Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

cris.leal 24/05/2020

Prende pelo incômodo...
Este é o tipo de livro que nos prende pelo desconforto. Conta a história de Vanessa que, aos 15 anos, estuda em um conceituado colégio interno, onde é seduzida e molestada por um professor 27 anos mais velho que ela. Predador sexual e manipulador, o professor de inglês Jacob Strane percebe a solidão, a carência e a necessidade desesperada de Vanessa por atenção e, assim, se aproxima com elogios que a fazem se sentir especial e cortejada. Valorizada, Vanessa aceita a aproximação cada vez maior e mais íntima do Sr. Strane.

Já adulta, ela leva uma vida autodepreciativa, desorganizada e ainda atrelada ao velho professor, com quem mantém encontros esporádicos. Instigada por ele, ela não se vê como vítima de abuso sexual. Ao contrário disso, ela se reconhece como facilitadora porque o desejou e escolheu entrar em um relacionamento com ele. Ela não entende que foi manipulada para agir assim. Mesmo quando o professor é acusado de abuso por outras alunas, Vanessa continua protegendo ele, protegendo sua “história de amor", confirmando sua ótica distorcida da situação.

Acabei o livro ontem, mas a trama ainda está ecoando em mim. É perturbador ver a protagonista romantizar o abuso que sofreu. É devastador vê-la incapaz de encarar a verdade e construir a vida ao redor de um amor que nunca existiu. A leitura é difícil, pede um tempo às vezes, mas é impossível de largar.

site: https://www.newsdacris.com.br/2020/05/resenha-minha-sombria-vanessa-de-kate.html
Kivia 24/05/2020minha estante
Estou lendo ainda.. mas realmente é um livro que te tira da zona de conforto

cris.leal 24/05/2020minha estante
Concordo com vc, Kivia. Pra equilibrar meu emocional vou ler algo bem leve agora. ?

Kivia 24/05/2020minha estante
Não estou conseguindo ler ele direto, estou intercalando com outro livro! Mas, vale muito a pena.

Lívia Gusson 26/05/2020minha estante
Acabei de receber ele, ansiosa pra ler

cris.leal 26/05/2020minha estante
Respira fundo e vai nessa, Lívia! ?

Helder 26/05/2020minha estante
Terminei agora. Perturbador mesmo. Difícil não achar que é uma autobiografia, devido a qtde de sentimentos que este texto nos traz.

cris.leal 26/05/2020minha estante
Eu também achei, Helder! Por causa disso voltei mais de uma vez ao prefácio pra ler a frase da autora afirmando que aquela era uma obra de ficção.

patriciamaffei 26/05/2020minha estante
Estou na metade, não consigo parar de ler. Tenho hábito de ler mais de um livro, mas não estou conseguindo.

cris.leal 27/05/2020minha estante
Senti a mesma coisa, Patrícia!

Milena.Silva 05/06/2020minha estante
Eu não gostei desse livro

cris.leal 06/06/2020minha estante
É um assunto realmente muito pesado.

Suellen.Biliato 10/06/2020minha estante
Realmente perturbador e apesar (ou em razão disso), impossível parar de ler. Quantas Vanessas ou Stranes conhecemos e não nos demos conta?

cris.leal 10/06/2020minha estante
Verdade, Sellen! Dá uma tristeza pensar nisso, né.

Auud Herself 10/06/2020minha estante
Muito boa sua resenha !!!
Parabéns
Vou ler em breve.

Taty 20/06/2020minha estante
Estou lendo mas é mesmo perturbador vc como leitor ver ela pensar que é amor e ficar com raiva por ve- la sendo manipulada, dá muita raiva.

Alinne Morais @sistersbookaholic 08/07/2020minha estante
A melhor resenha que li sobre esse livro, parabéns.

cris.leal 11/07/2020minha estante
Valeu, Alinne! ;)

Pati 19/07/2020minha estante
Realmente, tem algumas passagens do livro, que me deixou bem desconfortável, como o fato de ela nunca admitir que foi manipulada, que nunca existiu amor nenhum.

cris.leal 20/07/2020minha estante
Concordo!

Jhenny 31/07/2020minha estante
Terminei de ler ontem, e poxa... Eu me senti muito constrangida com as atitudes do Professor. Porque para mim entender uma história literária, não tem graça se eu não entrar no lugar da personagem, e depois que entendi qual o significado de tudo aquilo... Me senti mal demais por ela, em questão de não enteder que aquilo que ela viveu com ele nunca foi amor e sim ABUSO de todas as partes, em todos os sentidos. O Strane abusou dela não só fisicamente, mas também psicologicamente e ela nunca pensou diferente em relação a ele. As vezes ela tinha um sentimento diferente do dele, mas não se atrevia o contradizer, talvez por medo de estar enganada? Medo de que ele se afastasse por pensar que ela está exagerando?. Foi muito intenso. Mas o livro é bom demais e o potencial dele é autissímo.

Júlia 17/08/2020minha estante
Esse livro mexeu muito comigo!!!! Um dos melhores de 2020, com certeza!

Luh 24/08/2020minha estante
Quando fui avaliar esse livro JURO que fiquei na dúvida se era bom ou perfeito, porém as palavras que você usou para identificar essa leitura é exatamente o que eu senti, me prendeu pelo desconforto que me causou.

Ferreira.Souza 14/10/2020minha estante
um livro difícil pra refletir

Lau 24/10/2020minha estante
nossa acabei desistindo no meio pro final, muito agoniante, mas queria saber o final, alguém que terminou poderia me contar porfavor?

