O espelho e outros contos

O espelho e outros contos Machado de Assis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Joane 14/07/2023

Contos do Machado
Já adianto que gostei
São bem diversos os contos. Alguns eu não gostei tanto, por não ser da minha preferência, mas nem por isso não tira o brilho
Há diversos contos que entendi um pouco os seus temas, o que trás ai a genialidade do Machado de Assis.
Eu li bem devagar pra aproveitar e era um de cada vez, e isso funcionou bem pra mim
Acredito que podendo ser divididos na fase do Romantismo, Realismo etc, eu tenha preferido aqueles que tinha foco no romance
Embora o conto principal seja o destaque, eu entendo que é muito bom e tem a frase mais impactante que até já vi ao entrar no Skoob, não me pegou tanto quanto esses:
~ Contos que mais gostei :
- A Chave (mui bom 9,5/10)
- A mulher de preto (9/10)
- A pianista (9/10)
- Missa do galo (8/10)
E a leitura como um todo de todos estes contos foi excelente. Adorei este
Dayse.Ariane 14/07/2023minha estante
Nossa , agora lembrei que li estes contos no ensino médio. Nem estão registrados aqui nos meus livros lidos e eu não lembro mais de nada ?, quero ler de novo.

Joane 15/07/2023minha estante
É bem "vale a pena ler de novo" ahaha recapitular e registrar como lidos e é isso

catapimbas 26/09/2021minha estante
Tocantes tuas reflexões sobre essa obra, Cauany. Embora nunca tenha sequer folheado esse conto, já sinto que o adoro!

Cauany3 29/09/2021minha estante
Fico muito feliz por ter ocasionado isso em você!

Renata Rocha 11/07/2020

O livro é composto de vários contos de Machado de Assis, além de um complemento de leitura no final que com certeza ajuda a estudar para os vestibulares

Josiane 24/07/2020

Majestoso
Ler Machado de Assis é mergulhar no universo do imprevisível. Cada conto desse livro explora um aspecto da vida social do Rio de Janeiro no século XIX e os dilemas humanos dessa convivência. Para citar um exemplo: Honório, personagem central do conto "A carteira" , encontra uma carteira e divaga sobre usufruir ou não do dinheiro.

Sarah 12/09/2020

Atemporal
Para mim é impossível não amar os contos do Bruxo do Cosme Velho. Machado em seus contos apresenta uma leitura atemporal da sociedade. Nesse livro de contos ele aborda temáticas como: interesses individuais acima da moral, crueldade e sadismo, adultério, justificativas para amenizar o peso da consciência.
Enfim. É um ótimo livro.
Machado de Assis nunca me decepciona.
Pelo contrário, a cada leitura é um tapa na cara diferente.

Analice77 17/10/2020

Os contos são até interessantes, mas o final é sempre bem nada ver. Não gostei muito disso.
As questões de vestibulares complementam bastante a leitura para quem está estudando.

Ize 27/10/2020

As personagens de Machado são retratos nada elogiosos de algumas facetas presentes em cada um de nós. Machado de Assis denúncia a corrupção presente no ser humano, levando o leitor a refletir sobre a própria natureza.

Drika 30/10/2020

No início tive receio de ler esse livro, principalmente pq eu ouvi dizerem q Machado tem uma linguagem muito difícil de entender, mas fui muito surpreendida, foi muito simples de entender e é um ótimo ponto de partida para os livros dele/clássicos brasileiros. Os contos são muito bons, tem uns bem mais ou menos mas no geral são bons, uma boa seleção, bem diversos e divertidos.

flavinhaa.domingos 28/11/2020

Muito bom machado de assis!
Contos é de longe meu gênero preferido, ficava com muito saco pra ler e estou em uma fase de não conseguir ler nada... Essa leitura pra mim foi muito boa, ficava alguns dias sem ler por causa da ressaca, mas sempre que pegava lia umas 50 paginas, e não era cansativo!
Nossa ameei ver como o Machado de Assis que viveu em séculos diferentes que eu nasci, consegue ser tão atual, pensar como as pessoas pensam!
Os contos foram ótimos, histórias do cotidiano com alguns exageros como no teatro, que eu amei! Dou 4,5 estrelas pq nem todos os contos achei bem trabalhado como o caso da vara, mas ameei, melhor livro de contos que já li até agora, leitura muito agradável 28/11

Vitoria 28/01/2021

O livro tem uma linguagem um tanto quanto pesada, no entanto, vale completamente a pena com o aprendizado que trás. Relata em diversos contos práticas, costumes e noções da época. Além de ser extremamente crítico e trazer uma avaliação sobre cada situação.

Leonardo Rasseli 28/01/2021

Contos muito bons, A chave e A mulher de preto foram os que mais gostei. Machado de Assis não decepciona. Era um gênio.

Wanderley 27/02/2024

Ensaios temáticos do maior escritor brasileiro um gênio, nada menos
Os contos de Machado neste livro sintetizam temas desenvolvidos mais detalhadamente em seus romances. Não significa, porém, que sejam inferiores, breves rascunhos de textos mais longos. Evidentemente, Machado sabe que conto e romance exigem técnicas distintas. O que eu quero dizer é que seus contos são igualmente superiores, assim como seus romances. Creio, sinceramente, que os contos de Machado estão mais nivelados com seus romances do que na obra de Dostoiévisk, que é (para mim) muito mais romancista que contista.

Sobre o livro, não sei quem fez a seleção dos contos, mas são todos, aparentemente, de sua fase realista. E todos são impactantes. Em A Pianista, percebemos como projetamos nos outros as sombras que vivem em nós mesmos. A Carteira apresenta um dilema moral - ficar com a carteira achada ou devolvê-la ao dono? - potencializado por uma crual ironia do destino. O breve A Causa Secreta, que fala sobre sadismo, é um dos textos mais sombrios que já li na vida. A famosa ironia de Machado está presente em Adão e Eva. A Igreja do Diabo é de uma inteligência arrebatadora, no modo em que inverte noções de fé e razão. Pai contra Mãe é outro dilema moral, tão intenso, que é impossível não ficar impactado por dias após lê-lo. A pergunta é inevitável: No lugar do personagem, eu faria diferente? Sem contar O Espelho, que dá nome a essa coletânea destinada ao preparo de estudantes para o vestiublar. Que texto! Como pode alguém ter tanta imaginação? E além disso, com a capacidade de dissecar, sob diversos ângulos, temas morais e psicológicos interligados pelas circunstâncias, desde a solidão até os doloridos contrastes, próprios da condição humana, entre aparência e essência. É incrível. Que potência criativa, que talento para prender a atenção do leitor.

Um gênio, nada menos.

Julia Moraes 04/03/2021

Mais uma vez apaixonada pela escrita do Machado de Assis, quanto mais leio ele mais tenho certeza que quero ler toda a obra! Cada conto trás uma reflexão tão profunda sobre a sociedade, a vida, o indivíduo, e ele consegue passar isso tudo mesmo em narrativas bem curtas.

Aline 16/03/2021

O que falar de um clássico de Machado de Assis gente? Simplesmente não há o que dizer?
Fazia tempo que não lia seus contos e consegui relembrar meus tempos de leitura leve e despreocupada na biblioteca de minha saudosa escola do fundamental quando pra aguentar os intervalos ia ler contos de Machado de Assis.
Foi uma viagem no tempo.
Ótima coletânea!

marcadeods 17/03/2021

Um bom livro, só não é para mim
Machado brilha em tudo que faz, serei sempre sua maior defensora. Porém, não gosto de contos, e deveria saber disso antes de começar o livro, mas fui teimosa e insisti pois sou fã demais do autor.
E aconteceu o esperado: demorei horrores para acabar um livro extremamente curto, por não gostar do estilo (tanto que comecei no dia 07/01 e acabei apenas no último dia do mês)
Não quer dizer que os contos são ruins, amei muitos deles, porém, quando aparecia um que não me prendia eu deixava o livro de lado por mais de uma semana, e pegando apenas quando queria ler algo curto e ia atrás de um conto.
Se você gosta desse tipo de leitura, vá com vontade, vai se apaixonar.

1 | 2 | 3 | 4