Corpo

Corpo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Corpo

Greicy.Nunes 13/05/2024

Não tenho palavras pra descrever este livro, a maioria dos poemas me fez refletir sobre e se quiserem ler algum dia, eu recomendo!!
Indjeans 18/05/2024minha estante
Parabéns pela leitura e resenha, Greicy!! Drummond sempre inspira boas reflexões e emoções fortes. Bora pro próxima livro ??

Eu como brócolis 05/04/2024

Um dos melhores
"maternidade","ausência" e "mortos que andam" só esses 3 aqui já mostra o quanto o livro vale a pena a leitura. Muito foda vc Carlos Drummond

Pedro.Malini 27/02/2024

Esse livro talvez não seja para pessoas que não tenham uma empatia grande pelas palavras ou que não passam por algum sentimento intenso. Com certeza irá te atingir e te lembrar de alguma situação que o sentimento foi intenso. Cada poema tem um tema diferente. Há uma parte crítica também, mas a temática sentimental sobressai.

Pedro3906 23/01/2024

Comentário a ser escrito
A apropriação e vivência do corpo enquanto primeiro contato com o mundo me trouxe para este livro. Me interessa a literatura sensual, às vezes insolente de ousadias, e Drummond mescla a crueza em aspectos múltiplos: sobre que somos, sobre que sentimos, sobre que nos fazem e como vivemos ? a partir da delicadeza endêmica de sua obra. Se Pessoa estiver certo, e "sentir é estar distraído", assumo ocos de alma perturbados pelas palavras.

As coxas, elas voltaram!

Gabriel.Dottling 16/01/2024

Drummond é sem sombra de dúvidas o meu poeta favorito, quiçá da minha vida, e esse livro é mais uma vez a prova cabal disso.

Jessy R. 20/12/2023

Cada página que revisto e releio é uma mistura de saudades do terceiro semestre da faculdade com o maravilhamento que tenho por Drummond. Para mim é quase impossível não amar quase tudo o que o poeta publicou.

Renatita 16/12/2023

Vários trechos de diferentes poemas me impactaram muito, não o suficiente para aplaudir os poemas completos, mas ainda assim...

Drummond merece deferência e merece ser lido sem pressa.

mylena97 27/08/2023

Favelário Nacional
Comecemos do começo.
A palavra corpo nos remete, talvez, a algo carnal, erótico. Mas aqui o corpo nos é útil apenas como interceptor da poesia pura que é Carlos Drummond de Andrade. Poesia é o tipo de palavra que soa literal. Poesia é como corpo, mar, mulher, amor. Tem seus conceitos embutidos em seu tom. Essa é a arte das palavras.
Mais que beleza, o mundo é feito de miséria. E eu apreciei muito o capítulo em que ele escreve (descreve também?) sobre favelas. É sempre doloroso e triste ler sobre tamanha carência, tamanha negligência pública, mas o assunto carrega a política em si, e todas as suas nuances.
Lindo livro.

Matheus Reis 25/08/2023

Pra onde foi?
...Tem um tema. O explora de forma interessante, pra dizer o máximo. E, por fim, a obra o abandona. Não por algo que a eleve, por mais que a adaptação emocional do leitor a essa curva brusca seja veloz.

Tofuuu 31/07/2023

São poesias que falam do corpo individual, social, plural... Há muita crítica social, especialmente quando se inicia o "Favelário Nacional".
Estou acostumada com as poesias de amor, tipo Neruda e Vinicius de Moraes. Em função disso, inicialmente, não estava gostando tanto, mas é importante poder refletir sobre Deus, consumismo, brevidade da vida... Já estou ansiosa para ler outras obras dele.

Alessandro117 16/06/2023

Poesia
Uma coisa que não entendo, mas sinto. Isso é ler poesia, não saber onde está mas estar lá para ler.

nalumarx 09/06/2023

Esse livro não fala só no corpo físico em si, mas no ser humano como um todo, em todas suas dimensões. O livro transborda sentimentos, é como uma viagem profunda pelos pensamentos de drummond.

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a vários regulamentos.

Eu te amo porque não amo
bastante ou de mais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Adlayne.hester 04/03/2023

Corpo de Carlos Drummond de Andrade foi um livro que me supreendeu muito positivamente, adorei a leitura de suas poesias e a atmosfera nostalgica que trazem, ótima leitura

Julya116 08/01/2023

Adorei