Dayanna 06/11/2020minha estante
Estou louca pra ler esse livro,não vejo a hora de compra-lo

Le Lecteur 19/11/2020minha estante
Gostei da sua resenha, mas me parece que a autora " passou pano " para a pedofilia. Não sei realmente não entendi.

Carol 12/02/2021minha estante
Não fui capaz de ler não, li no máximo 40 páginas e abandonei. Simplesmente não suportei ver a forma com que ela acha tudo muito normal.

giosg 16/02/2021minha estante
Um dos melhores livros que eu li ultimamente..

30/03/2021minha estante
achei desconfortável de ler, tira da zona de conforto, aborda temas importantes que ninguém fala sobre. Denso, pesado, desafiador, e muito bem escrito.

Laurinda 16/04/2021minha estante
Eu tô lendo. Realmente prende muito.

gxavier0 17/04/2021minha estante
Perturbador e ao mesmo tempo, difícil de largar. Li em dezembro de 2020. Fica uma sensação estranha após o término da leitura.

ElisAngela 13/06/2021minha estante
Estou com mesma sensação que teve

Bruna 02/09/2021minha estante
Falou tudo, tô lendo aq e vc disse tudo amei

Ana Lucia F. Silva 22/09/2021minha estante
Esse livro é aquele tipo de leitura que vc não sabe o que pensar. Se por um lado o professor era um nojento, por outro, a Vanessa é insuportável. Não consegui ter empatia por ela de maneira alguma.

Vivian Mauro 23/02/2022minha estante
Perfeita sua análise! Prende pelo desconforto...

Isys.Pryscilla 27/03/2022minha estante
Resenha maravilhosa! Acabei agora e a ressaca vai ser bem intensa! Não consegui parar de ler e ao mesmo tempo queria abandonar; gostaria de consolar e ao mesmo tempo odiava Vanessa por ser tão ingênua achando que era muito madura. Genteeee, que montanha-russa de emoções! Mas, consegui acabar. Ufa!

Meu Kindim 24/07/2022minha estante
Vi tantos comentários que fiquei ansiosa pra ler, mas vou terminar outra leitura primeiro. Não tinha lido um livro assim antes, mas parece perturbador.

Jullie.Kathleen 12/01/2023minha estante
Me senti incomodada durante toda a leitura. Me peguei questionando quem poderia salvar a Vanessa, da própria mente, dos traumas... uma história que nos faz esquecer o conceito de ficção. Com certeza irei ler novamente.

violeta.wilberger 18/01/2023minha estante
livro muito difícil. nao acho que tenha sido romantizado, ele é apenas real. real o suficiente para deixar um desconforto absurdo, enjoo e nos deixar pensando se aquilo não é realmente uma autobiografia. por ser na perspectiva da vítima, temos que ler com muito cuidado e compreensão, embora em algumas partes seja muito difícil de quase nao culpar ela, de uma forma que, acredito eu, tenha sido a intenção da autora. leitura bem fluida, adorei a escrita, prende pelo desconforto. recomendo muito pra todo mundo que se sente confortável lendo livros do gênero!! sejam cuidados consigo mesmos e respeitem seus limites?

Jorge 27/08/2020

Necessário.
Desde o lançamento que me interessei pelo livro, porém após alguns comentários fiquei com o pé atrás, mas resolvi arriscar e valeu muito a pena.

O livro conta a história da Vanessa que com 15 anos começa a se " relacionar" com seu professor de 42. O livro intercala o presente ( ela com 32 anos ) com o passado, o que é muito interessante, pois mostra como ela foi afetada por relacionamento na sua adolescência...

A narrativa é ótima, ao ponto de ficar difícil acreditar que é apenas ficção, pois consegue transmitir muito bem sua mensagem.

É um livro pesado ? Sim, é um livro pesado, com uma história pesada, onde muitas vezes larguei o livro e fui respirar para poder acalmar um pouco.

Enfim é um livro muito bom, que recomendo, e mais, acredito que todos devam ler, pois se todos pudessem ver o que acontece quando pedófilos/estrupadores agem e como afetam suas vítimas, coisas como os acontecimentos recentes em nosso país teriam sido evitadas.
E ah preparem-se, pois é um livro que nos faz passar raiva o tempo todo.

Obs: Caso vc tenha um emocional fraco ou esteja com emocional fraco ou passou por algum trauma, recomendo que fique longe desse livro.
Isa Anjos 28/08/2020minha estante
Está na minha lista, agora com essa resenha mais ansiosa ainda para ler!

Jorge 28/08/2020minha estante
É só se preparar e ir com fé, pq vale muito a pena.

Erika 29/08/2020minha estante
Eu entendo esse sentimento de ter que parar de ler porque tá lendo algo muito pesado e que você não acredita que está acontecendo hahah

Erika 29/08/2020minha estante
Eu entendo esse sentimento de ter que fechar o livro porque algo muito pesado está acontecendo e você não consegue acreditar. Dói.

Ginete Negro 29/08/2020minha estante
É muito bom ver diferentes opiniões sobre esse livro, pois cada pessoa terá uma experiência de leitura e conclusões diferentes das outras. Fiquei bastante decepcionado com a maneira como a autora conduziu a problemática, com a escrita do romance também. Enfim. Viva a pluralidade.

Jorge 29/08/2020minha estante
Realmente Erika dói mesmo. Tem hora que temos q parar.

Jorge 29/08/2020minha estante
Exatamente Ginete, acho que cada um tem uma opinião diferente, eu mesmo vi muitas opiniões que não consegui observar.

