Coração de Espinhos

Coração de Espinhos Hadassa M. Vaz

Resenhas - Coração de Espinhos

Entre Linhas e Resenhas 03/02/2020

Resenha Entre Linhas e Resenhas
Janaína e Henrique, são obrigados a tomar uma decisão difícil. Jovens demais para criar uma criança, entregam seu filho à adoção. Anos se passam, o destino separou o casal, e agora, Jana, tenta de tudo para conhecer seu filho, mas para isso, irá precisar da ajuda de Henrique. Após todos estes anos, será que o amor irá ajudá-los a recuperar aquilo que foi perdido?
Neste conto, temos reencontros, recomeços, primeiro amor e perdão. Com uma história rápida e envolvente, aprendemos que nunca é tarde para segundas chances.
A escrita da autora é simples e fluída. Para quem gosta de contos rápidos, recomendo a leitura.

site: @entrelinhaseresenhas

Greice Kelly 03/02/2020

Uma leitura leve e rápida, que aborda temas delicados.
" Coração de Espinhos" nos traz a histórias de Janaína Pascoal e Henrique Muniz que eram apenas um jovem casal de namorados, quando se descobriram grávidos.Dois adolescentes com um futuro inteiro pela frente e nenhuma noção de como lidar com uma criança nessa altura de suas vidas e então, pensando no que era melhor para a criança, ambos decidiram entregá-la para a adoção, mas o peso dessa escolha os fizeram se afastar e terminar.
Após a separação cada um seguiu seu caminho. Jana tentou seguir em frente mas a dor que carregava por ter entregue seu bebe para a adoção a torturou por anos, então decidida a dar um fim a sua angustia ela procura ajuda para tê-lo de volta.Ela só não contava que iria precisar da ajuda de seu ex para conseguir achar seu filho.
Após 5 anos separados Jana e Henrique voltam a se encontrar e acabam descobrindo que apesar da distancia e do abismo que a decisão de entregar o filho para a adoção criou entre eles, o amor que achavam não existir mais esteve ali o tempo todo, apenas adormecido e ferido pela dor causada pelos erros do passado.
É uma leitura leve e rápida, que aborda um tema delicado como a gravidez na adolescência, a difícil realidade de ter que abrir mão da criança mesmo contra a vontade,apenas por não ter o apoio necessário para arcar com essa responsabilidade, e também as consequências que essa escolha pode trazer para a vida desses adolescentes.
A escrita da autora é fluida , a diagramação do livro está ótima, mas acredito que a história poderia ter se desenvolvido um pouco mais, talvez por ser um conto eu tenha ficado com a sensação de que faltou algo. No final me pareceu que o foco da história era apenas o romance entre o jovem casal e não a busca pelo filho "perdido", como a sinopse e o inicio do livro nos faz pensar.
Bom para mim não funcionou da forma como esperava, mas isso não quer dizer que é uma leitura ruim, algumas outras pessoas também leram e gostaram muito, e tiveram uma opinião diferente da minha, então recomendo que leiam para tirarem suas próprias conclusões.

site: https://www.instagram.com/_livros_da_greice/

Sy Dantas 12/12/2019

Resenha
Título: Coração de espinhos| Autor: Hadassa M. Vaz| Editora: Sekhmet | n? de pág: 61| Ano de publicação: 2019| Nota: 5?
O livro conta a história de Jana e Henrique e a difícil decisão que tomaram sobre o bebezinho deles. E como essa decisão afetou o relacionamento deles. ( não irei falar muito se não terá spoiler)
Ele é bem curtinho e gostosinho de ler, rapidinho você termina ele, no inicio do livro a autora liberou uma playlist de músicas no YouTube e a cada novo capitulo tem um trecho. A autora tem uma escrita muito fluída, não fica enrolando para terminar, o enredo me prendeu do começo ao fim. Li em quase 2 horas (pausando para dar atenção ao baby Luiz). Eu com toda certeza recomendo esse livro para todos, especialmente para aqueles que querem um livro rápido e interessante. .

Micha 12/12/2019

Amor verdadeiro
Janaína tinha 15 anos e Henrique tinha 17, quando tiveram um filho e resolveram entregá-lo para a assistência social colocar para adoção, penando que estavam fazendo o melhor para todos.

Um ano depois, o arrependimento bateu forte nos dois e a tristeza tomou conta deles. O namoro não resistiu a tanto sofrimento, e eles terminaram e não se viram mais.

Até que, 4 anos depois, Jana ainda pensava diariamente no filho, é contratou uma advogada para tentar ter o filho de volta, iniciando a busca por ele.

Ao chegar num menino que tinha a possibilidade de ser o filho dela, a advogada diz que Jana precisa entrar em contato com Henrique para fazerem exame de DNA.

O encontro dos dois serviu para eles verem que o amor e a atração que sentiam um pelo outro, desde a adolescência, ainda era forte e, juntos, foram em busca do filho que tiveram.

Uma linda historia de amor, com arrependimento e sofrimento, mostrando que o amor verdadeiro resiste ao tempo e a distância, mas que nem tudo é do jeito que sonhamos e nem todos os finais são felizes.

