The Tower of Nero

The Tower of Nero Rick Riordan




Resenhas - The Tower of Nero


30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


dido4 05/09/2022

A Série das Provações de Apolo
Li essa série em 2020, quando o último livro ainda não estava pronto, e passei 2 anos antes de voltar para o quinto livro. Consequentemente, tive que recapitular o que havia acontecido nos outros livros e, ao fazer isso, percebi que algumas coisas me incomodaram na leitura da série toda, que também estão presentes nessa última obra, então resolvi escrever essa resenha mais sobre a série no geral do que sobre esse livro especificamente. Até porque, acredito que quem estiver lendo essa resenha já vai ter acabado a série ou pelo menos ter lido os outros 4 livros.

Primeiramente, queria falar das qualidades que eu enxergo nas obras de Rick Riordan e deixar claro que apesar das críticas que vou fazer, gosto bastante do que o autor faz. Mesmo não me considerando mais o ?público alvo? desse tipo de livro, ler e voltar para o mundo de Percy Jackson é sempre gostoso. A ambientação e cenários familiares dos livros trazem os sentimentos das outras séries do autor de volta, e a forma que os contos e histórias gregas são adaptadas para o mundo atual se mantém tão boas quanto eram nas outras séries. Inclusive temos deuses e criaturas bem diferentes e novas, que agregam bastante ao universo. Acrescentando a tudo isso, acredito que um dos maiores acertos dessa nova saga foi os pilares que essa série se apoia: os imperadores e as crises nos oráculos, que são ótimos fios condutores para a trama.

Agora, quero falar um pouco das coisas que mais me inquietaram nessa leitura. Uma das minhas maiores críticas é que estamos acompanhando Apolo - um deus - então, enquanto ele é humano, enquanto ele é Lester e tem um cérebro humano, não tenho problema com ele estar falando de coisas divinas e estarmos dentro da cabeça dele. Contudo me incomoda um pouco lermos a perspectiva dele como um deus, pois acho que se não tivéssemos nenhum vislumbre do ponto de vista de um deus em primeira pessoa acrescentaria ao fato de que não compreendemos como a ?mente? de um deus funciona. Quando temos esse ponto de vista, desmistificamos um pouco a ?divinidade?, que, para mim, é um ponto negativo (mas pode não ser para outras pessoas). Ainda nessa questão de pontos de vista, entendo o por que de acompanharmos apenas Lester, pois a temática do livro são as provações dele, mas me fez falta o ponto de vista de alguns personagens e o que aconteceu com eles durante o livro (como por exemplo as aventuras de Nico e os trogloditas na torre de Nero). E, se tivéssemos outros pontos de vista, seria possível fazer os últimos capítulos por outros olhos, que não os de Apolo - já de volta como um deus - e eu confesso que preferiria ler sobre ele como um deus nas perspectiva de outros personagens e não na dele mesmo.

Entrando no assunto dos personagens em si, no começo da aventura dos nossos protagonistas eu não gostavam muito de nenhum dos dois, nem de Lester, nem de Meg, mas com o passar dos livros eu passei a gostar de Lester e entender o crescimento dele, porém Meg nunca me desceu, sempre achei ela uma personagem meio insuportável, e com certeza ela é a personagem das séries de Rick que eu menos gosto. Dito isso, todos os outros que aparecem nos livros são ótimos e reforçam o universo de mitos criado pelo autor.

Por fim, apesar de gostar desse estilo de leitura, creio que essa série peca em um ponto que não é um problema para as outras. Sabemos que todas as coleções são focadas no infanto-juvenil, e temos nesses livros a mesma "fórmula" que Rick Riordan usa em todas as sua obras (que eu já li até hoje), mas ainda assim, acho que por essa série falar de um deus seria preciso ter mais cuidado em como tratamos dele. Os limites de Apolo não ficam bem definidos durante a leitura e acredito que isso impacta negativamente na trama. Por exemplo, quando o autor quer fazer uma piada sobre o instagram do olimpo ou sobre o serviço de streaming das musas, Apolo sempre lembra desses detalhes da época de deus dele, mas sempre que é para lembrar das informações úteis para o contexto parece que sempre escapa a ele. Não acho que isso seria um problema se a relação de humanidade/divindade de Apolo fosse bem estabelecida, mas infelizmente não vi isso.