Joy 06/01/2021minha estante
Acredito que será uma leitura difícil, mas gosto de livros que me geram certo desconforto. Faz parte do processo de aprendizado

Helder 02/06/2020

A Voz da Vitima
Minha Sombria Vanessa é com certeza o livro mais comentado do momento, e desta vez tenho que dizer que ele merece o hype criado.
Lançado pela Editora Intrínseca, o primeiro romance da autora Kate Elizabeth Russell é um livro extremamente forte.
Mas antes de começar a leitura deste livro, duas mensagens são importantes.
Uma delas está na contracapa:

Essa não é uma história de amor.

O segundo conselho, é meu mesmo, pois precisei me policiar muito durante a leitura para não esquecer:

Tente entender antes de julgar.

Às vezes durante a leitura eu me pegava muito bravo com Vanessa, pensando como ela podia não perceber o que a rodeava, ou falar / fazer as coisas que fazia, mas eu não sou Vanessa, assim como você também não.
Outro ponto importante é que este livro não é só sobre pedofilia. Ele é principalmente sobre abuso.
A narrativa começa em 2017. Vanessa tem 32 anos. Mora sozinha num apartamento minúsculo, trabalha como recepcionista num hotel, fuma maconha e toma remédios.
No momento está acompanhando o crescimento de um post que uma garota postou no facebook, contando que foi abusada por seu professor de literatura: Professor Jacob Strane.
Em 2017 os EUA foram tomados pelo movimento Me Too, onde todo tipo de assedio sexual estava sendo condenado, então logo o post passou a ser amplamente compartilhado, novas vitimas foram aparecendo e despertou o interesse dos meios de comunicação.
E ai voltamos para o ano 2000, onde vamos conhecer a história de Vanessa e entender seu “não envolvimento” com este post.
Ela tinha 14 anos quando ganhou uma bolsa de estudos para um colégio renomado que ficava longe de sua cidade, o que a obrigou a morar no campus, algo que faz apoiada por seus pais, que veem a escola como uma garantia de um bom futuro para a filha única.
Desde pequena, Vanessa sempre fora uma menina muito tímida e sem amigos. No primeiro ano desta nova escola ela faz amizade com sua colega de quarto, mas isso termina quando a menina arruma um namorado. Ai em 2000, ao voltar para estudar o segundo ano, ela decide morar sozinha e numa das primeiras aulas de literatura conhece Jacob Strane, seu professor.
Strane enxerga talento em Vanessa, pois ela gosta muito de escrever, principalmente poemas, mas o que ele realmente enxerga é uma menina solitária e carente. E aos poucos ele vai se aproveitando desta carência para se aproximar da garota.
Primeiro é uma mão boba passando na perna, depois é um livro emprestado, depois é um comentário lisonjeiro.

Vanessa tem 15 anos. Strane 42.

Para ela que sempre foi carente, é incrível perceber que alguém tem olhos para ela. E assim ela vai aceitando aquele assédio. Ou como ela enxerga: Aquela “história de amor”.
Como ela mesma nos conta, ela se sentia poderosa, pois era isso que Strane lhe dizia: Que ela tinha o poder de destruir a vida dele. Que ele estava em suas mãos. Que ela era muito madura para sua idade. Que já não era uma garotinha, mas sim uma mulher.
A gente vai lendo aquelas descrições e nosso estomago vai se embrulhando.
De fora percebemos o assedio moral daquele cara, que já seria abusivo em qualquer tipo de relação, mas que aqui fica ainda mais insuportável.
A autora nos conta esta historia sem censuras ou julgamentos.
O livro é narrado todo em primeira pessoa. Literalmente entramos na cabeça de Vanessa que vai nos contando sua história, e isso é extremamente incômodo.
Neste “depoimento” existe uma ambiguidade, pois ela vai nos contando coisas cada vez mais escabrosas, de algo que começa como um romance idealizado e vai crescendo como uma enorme obsessão que a persegue pela vida. Sabemos que aquilo é errado, mas o tempo inteiro parece que o narrador, Vanessa, está tentando nos convencer que não existe nada de errado ali. Que tudo aquilo é normal.
Vanessa não é uma vitima. Vanessa não aceita ser uma vitima. Vanessa foi amada e quis ser amada. Então sua história é outra. Ela não é como as meninas do Facebook.
E é doloroso perceber esta negação. É doloroso ver a estagnação que isso trouxe para sua vida. É doloroso ver a família não sabendo como ajudar e a escola lavando suas mãos.
A cena em que Vanessa tem que se desculpar por ter mentido em frente a toda a sua sala é de extrema crueldade.
Mas Vanessa sabe.
Mas Vanessa não consegue extravasar.
E tenho certeza que isso vale para muitas mulheres por ai que seguem em relacionamentos abusivos e não conseguem se desvencilhar.
Minha Sombria Vanessa é um livro importante e pesado, que ajuda a perceber que cada pessoa tem a sua dor, e não cabe a nós julgarmos ninguém.
Com as atuais ondas de representatividade os grupos acham que todas as pessoas devem abraçar as causas e levantar bandeiras, mas será que está obrigação não é também uma forma de opressão?
Ler Minha Sombria Vanessa foi uma experiência dura, mas me fez perceber que precisamos ter empatia.
Como dizia Depeche Mode:

Try walking in my shoes Coloque-se no meu lugar
You'll stumble in my footsteps Você tropeçara nas minhas pegadas
Keep the same appointments I kept Manterá os mesmos compromissos que mantive
If you try walking in my shoes Se tentar se colocar no meu lugar

Eu sei que com certeza não faria o mesmo que Vanessa, mas é preciso aceitar que cada pessoa tem a sua dor, e cada pessoa tem o direito de decidir como tratar esta dor.
Se você se sentir preparado, leia este livro.
Senão aguarde sua hora.
Jon O'Brien 03/06/2020minha estante
A sinopse me instigou, parece algo que aconteceu comigo há uns anos. Dúvidas sobre abuso e consentimento: que é que ele se dá? É do dito? O consentimento pode ser dado em um olhar? Através das lágrimas? Hoje tenho uma concepção mais clara a respeito, com base no que a psicóloga me diz. É complicado. Quero ler esse livro para ontem. Nunca me interessei tanto por um lançamento.

