosse amar tanto esse livro, as cenas que o autor descreve e o modo que ele conduz a história é extraordinário demais. Cada detalhe, as partes dos estudos psicológicos e das possessões, o modo da visão científica e religiosa. Simplesmente uma obra prima.

Jennefer8 17/01/2021

Igual o filme
Comecei a ler, mas não cheguei nem na página 30 para já me cansar dele, ele é IGUAL o filme (O antigo) se você assistiu o filme, nem precisa ler. ÓBVIO que o livro sempre tem mais coisas que o filme, mas para mim foi bem tedioso (tanto que demorei quase 3 meses para ler)

Arthur 10/08/2023

é um testamento ao poder desse livro o fato de que, assim que terminei de ler anos atrás, amarrei numa sacolinha de mercado e taquei dentro do guarda-roupa; lá ele permaneceu e fui encontrar numas arrumações, tempos depois — e o ímpeto foi de imediatamente devolver esse necromicon pras profundezas de onde jamais deveria ter saído kkk clássico sem precedentes e assustador no nível da alma

Pedro 01/06/2022

Impactado até agora!
Um excelente filme só poderia ter vindo de um excelente livro. PQP, estou mexido pela leitura desse livro espetacular até agora. E as diferenças entre livro e filme (algumas bem substanciais, inclusive!) de forma alguma te fazem ter raiva, mas te fazem ver a obra sob uma outra perspectiva, ainda mais rica e provocativa. O conflito entre fé e ciência é bem mais explorado no livro do que no filme, e é disso que estou falando, hehehe. Esse é um daqueles livros que te fazem ter a famosa "ressaca literária," pois você realmente fica se perguntando se um dia lerá um livro de terror tão bom quanto esse. Enfim, recomendo a leitura sem nenhuma ressalva, só se jogue no universo da trama, se tiver coragem...