Amei demais. Livro curtinho, rápido de ler, não dá vontade de parar até que a história termine. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/estantedamicha

Flavia Pedroso 05/12/2019

Que livro surpreendente
Que conto profundo. Não sou uma pessoa de ler contos ou antologias, mas depois que criei esse instagram tenho saído mais da minha zona de conforto e lido mais livros que não leria normalmente.
E esse conto me mostrou que mesmo quando a situação é difícil e mesmo se arrependendo depois de uma decisão que no momento você achou mais acertada, sempre existe um jeito de reverter e correr atrás e ser feliz. O importante é nunca perder as esperanças e correr atrás do que se deseja.
Adorei o conto, li tão rapidinho, na ida pro meu trabalho e recomendo a todos para ter uma reflexão a cerca de como nossas escolhas moldam nossa vida.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 04/12/2019

“Então eles se afogaram juntos… E se afastaram”
"Coração de Espinhos" é um daqueles livros que trazem uma temática delicada, mas sem medo de ir direto ao ponto. Logo de cara, portanto, nos deparamos com Jana, uma adolescente de 15 anos que está grávida de Henrique, seu namorado de 17 anos. Esta, porém, não é uma história sobre um garoto que abandona sua namorada ao descobrir que ela está grávida, ou então sobre pais adolescente irresponsáveis. Muito pelo contrário, "Coração de Espinhos" fala sobre uma difícil escolha que esses dois adolescentes tiveram de fazer: a de colocar o filho para adoção, pois não teriam condições de criá-lo como gostariam, e também porque os pais de Jana não os apoiariam.
É muito bacana acompanhar o crescimento desses dois protagonistas e ver os rumos que as histórias deles vão tomando. "Coração de Espinhos" é um livro extremamente curto e denso e que, além de ser direto, retrata algo que nem sempre é explorado em histórias que falam sobre gravidez na adolescência.

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/2019/12/04/2352/

Fernanda Barroso 03/12/2019

Resenha do @literaleitura
Coração de Espinhos mostra o crescimento das personagens de forma profunda, apesar de ser um conto. Toda a história acontece em poucas páginas, mas, ao mesmo tempo, mostra tanto das personagens, seus dilemas, seus medos e seu amadurecimento, que não fica faltando nada. A autora consegue mostrar a juventude nas ações de Jana e Henrique no momento certo e também o ponto exato em que a jovem começa a mudar, crescer e lidar com sua dor, que a acompanha durante anos.

Foi maravilhoso acompanhar como eles passaram a lidar com seus sentimentos conforme o tempo passava e, a melhor parte, como algumas coisas não mudavam, apesar da mudança de cada um, o que mostrou que o que é de verdade, só precisa do momento certo e do jeito certo de se iniciar.

É uma leitura rápida, com uma diagramação que combina perfeitamente com a história tanto quanto com leitura. Encontrei poucos desvios gramaticais, mas nada que me incomodasse ou fizesse a leitura perder seu efeito sobre mim. Se gosta de um romance que aquece o coração e faz ter esperança, super indico Coração de Espinhos.

site: http://literaleitura2013.blogspot.com/2019/12/resenha-coracao-de-espinhos.html

Luna e o caos 25/11/2019

Coração de espinhos
O livro inicia com uma difícil decisão e aos poucos o leitor compreende o peso da situação: um casal adolescente com um filho sendo entregue à adoção. Henrique e Janaína enfrentam a situação e tentam se convencer, em silêncio, que esta é a melhor decisão pois são ambos jovens e dependentes dos pais, como tantos que enfrentam a mesma realidade ao redor do mundo.
Após a adoção, temos uma breve visão da relação do casal, claramente indo de mal a pior pois não conseguem mais se ver e não lembrar toda a dificuldade da gravidez em geral.
Eles terminam em uma briga e anos depois precisam se reencontrar pois Jana luta para reaver seu filho e precisa da ajuda de Henrique por conta dos termos legais.
O livro/conto é breve mas tocante, os temas abordados como a dificuldade em se separar de um filho, o desejo de reencontro e a realidade de pais jovens demais são reais e palpáveis, muito bem explicados numa escrita boa e repleta de sentimento. O livro fala sobre como, ao perder seu filho e um amor, Janaína muitas vezes sente que perdeu a si mesma e a única forma de talvez se sentir completa novamente é, ao menos, podendo conhecer o filho.

Fran 22/11/2019

IG @rassumido
Jana e Henrique eram um casal jovem quando descobriram que iriam ser pais. Apesar de cada um ter dentro de si a vontade de ficar com a criança, algo fora os influenciava. O medo de não serem bons, a juventude que estava apenas começando e a vontade contrária dos pais dela.
Eles queriam gritar e lutar para criar aquele bebezinho, mas foram silenciados por seus medos. Só que isso foi um peso grande demais para carregar e acabou ficando entre o relacionamento dos dois, que não teria outro fim a não ser a separação. Apesar do amor que sempre sentiam um pelo outro.
Henrique se didicou aos esportes radicais e tentou não se relacionar com mais ninguém, pois aquilo seria um fardo pesado demais para carregar.
Jana também tentou seguir, mas o peso na sua consciência fez com ela procurasse a ajuda de uma detetive para ter de volta aquilo que lhe foi tomado.
No meio desses conflitos mentais, os dois voltam a se encontrar e mesmo cada um tentando se convencer que seria em prol do filho, algo que estava adormecido começa a reaparecer.
A história é fofa. Os protagonistas são fortes, apesar da idade e de tudo que passaram. A escrita da autora é leve e gostosa, o denserolar da história é incrível e conseguiu deixar na gente um gostinho de quero mais. Quem sabe né? Convido vocês a conhecerem os espinhos que estão no caminho da Jana e do Henrique.
? O que mais gostei? A atitude da mãe de Henrique. (Vocês vão entender quando ler)
? O que menos gostei? O final. Eu queria mais... muito mais... mas a autora gosta desses finais com reticências...
? O auge do livro? O encontro dos dois para tentar recuperar o filho.