Helder 03/06/2020minha estante
Imagino que as vezes é dificil saber o que é consentimento! Mas recomendo que leia com cuidado, principlamente se suas feridas ainda não estiverem cicatrizadas. Como disse, eu não me acho apto a julgar as atitudes de Vanessa. Mas também acho que Vanessa não deve aceitar ser julgada por ninguém. Não aceite julgamentos, nem dos outros, nem de você mesmo. Tem coisas na vida que talvez simplesmente tenham que ter acontecido. E as vezes precisamos de lágrimas para nos sentirmos humanos. Boa sorte!

Jon O'Brien 03/06/2020minha estante
Exato, muito obrigado. Estou num momento bom. Assim que achar uma promoção, compro o livro. :) Obrigado pela maravilhosa resenha!

Lucia.Ferreira 28/08/2020minha estante
Esse livro me deixou com sentimentos contraditórios. Raiva de ambos, o vilão e a vítima. Um é mau, o outro é manipulador. Um é aproveitador, o outro se deixa aproveitar. Muita raiva de não conseguir sentir empatia pela vítima. Pra mim, não cumpriu o que prometia.

Jon O'Brien 28/08/2020minha estante
Que pena, Lúcia! Desejo leiteira melhores para você. Tô confiante que vou gostar do livro, mas se não der, paciência. ?

Lucia.Ferreira 28/08/2020minha estante
Jon, é uma coisa de pessoa pra pessoa. De repente vc vai achar o.livro maravilhoso. Eu não sou muito expert tbm. É apenas minha opinião. Acho que a intenção da autora foi essa, criar situações pra se debater, pra concordar, discordar. Essa é a pérola da leitura.?

Jon O'Brien 28/08/2020minha estante
Entendi! Legal saber a sua opinião! ?

psraissafreire 27/05/2021

"Para as Dolores Hazes e Vanessas Wyes da vida real cujas histórias ainda não foram ouvidas, reconhecidas ou compreendidas"
ATENÇÃO! ESSE LIVRO NÃO É RECOMENDADO PARA PESSOAS SENSÍVEIS A TEMAS COMO ESTUPRO, PEDOFILIA, ABUSO SEXUAL. POR ISSO, ESSA RESENHA TAMBÉM PODE INCOMODAR DE ALGUMA FORMA!

Livros como "Minha Sombria Vanessa" são marcantes. Pode se passar uns minutos, horas, dias e semanas, mas a história presente na obra te encurrala para a mais dolorosa e verdadeira realidade que vivemos. Fazia muito tempo que não lia algo que me chocasse tanto, me trouxesse um ponto de vista mais do que real e que muitas vezes é completamente ignorado pela sociedade.

Kate Elizabeth Russell traz para nós a vida de Vanessa Wye, uma mulher de 32 anos que se depara com denúncias contra o seu antigo professor e considerado o "primeiro e único amor" pela própria. O nome dele é Jacob Strane, e na época que os dois se envolveram ele tinha 42 anos de idade, enquanto ela possuía apenas 15. Intercalando entre passado e presente, vamos acompanhando a protagonista em momentos de euforia, negação, decepções e descobertas em relação a tudo que a cercou desde o momento que este homem chega na sua vida.

Abuso. Uma palavra curta, mas que traz enormes e tristes histórias para muitas pessoas no mundo inteiro. Existem vários tipos: verbal, físico, psicológico, sexual... Todos eles carregam um peso difícil de digerir para a vítima deles, que infelizmente muitas vezes negam ter passado por tais situações desumanas; Vanessa está incluída nesse grupo. É preocupante saber que isso que ela passa não está apenas preso dentro de um livro, e sim que na casa ao lado da sua, no seu bairro, na sua cidade... Isso pode estar acontecendo nesse exato momento. Na verdade, é mais do que provável que esteja. De acordo com o FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), uma mulher é estuprada a cada 11 minutos no nosso país. Informações como essa só mostram o como devemos prestar mais atenção à nossa volta.

O livro traz à tona uma realidade mais que presente e que várias pessoas fazem questão de negar: vítimas de abuso muitas vezes NÃO conseguem perceber que foram abusadas. Olhe para a nossa personagem principal! A autora traça minunciosamente os pensamentos que esse tipo de vítima tem em sua mente: a negação, a culpa, o peso. Além disso, o abusador é manipulador, faz com que a pessoa abusada sinta isso de forma muito cruel. Jacob sempre parece usar falas parecidas como "ah, sabe, você é tão diferente das meninas da sua idade", "é tão inteligente", "eu peguei no seu joelho... Você não se sente incomodada, né?", "caramba, me desculpe, eu pensava que você era mais madura"... E aí que está a armadilha!