Em suma, apesar de ter apontado muitas coisas que me incomodaram na série, ainda sim os livros são legais e divertidos de se ler, além de engraçados e leves. Na minha opinião, entre as três séries greco/romanas do autor, é, com certeza, a mais fraca, mas não significa que não vale a pena a leitura e que você não vai se divertir, eu recomendaria a todos que queiram sempre mais um gostinho do mundo de Percy Jackson e os Olimpianos. No entanto, se as duas primeiras séries já supriram o seu desejo mitológico, não acho que As Provações de Apolo lhe farão falta. E que fique claro, eu estou no primeiro grupo.
mari 05/09/2022minha estante
Apenas amassou


mari 05/09/2022minha estante
Resenha perfeita


mari 05/09/2022minha estante
????


mari 05/09/2022minha estante
Comentários muito pertinentes




Marina.Beatriz 27/04/2024

Não poderia pedir por um final melhor!
(Isso não é uma resenha)

Essa série com certeza já virou um safe place pra mim, eu voltaria pra ela quantas vezes fosse possível, assim como fiz/faço com PJO.

Eu (re)comecei a ler essa série sem muita esperança. Afinal, eu já tinha lido 2 livros antes e eles, na época, não significaram quase nada pra mim. Eu não me lembrava dos detalhes e não me apeguei a nada. Reler e dar mais uma chance a tudo isso é algo que definitivamente não me arrependo.

PDA veio em um momento muito conturbado da minha vida e sinto que em muitos momentos a série foi o que me deu aquele empurrãozinho, aquela dose de serotonina a mais que só eu sei quanto preciso.

Este último livro foi um fechamento incrível para a série com todas as doses certas de ação, melancolia e felicidade.
iasminnaara 28/04/2024minha estante
?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Débora 10/10/2020

Eu acompanho as histórias do Rick há uns 10 anos e, pelo visto, esse foi o último livro do mundo de Percy Jackson (minha esperança de ter um pouquinho mais desses personagens é porque ele disse que poderia escrever livros únicos, mas sagas como as 3 de 5 livros cada, não mais). Foi um livro muito gostosinho de ler e com um final que da vontade de ler mais, mas ao mesmo tempo, foi uma conclusão muito boa. Vou sentir falta dessas histórias e dos personagens, mas foi um bom final.
comentários(0)comente



Pedro.Junger 10/10/2020

Um final digno, para todas essas aventuras que acompanhamos.
Rick Riorda nos entrega aqui, um final muito mais digno do que foi "O Sangue do Olimpo" (fechamento da saga anterior, que decepcionou a maioria do público). Na minha opinião, esse livro está na altura de "O Último Olimpiano" (que é o meu xodó, da primeira saga. As batalhas, personagens, enredo de um forma geral e principalmente, o desenvolvimentos do protagonsitas, estão perfeitos. Recomendo para todos e podem ter certeza, que é uma carta de amor a todos os fãs. Que a tanto tempo, como eu, acompanhamos as aventuras dos semideuses greco-romanos. Então, muito orbigado, Rick Riordan. Por todas essas histórias maravilhosas e envolventes. Que a cada volume nos apegavamos mais, a esse íncrivel mundo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@patryckadrien 22/10/2020

Incredible Outcome
Uncle Rick finished this series on amazing way, the book is well written as always but he brought more than a good finished, he brought a really inspiration for humanity in the book.
He close the stories of the characters in a beautiful way and open some ideas of series that could come.
I love so much the book and of all sure it become my favorite of TOA.
comentários(0)comente



G@by 25/10/2020

Não tenho palavras...
Sério, não tenho palavras pra descrever o que esse livro fez comigo! Pela primeira vez eu enrolei para terminar de ler um livro, eu simplesmente não queria terminar a leitura, porque por enquanto esse é o último livro no universo de Percy Jackson e eu preciso de mais! Foram 10 anos acompanhando essas três séries, e agora acabou, eu não tava e ainda não estou psicologicamente preparada pra terminar essa série! Tio Rick, faz uma série com o Nico, nunca te pedi nada!
comentários(0)comente



clara.acalegari 28/10/2020

Por quê?
Eu li esse livro antes mesmo de ele estreiar nos Estados Unidos, por meio de fotos que pessoas tiravam de seus livros entregues antecipadamente, e foi uma longa jornada.

