A máquina do tempo

A máquina do tempo H. G. Wells

Resenhas -

Natália 04/03/2021

O hype não era real
Eu amo viagens no tempo. Livros e filmes com essa temática sempre me atraem. Então era óbvio que ?A Máquina do Tempo?, considerado o livro ?pai? da literatura desse tema, era uma leitura que eu estava ansiosa para fazer.
Mas a fama não fez jus ao conteúdo. Faz sentido que Wells tente explicar as teorias físicas e até filosóficas por trás da viagem no tempo, mas tornou a leitura um pouco cansativa.
Mas o principal problema, pra mim, foi a falta de ação da narrativa. A história é muito mais focada nas teorias que o Viajante faz acerca da evolução humana do que na interação do protagonista com as pessoas do futuro.
Queria mais diálogos, mais estranhamento das pessoas do futuro (e não só dos Morlocks), enfim, queria que o Viajante fosse um protagonista que agisse mais e observasse menos.

Fernando Britto 06/02/2021

Livro lindo. Leitura gostosa.
Leitura leve e muito recompensadora. A história surpreende e consegue nos induzir a dúvidas, pra mais tarde nos presentear com surpresas interessantes.
Wells mostra porque é considerado um dos principais autores de ficção científica.

Tulio.Gama 31/12/2020

Relíquia
Assim como peguei anteriormente o "Guerra dos Mundos", eu sabia que estaria visitando uma obra que influenciou e originou todo um gênero e um imaginário na cultura pop. Ler HG Wells não é só buscar um fascínio narrativo fortuito, mas sim contemplar um marco literário.
Por ter visto duas versões cinematográficas diretamente adaptadas (um de 1960 e outro de 2002), não tive muitas catarses por já saber da trama, ainda que as versões do cinema tenham várias modificações e adições ao enredo. A surpresa que tive foi a própria narrativa, verdadeiramente envolvente, pois, como leitor, tive a mesma sensação de deslumbramento do Viajante do Tempo.
Vale ler muito mais como uma relíquia literária que como uma mera ficção. Seria um pecado ignorar toda sua importância ao gênero e a própria literatura.

Bruna 30/12/2020

Gostei
Um livro bom. Rapidinho, uma ficção científica suave, nada muito mirabolante. Não gosto muito da misturade narrativas (as vezes a visão do narrador, as vezes do viajante do tempo) e achei os capítulos mal distribuídos. No mais um bom livrinho

Azure.Karamazov 16/05/2023

Contagiante
O início chega a ser um pouco monótono, mas quando chegamos a cerca de 2/5 do livro, fica tudo gostoso. A história que o Viajante do Tempo contou, além de como o autor escreveu sobre como se deram as mudanças de pensamento do personagem foi extremamente humano, crível, palpável. As paisagens que Wells pintou em minha imaginação são indescritíveis. Consigo compartilhar com o Viajante do Tempo a angústia, a felicidade, o luto, a raiva e todas as nuances. E esse final... Esse final... EU NECESSITO DE UMA CONTINUAÇÃO, POR FAVOR!!! Ótima leitura!

Rafael.Ancelmo 10/11/2020

CLÁSSICO
Um grande clássico da ficção científica e que abriu caminhos/idéias para diversas obras e conceitos posteriores tanto na literatura quanto no cinema. Quem é amante da ficção deve ter esse clássico da literatura no currículo ?