Vanessa era uma menina muito solitária quando tinha seus 15 anos. Sua ex melhor amiga e ela tiveram relações cortadas por um motivo que temos uma real noção só lá para o meio do livro. Isso foi perfeito para Strane porque assim ele parecia o único que realmente via como ela era "especial, madura e inteligente". A narradora da história ficou fisgada por essa atenção dada e virou vítima da manipulação sem limites desse cara.

Ver ela negando que foi abusada, estuprada e manipulada me trazia desejos de querer entrar no livro para sacudi-la implorando para que acordasse, porém pouco tempo depois a empatia batia na porta afirmando em minha mente "ela é uma vítima.. Uma vítima de manipulação com apenas 15 anos. Não há como cobrá-la de algo que claramente ela não tinha nenhum amparo". Foi o livro que não me fez chorar no decorrer, mas foi só eu terminar que desmoronei.

Por isso: ACREDITEM NAS MULHERES! Deem amparo, compreensão, analisem os depoimentos das vítimas não importando o gênero, raça, classe social, sexualidade e - pelo amor de Deus! - parem de tentar justificar os motivos de abusadores, pedófilos, estupradores... SÃO CRIMINOSOS! Não tem essa de "ah, a roupa dela...", "ah, ela olhou demais" e todas essas imbecilidades. A VÍTIMA NUNCA TERÁ CULPA e NÃO existe passada de pano pra isso!

Se você está passando por uma situação parecida com a da Vanessa ou conhece alguém que passa por isso: tente ao máximo lutar contra. Denuncie. Eu sei que é fácil falar e muito difícil fazer, mas se está aqui até agora é porque há uma força inexplicável em ti.
Você
Não
Está
Só.

"Esta não é uma história de amor."
Lores / @lores.oliveira 27/05/2021minha estante
Parabéns pela resenha, adorei! Esse livro ao mesmo tempo que incomoda, é super necessário para que possamos nos colocar no lugar da vítima e perceber a confusão que esses abusos causam na vida das mulheres.

psraissafreire 27/05/2021minha estante
Muito obrigada pelo elogio! Esse livro realmente é incrível ??

viviansv 28/05/2021minha estante
que resenha top! amei

psraissafreire 28/05/2021minha estante
Aii, obrigada, Vivi ??????

Theo 25/10/2022minha estante
Amgg, vc sabe pra quantos anos é o livro? Outra coisa, quão descritas são as cenas de est0pro?

psraissafreire 26/10/2022minha estante
Theo, eu imagino que o livro seja recomendado para maiores de 18... As temáticas realmente são muito pesadas. Sobre as cenas: cada reação de cada leitor pode ser subjetiva, mas como elas são narradas pela protagonista é bem agoniante, porém ainda assim consegui ler (e olha que sou extremamente sensível). Como ela não se dá muita conta de que está sendo abusada, a narração conta muito com isso e por isso é ainda mais assustador. Entretanto é uma experiência necessária, leia.

Theo 27/10/2022minha estante
Aaa, vou ler sim, parece mto bom

Raquel.Euphrasio 28/07/2020

Que história tensa...
Esse foi mais um DLX para minha conta, e ainda bem que foi assim, pq tornou a experiencia ainda mais completa, se é que podemos chamar assim. A narrativa da autora te conduz de forma que vc se pega pensando coisas que nem deveria, já que está muito claro o que está acontecendo. Eu tenho reações físicas o tempo todo lendo, mas esse foi particularmente diferente. Favorito por que uma narrativa assim, merece aplausos.
@bibliotecadedramas 28/07/2020minha estante
desculpa a ignorância, mas o que é DLX?

Raquel.Euphrasio 28/07/2020minha estante
É que estou sempre escrevendo que acabo esquecendo que nem todo mundo sabe o que é, e acabou só chamando assim.. rs
Mas é um grupo de leitura conjunta!

acabo*

Sofia136 28/07/2020minha estante
Eu amo esse livro ??

@bibliotecadedramas 28/07/2020minha estante
aaah entendi, mais uma pro meu vocabulário, obrigada

Nada... ;)

Erica 12/05/2020

A mente louca da protagonista bugou a minha!
Você sabe que o livro é bom quando ele desperta mil e um sentimento controversos dentro de você, pois uma hora você julga, na outra você tenta entender a situação, mas depois você não quer entender p*rr@ nenhuma e acaba ficando com ódio e eis que surge a vontade de jogar o livro na parede, mas você não faz isso porque a vontade de chegar ao fim é maior... enfim, essa história cozinhou meu cérebro de tão reflexiva que eu fiquei.

O livro tem um grande apelo emocional por tratar de um assunto bem polêmico e doentio, lembram de "Lolita"? Então... a autora diz que tudo na trama é fruto da sua imaginação, mas os relatos parecem tão reais e cru que me lembrou bastante um livro chocante que li chamado "Tigre,Tigre" que é baseado na vida real de Margaux Fragoso enquanto criança e adolescente ao lado do que ela chamava de "amor da vida dela", um homem com idade pra ter sido seu avô. SIM! Estamos falando de pedofilia e a negação da vítima em assumir que foi abusada psicologicamente e fisicamente, o que a faz romantizar toda sua “história de amor” com o seu abusador, o isentando de toda a culpa por se “apaixonar” e violar uma menor de idade.

Apesar de ter me dado nojo e mal estar, pra mim foi uma leitura bem válida, quando você termina o livro não é preciso ser psicólogo pra entender tudo de errado que aconteceu com a Vanessa, pra começar ela desde jovem era uma garota auto destrutiva e depressiva, adicione na conta pais relapsos, relacionamentos tóxicos, professor pervertido e manipulador, escola machista e já podemos justificar toda aquela servidão, carência e obsessão que ela sentia por aquele traste imundo da qual ela jurava lealdade eterna. Se é filha minha, eu colocava essa escola abaixo!