A evolução do Apolo é incrível, a ponto de me fazer chorar algumas vezes de tão bela que era. Esse livro tem muita representatividade, o que me agradou bastante e eu adoro a dinâmica da relação da Meg com o Lester.

Descobrir sobre os oráculos foi muito interessante e tantas cenas dessa série me deixaram arrepiada. Mas, novamente, POR QUE RICK RIORDAN? Por que todos os seus últimos livros (exceto O Último Olimpiano, claro) são piores do que o restante da série? A mesma coisa aconteceu com Heróis do Olimpo e MCDA, não estrague tudo no final.

Mas eu também gostei muito da participação da Rachel, Nico e Will. Foi interessante ver como a amizade dos três (e o namoro do Will e do Nico) era na prática. Finalmente podemos conhecer um pouco mais destes personagens. A saúde mental do Nico também foi muito bem retratada, o que deu uma pegada mais matura em comparação aos outros livros do Rick. Só não curti muito o final, poderia ter extendido mais os capítulos do Apolo indo visitar todo mundo.
comentários(0)comente



lunasolis 15/11/2020

Ótimo
Sendo sincera, eu achei que não ia gostar de Torre de Nero pq eu achei que o final ia ser apressado demais e não ia valer a pena. Eu me arrependo tanto de ter dito, apesar de a conclusão ser mais rápida, ela é tão emocionante que você nem liga, além de que você começa a ler o livro e nem vê que o tempo passou

Definitivamente é o melhor de As Provações de Apolo e foi muito melhor que a conclusão da saga do Magnus Chase e de Herois do Olimpo.

Nesse livro fica ainda mais clara a evolução de Apolo e como ele se relaciona com as pessoas ao redor dele depois desses 6 meses como humano. É incrível.
comentários(0)comente



Vanessa.Santos 26/12/2020

Nem chorei. Mentira, eu chorei sim. Foram 7 anos anos acompanhando a história desses semideuses e o chegamos novamente ao fim. O Apolo certamente foi o personagem com o maior amadurecimento que o tio Rick fez e a amizade dele com a Meg é linda demais. Fãs de Percy Jackson que ainda não leram as provações de Apolo, leiam. Não só o final, mas toda a jornada faz essa saga valer a leitura.
comentários(0)comente



André 02/01/2021

Que final mais .....fraco
Foi tipo missão cumprida, blz mas e a lição? Aprendeu ? Pq não confrontou o zeus? Tirou a limpo? Tirando o Apolo acho que zeus e companhia continuam a msm merda! Rick fez um ótimo 3 livro e a saga até quê era tensa e engraçada, mas aqui no fim não temos nem tensão, nem comédia ( ainda bem ), mas sério está precisando amadurecer esses personagens, percy parece que nunca sai dos 12 anos, tá na hora de agir como adulto!
comentários(0)comente



jptavaresp 01/03/2021

O final de uma saga
Provações de Apolo me fez chorar. Muito. Torre de Nero, mesmo não sendo tão emocional, me surpreendeu em vários aspectos. Não posso dizer que fiquei 100% satisfeito com o final, mas gostei das pontas soltas que deixaram para futuras sequências.

Obrigado, Rick Riordan. Obrigado, Percy Jackson.
comentários(0)comente



livia 05/06/2021

chorei mt no final, acompanhei esses personagens desde pequena e eles cresceram junto comigo, vao fazer falta
comentários(0)comente



Ju Biasuz 18/12/2021

Esperei muito tempo pra ler esse livro, comecei a ler PJO faz 4 anos e nao poderia esperar um final mlr pra todos os livros que fazem parte desse universo, mal posso esperar pelos próximos!!
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR