Looking for Alibrandi

Looking for Alibrandi Melina Marchetta

Resenhas - Looking for Alibrandi

Nii. 24/05/2012

Josephine Alibrandi está no ultimo ano do colégio e mesmo sendo destaque nos estudos não consegue se sentir boa o suficiente. Ser uma descendente de Italianos vivendo na Austrália e não saber quem é o pai são os principais motivos para ela se sentir dessa forma. ‘Looking For Alibrandi’ é uma jornada na vida de uma adolescente que quer,acima de tudo, descobrir-se.

‘Looking for Alibrandi’ é viciante. É um ótimo exemplo de que quando você quer ler alguma coisa falta de tempo é o menor dos problemas.

Com esse livro eu só confirmei o dom que a Melina Marchetta tem para criar histórias que deixam o leitor naquela ânsia de querer sempre mais. E olha que esse nem é considerado o melhor livro da autora.

O maior entretenimento para mim nesse livro foi a relação da Josie com a família, principalmente com o pai, com quem ela começa a conviver depois de dezoito anos. Um toque a mais é que a família da Josie é ITALIANA. E vocês sabem o quanto eu adoro livros que fazem alguma referência à Itália. Com uma boa família italiana é lógico que existem muitas reuniões e nelas muitos barracos e segredos de família aqui e ali sendo revelados.

Outro ponto forte do livro é a própria protagonista. Ela é daquele tipo que você gostaria de ter como melhor amiga. De forma alguma a Josie deixa um comentário passar. Diálogos divertidos e bem feitos estão garantidos.

Cinco estrelas com todos os méritos. Eu não senti a diferença que muita gente fala por ser o primeiro livro da autora. Ela me conquistaria só com esse livro.

Algo interessante que acabei descobrindo fuçando por ai sobre o livro é que existe uma adaptação para os cinemas! Vou tentar saber um pouco mais sobre isso...

Leitura recomendada!

Fernanda :) 21/05/2010

Australian, Italian or Wog? Maybe all of them?
Uma gracinha de livro, sobre a vida dos filhos e netos de imigrantes na Austrália, que ao mesmo tempo que tentam se encaixar na sociedade australiana de hoje, não conseguem deixar de lado os valores trazidos pelas suas famílias há anos, que se sentem ofendidos a serem rotulados de estrangeiros no país em que nasceram mas não negam suas raízes em terras distantes mesmo nunca tendo colocado os pés por lá. Essa busca de identidade é um fato real que a autora (australiana descendentes de italianos) conseguiu personificar na personagem de Jose de uma maneira inteligente e bem-humorada. Mostra que, não importa as origens, não importa onde moramos no passado, onde moramos hoje, e onde moraremos no futuro, somos acima de tudo seres humanos. Mesmo que imigremos para Marte.