Se você não tem problema em ler tramas tabus, feitas pra chocar e te tirar da zona de conforto. Recomendo demais a leitura, a escrita dessa autora é incrível e te prende do início ao fim!
Lais.Black 13/05/2020minha estante
Eu estava com receio de ler esse livro por causa do tema pesado, mas depois dessa resenha eu realmente não vou ler.

Erica 13/05/2020minha estante
Lila essa leitura foi bem tensa, a mente da tal Vanessa é inacreditável, entrar na cabeça dela pra tentar entende-la me causou um puta mal estar, o que tornou pra mim um livro bem impactante, porém perturbador ao extremo

Lais.Black 13/05/2020minha estante
É difícil ver a mente de uma pessoa que foi vitima, mas não aceita que o cara é um pedófilo. Sei que ela é vitima, mas dá uma certa raiva dela, por estarmos na sua cabeça. E olha que só estou me baseando em resenhas.

Erica 13/05/2020minha estante
A real é que a gente sempre espera que a vítima seja movida a vingança, mas muitas vezes o trauma é tão grande que bagunça 100% o psicologico da pessoa pois a Vanessa não bate bem das ideias, fiquei mal por sentir tanta raiva dela

Helder 26/05/2020minha estante
Tb achei uma leitura perturbadora , mas importante. Passei este fds com alguns parentes, dentre eles uma sobrinha de 16 anos e pra mim tudo o que ia lendo era inconcebível. É tão bem escrito que fica difícil não achar que é autobiográfico. Tomara seja só um romance de uma imaginação sombria.

Erica 26/05/2020minha estante
Pois é Helder também tive essa sensação, o que me fez sentir mal estar foi justamente o relato parecer tão real já que sabemos que isso existe a rodo por aí

Suh 31/10/2020

Decepcionante
Vanessa Wye é uma estudante de 15 anos que acaba se envolvendo com Jacob Strane, seu professor. Ao longo da história se vê como o passado e o futuro de Vanessa é afetado por conta de abusos sexuais, psicológicos e físicos.
Confesso que quando chegou o livro, minha empolgação era muita, mas ao decorrer do livro eu só queria desistir.
Em muitos momentos eu me senti enjoada e com raiva, em grande parte por causa do Strane, mas chegou um ponto que a Vanessa só me causava ódio, o jeito que ela trata todo mundo e fica endeusando ele o tempo inteiro, acobertando tudo o que ele fazia.
Minha expectativa era que a personagem se desenvolvesse, mas parece que não evoluía nunca, muitas vezes dava a entender que vítimas de abusos só querem chamar a atenção e eu ficava pensando que não era possível ela ter vivenciado tanta coisa e pensar deste jeito.
Sinceramente, um assunto que poderia ter sido abordado para ajudar quem não consegue contar seus traumas e lutar para não acontecer com outras pessoas o que aconteceu com si mesma e a maior parte do tempo eu só conseguia enxergar o egoísmo da Vanessa.
*Se você passou por algum abuso, procure ajuda, sua vida importa e muito.*
Gabriel 31/10/2020minha estante
Concordo totalmente, a Vanessa é um desserviço muito grande. Imagino a decepção de quem pega esse livro com o intuito de adquirir forçar para se abrir sobre esses assuntos

Suh 31/10/2020minha estante
Certamente se levar em consideração as atitudes da Vanessa não irá se abrir, ela trata como se nada importasse a não ser ele. ?

Alessandra 01/11/2020minha estante
Eu acho que foi justamente a intenção da autora mostrar que tem todo um abuso psicológico e uma manipulação bem feita para que a própria vítima não consiga assimilar que foi abusada. A Vanessa é toda traumatizada , depressiva , e se ela entender que tudo isso foi causado por ele , ela vai ter que encarar todos esses traumas que ela ignora e isso é extremamente dolorido. Tanto que ela demora um livro inteiro pra só no final aceitar e assimilar que ela é uma vítima.
Respeito real sua opinião , só queria mostrar uma visao diferente sobre a história haha

Suh 01/11/2020minha estante
Gosto muito quando outras pessoas expressam suas opiniões e gostei da sua.
Eu queria muito que esse livro tivesse superado minhas expectativas, em muitas partes eu me arrastei para continuar, pois parecia que muita coisa se repetia e eu esperava que no final ela contasse a história dela para motivar outras pessoas a contarem o que passaram também.

Alessandra 01/11/2020minha estante
Teve um momento que a história estava arrastada mesmo.
Quanto ao final , eu entendi que ela precisava primeiro se entender , digerir e cuidar dos traumas que o abuso deixou antes de fazer qualquer coisa. A autora aborda um pouco sobre como é complicado denunciar publicamente casos assim se a saúde mental não está bem.

Suh 01/11/2020minha estante
Simm, a Taylor por exemplo, sabia o que queria fazer e mesmo assim o resultado não foi o que ela esperava, em grande parte dos casos, ainda passam pano para homens que abusam e acham que as mulheres estão erradas, o que é muito triste para uma sociedade que melhorou no desenvolvimento.

resenhashorizon 12/03/2021

Incômodo
Não gostei muito da leitura do livro, e posso facilmente comparar essa experiência com a experiência que eu tive lendo Uma vida pequena: só tristeza e traumas e nenhuma lição importante.

Demorei muito tempo para terminar, e só não abandonei pq queria saber o que aconteceria no final.

