O Surpreendente Propósito Da Raiva

O Surpreendente Propósito Da Raiva Marshall B. Rosenberg

Resenhas -

Cris 26/01/2023

Muito interessante, bem curto então não fica maçante. Ao longo da leitura fui pensando nos momentos que tive raiva e o que/por que aconteceu.
Bianca.Seminotti 26/01/2023minha estante
Eu li um outro livro desse autor, comunicação não violenta. Muito bom também.

Cris 27/01/2023minha estante
Acho que deve ser a mesma linha porque ele fala muito sobre a CNV nesse tb

Bianca.Seminotti 27/01/2023minha estante
Ah legal. O outro livro ele tem uns exercícios para praticar CNV, engraçado.

@aloeliane 27/04/2020

Que bonito seria...
A raiva é vista com olhos empáticos e com suas aplicações é devida importância neste livro. De forma leve, suscita e organizada, Marshall apresenta o passo a passo para lidar com esse sentimento que hoje é tão controverso dentro de nós.

Nayana 28/11/2020

Essencial
Livro essencial para os "esquentadinhos" (me incluo nesta categoria), nos faz refletir e me ajudou muito na saga do autoconhecimento e pensamento fora da caixa. Recomendo demais!

Ingrid 06/01/2021

Interessante
O livro trata da transcrição de um seminário realizado pelo autor, no qual ele oferece passos para lidarmos com a raiva. Achei interessante que desde o início já se percebe embasamento na teoria cognitivo-comportamental, quando o autor explica que são as avaliações que fazemos das situações que despertam a nossa raiva, não as situações em si. Fala-se de 4 passos fundamentais para lidar com a raiva, mas é importante frisar que esse entendimento não necessariamente vai fazer a pessoa se sentir melhor. Como o nome do livro fala, a intenção é entender o propósito da raiva, não suprimir ela. A raiva vai ser traduzida nas necessidades que temos a partir dela e, percebendo essas necessidades, pode ser que fiquemos tristes, frustrados, envergonhados.. ainda que também possamos ficar aliviados e relaxados. Após essa tradução de sentimento, a raiva se vai (podendo dar lugar a outras emoções também doloridas, mas menos impulsivas). Enfim, a ideia é compreender-se e saber comunicar ao outro e a si o que dói.
Acredito que seja um ótimo livro pra quem está iniciando o autoconhecimento no ramo das emoções. Fornece algumas compreensões, mas também deixa muitas dúvidas - todas que um livro tão curto não seria mesmo capaz de sanar.

Leanndru 10/01/2021

Contato consigo
Na minha opinião nesse livro o Marshall Rosenberg aprofunda a discussão sobre o que a raiva nos diz e porque ela é um sentimento descolado do estímulo mas provém sim de nossos julgamentos sobre a situação, a pessoa ou sobre nós mesmos.

É um livro fácil e muito gostoso de ser lido. A única ressalva que faço é que imagino que ele possa ser melhor aproveitado se lido depois de já se ter algum conhecimento em cnv. Sugiro que comece com o "comunicação não violenta" outro livro do Marshall

Wagner 03/04/2021

Curto e profundo
Uma rápida e interessante introdução ao conceito de Comunicação Não Violenta e como ela entende e lida com a expressão da raiva.

Thati 04/04/2021

Para entender e lidar com a raiva
Um livro super curtinho mas que traz muito conhecimento, reflexões e ferramentas em cada página.
Nesse livro Marshall aprofunda algumas passagens que apresentou em seu livro Comunicação não violenta. Ele apresenta uma forma de olhar para a raiva e sistematiza passos para lidar com a mesma.
Bem instrutivo. Todavia, deixo aqui minha recomendação para antes lerem o livro : ?Comunicação não violenta?, pois o considero um primor pra conviver com pessoas difíceis ou não além de dar bagagem é melhor abertura para absorver o modo de lidar com a raiva, aqui apresentado.

@melolivsantos 27/07/2021

Prático
Mais um livro curto que serve como complemento do livro principal sobre CNV de Marshall
Esse é focado na raiva. Muitos dos exemplos são tirados do livro principal.

Danilo.Sousa 15/01/2022

Essa obra por sua vez foi bem desenvolvida com o propósito de realizar uma autoajuda para aqueles que procurarem conhecer a obra. Cabe ressaltar que o livro por sua vez é necessário sempre realizar novas releituras quando sentir necessário para melhor compreensão do aspecto que é abordado em questão. O autor por sua vez foi muito feliz em sua obra nos apresentando esse trabalho para uma melhor compreensão do tema e desse sentimento que é a raiva.

Danilo.Brizida 16/06/2022

Entender porque temos raiva e como agir diante de momentos de raiva é um fator importante para nosso viver.

Marcela Prado 29/09/2022

Leitura rápida e fluída.
Para quem já tem um conhecimento inicial a respeito da CNV, é um complemento do conhecimento a respeito do assunto. É um livreto que traz informações de certo modo práticas ao cotidiano. Leitura rápida que é interessante para agregar conhecimento.

samanta.zuchetto 03/10/2022

A mágica da comunicação não violeta!
Um livro necessário, com um passo a passo concreto que tanta gente procura. Mas será que estamos prontos pra baixar a guarda e acolher nossas próprias necessidades?

Cyntia Chaves 07/12/2022

Introdutório
A Comunicação Não Violenta (CNV) é um tema importante de ser conhecido, porque propõe uma melhora nas relações entre as pessoas.

O livro "O surpreendente propósito da raiva" é preliminar e inicia a abordagem com uma breve introdução, passos para lidar com a raiva, como conseguir que os outros compreendam nossos sentimentose necessidades.

A CNV não se propõe a negligenciar ou suprimir o sentimento de raiva, mas, sim, a entender o que a disparou e buscar, nessa causa, uma compreensão mais profunda sobre os próprios sentimentos e os sentimentos de outras pessoas, sobretudo quando confrontadas com frustração, medo, angústia, aflição, decepção etc.

Para começar a entender a CNV, é uma boa leitura.
Recomendo.