Não releria e não indico, a não ser que você tenha algum interesse muito grande por livros pesados e incômodos.
renata.tommaso 12/03/2021minha estante
Eu to exatamente nessa situação, cheguei a 50% do livro e não tenho menor vontade de continuar lendo. Só vou acabar pela obrigação mas haja opressão

Ivy 21/03/2021minha estante
acabei de abandonar o livro com 52%, não aguentava mais. pode me dizer o que acontece no final??

resenhashorizon 22/03/2021minha estante
Rê/ eu também só terminei por obrigação e por não querer mesmo abandonar a leitura, mas achei beeem chato

resenhashorizon 22/03/2021minha estante
Ivy/ ela fica com ele até a vida adulta, até que ele se mata por causa das denúncias, e o livro termina com ela passeando com o novo cachorro dela e se vendo "livre" pela primeira vez, mas eu odiei tudo ?

renata.tommaso 23/03/2021minha estante
Larguei o livro na parte que ele se mata, só de sair impune de tudo que fez e de vítima ainda já me fez raiva suficiente por uma vida

Ivy 23/03/2021minha estante
eu tambem larguei nessa parte, foi demais pra mim

Juliana Resende 07/04/2024

É um livro bem pesado, que retrata exatamente o abuso na sua forma cruel. Muitas mulheres, incluindo eu, muitas vezes só percebem o assédio e o abuso depois de anos. Foi comigo assim e na época eu me sentia igual a Vanessa se sentia: especial e "amada". A autora se saiu muito bem na construção da personagem.

Eu senti falta de algo a mais no final. Ela demora o livro todo para começar a se perguntar sobre determinadas coisas, e quando finalmente começa a dar índicios de aceitação, o livro acaba.

Eu também fiquei me perguntando sobre o que aconteceu com Strane, tô refletindo até agora se o que ele fez era esperado pela personalidade dele: as vezes acho que sim, por ele ser um covarde e não querer lidar com a realidade; mas as vezes acho que não, porque ele era prepotente demais ao achar que não fazia nada de errado.
Passa pra mim

Amei o inisio

alefrocha 08/04/2024minha estante
Na minha percepção era óbvio que ele se mataria, justamente por ser prepotente e garantir que jamais seria punido pela sua monstruosidade, e o fato dele enviar para ela todas as provas foi só mais uma confirmação. Ele sabia que tinha deixado uma marca, um buraco tão profundo que nem com todas as provas a disposição da sua maior vítima ele seria rotulado como de fato era, um pedófilo.

Iris263 08/04/2024minha estante
Vi só o início quero ler todo

Juliana Resende 08/04/2024minha estante
Realmente, Alexia! Ele se m**** pode ser visto por esse lado de fugir da punição... Mas vc acha que isso foi inconsciente ou consciente? Pq se for inconsciente não faz muito sentido pra mim, pois se ele acha que não fez nada errado, então não teria porquê de ter culpa sabe?

alefrocha 08/04/2024minha estante
Eu acho que foi extremamente consciente. Ele se matou porque não aceitava ser punido por um crime proveniente de uma mente pertubada e ao mesmo tempo ele quis marcar a Vanessa garantindo que ele concluiu sua missão em corrompe-la até o fim (por isso a ligação antes do ato). Mesmo no ato de tirar a própria vida ele conseguiu sair por cima mantendo seu modus operandi até o fim. No inferno o personagem queima em satisfação e pra mim essa é a maior frustração em relação à esse livro.

Mi Rubin 17/08/2020

Ler esse livro, nesse momento, mexeu comigo mais do que previa.
Vanessa poderia muito bem ser uma criança grávida de um tio :(

É uma tema difícil, com tantos gatilhos, mas é um assunto que precisa ser debatido. Certeza que muitos já viram essa história rolar por aí, uma adolescente levada pela manipulação de alguém mais velho (presente!)

É uma pena, é tão traumático de tantas formas, que só desejo que histórias assim se limitem apenas a ficção.

É um bom livro, narrativa bem forte e que te tira da zona de conforto. Incomoda. Remexe em conceitos e preceitos. Achei muito válido!
Jorge 17/08/2020minha estante
Estou com muita vontade de ler esse livro, mas pela resenha percebi que a coisa é mais pesada do que imaginei, porém só me deixou com mais vontade de le-lo.

Mi Rubin 17/08/2020minha estante
Sim, não foram poupados detalhes e emoções. É algo muito vívido, mas que vale muito a pena!

Jorge 18/08/2020minha estante
Nossa, chega deu um aperto aqui.
Pelo que vc falou realmente vale muito a pena. Será minha próxima leitura.

Mi Rubin 18/08/2020minha estante
Boa leitura pra ti ??

Jorge 18/08/2020minha estante
Muito obrigado ?

Alida.Ventura 06/01/2023

Abuso físico e psicológico
Esse livro é pra você ler devagar, prestar a atenção em cada detalhe, por que isso é crucial.

Porque aqui a gente vai ver tudo pela perspectiva de Vanessa dos 15 anos a sua vida adulta. Aquela mente complexa depois do abuso do professor.

Da pra notar o estado de negação constante nela, e isso prende, porque você vê claramente como ele manipula ela, como afeta toda a sua vida.
E você como leitor, não pode fazer nada. Só esperar que as coisas melhorem.

Ele percebe ela distante de tudo, meio sem conexão com nada. E ele se faz presente a tudo isso, como um pai, amigo e parceiro( só que bem distorcido né)
O que mais me incomoda é a forma como ele tenta aparentar ser sútil, mas só aparenta mesmo.

E no meu ponto de vista: Ela sabe sim que foi
abusada, pq ela sempre tenta misturar outras imagens quando estão juntos.

O fim achei bom, entendi ela: depois do ocorrido ela ia sofrer independe de escolher um lado, e por uma mente que ficou submissa, ela foi bem forte, e acho que ela tentou protejer os pais, do jeito complexo dela a longo prazo.

Também gosto que pra uma tema tão difícil, tem abordagem de como o psicólogo pode ajudar sempre, principalmente nos níveis mais obscuros, cheios de camadas.
Aliás me pego pensando sempre como a psicóloga dela, tentando quebrar aquela barreira.

Mas eu acho que o professor dela vai ser o personagem que eu mais vou odiar em toda minha vida.

Não consigo ainda exprimir tudo que senti com esse livro. Pq é realmente complexo, porque abrange, sociedade, família, escola, suicídio, pedofilia, abuso, autodepreciação, manipulação, depressão.
Acho que é isso.
Geovana 06/01/2023minha estante
Boa resenha ???
Pelo que você contou, essa história aborda temas bem interessantes. Acho que vou incluí-la na minha lista de leitura.

Alida.Ventura 06/01/2023minha estante
Geovana leia, acho que você vai gostar. Tô muito ansiosa pela tua resenha, antes mesmo de você ler.

Quero conversar com alguém sobre, porque é muito intenso, tô aqui ainda pensando em tudo ?

Geovana 06/01/2023minha estante
Alida, espero curtir essa leitura também e compartilhar com você as minhas impressões ?

Anonima_Sorry 07/01/2023minha estante
Eu terminei o livro bem insatisfeita na época KKK não me lembro exatamente o pq, mas acho q algumas escolhas da autora me decepcionaram. Não lembro exatamente o que, mas o sentimento negativo está em mim até hoje. Apesar disso, acho um livro super necessário.

Alida.Ventura 07/01/2023minha estante
Carolini, depois que terminei , fui ler algumas resenhas e os comentários. E tem muitos pontos de vista.
No meu caso eu foquei mais na vítima o medo de ter que lidar com polícia, entrevista, essas coisas. É como se ela escolhe-se ele, como se fosse mais fácil, lidar com uma pessoa só.
Mas já vi um pessoal dizendo que a escritora passou pano na pedofilia.
Mas não sei, porque eu não cheguei a ver dessa forma.
Mas é um livro bem pesado, e com certeza, para cada pessoa vai ser uma experiência.

E obrigada por comentar, tão bom debater sobre livros. Kkkkkkkkk

Deise 31/08/2021

Uma história que não acrescenta nada!
Por mais que a temática do livro seja pesadíssima, a escrita da autora fluiu muito. Não tive nenhuma dificuldade em ler, só desconforto mesmo por conta de algumas cenas ?. Eu senti vontade de rasgar esse livro várias vezes. Não consegui simpatizar com nenhum personagem, é muito difícil gostar de alguém aqui. Acabei odiando todos na sua maneira, principalmente a Vanessa. Fiz de tudo para simpatizar com ela, mas não teve como. A Vanessa, o professor, seus pais, os responsáveis da escola são farinha do mesmo saco.
Alan kleber 31/08/2021minha estante
O hype nesse livro é enorme.

Deise 31/08/2021minha estante
Sim, eu li pelo hype e quebrei a cara.

Aline Michele 31/08/2021minha estante
É difícil gostar de alguém mesmo , o que mais acontece nesse livro e vc ter o estômago revirado por vários acontecimentos.

Deise 31/08/2021minha estante
@Ale, sim é isso mesmo

tria0 18/08/2021minha estante
mas acho q essa é a maior questão do livro, o fato dela n identificar q foi um abuso pelo fato de ele dizer amar ela e ela amar ele tbm.

Ayan_lucca 18/08/2021minha estante
Ela não amava ele. O livro deixa claro ela só queria ser amada. Ela era muito carente na verdade.

Joh 05/09/2021minha estante
Isso é até algo bem comum (infelizmente) onde muita gente sente mais raiva e ódio pela vítima, porque parece uma coisa tão irracional de acontecer pra quem vê de fora...
É não levar em conta que é uma criança que é manipulada e abusada, que já tem alguns problemas e está numa fase de desenvolvimento e chega um adulto em posição de poder, falando o que ela sente quando nem ela sabe o que sente de verdade, fazendo-a sentir-se aceita e interessante pela primeira vez na vida, mas ok... é mais aceitável sentir mais ódio dela do que dele. Mas como não terminei o livro ainda, vou nem falar mais rs

Ayan_lucca 07/09/2021minha estante
Eu senti um pouco de raiva dela porque até depois de adulta ela continua com ele... vom 30 nas costas e aceita tudo. Mata e morre. Ilógico porem não sei kkk

Evelyn Marinho 26/06/2020

Mano...
Pode não ser minha melhor leitura do ano, mas com certeza me deixou desconfortável e será algo que vou me lembrar durante muitos dias! Essa não é uma história de amor Vanessa!
Deja 05/10/2020minha estante
Estou lendo esse livro e sério a manipulação não tem regras

Evelyn Marinho 05/10/2020minha estante
Esse livro é muito complicado. A manipulação é constante, tanto da parte dele quanto da dela.

Deja 06/10/2020minha estante
Terminei é tão difícil julgar, porque ela pensava nele como homem... E ele é um pedófilo declarado.

Evelyn Marinho 06/10/2020minha estante
Pois é. Esse livro é muito difícil