Futebol ao Sol e à Sombra

Futebol ao Sol e à Sombra Eduardo Galeano

Resenhas - Futebol ao sol e à sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Arthur836 18/05/2024

O futebol foi e é um símbolo de identidade coletiva
Comecei a ler esse livro por conta de um projeto de pesquisa da faculdade e ele realmente me surpreendeu.
Galeano, autor do que eu considero a mais célebre obra sócio-político tratando da américa do sul "As veias abertas da américa-latina", traz um visão latina e mundial, política e social à respeito do futebol, uma das grandes paixões do autor.
Dividindo em vários contos, Eduardo Galeano apresenta primeiramente uma visão idílica, idealizada e apaixonada à respeito do esporte, até chegar no ápice do livro, formando críticas às conjuturas do futebol moderna, da sua ligação com a sociedade e a sua utilização por governos autoritários, considerado como o ópio do povo.
É uma obra incrível pra quem se interessa por futebol e política.
lorena 18/05/2024minha estante
??

Nick 30/12/2021

Mestre Galeano
Assim como todos os outros livros que li do Galeano, esse também foi um prazer, ver suas análise de mundo através do futebol, trazendo seus diversos nuances e curiosidades, foi uma experiência que com certeza mudou minha relação com o futebol, expandindo minha visão sobre o esporte e especialmente com tudo que o cerca. O que mais me marcou do livro é você ver o processo de transformação do futebol ao longo do tempo, como podemos compreender a nossa realidade através dele e especialmente como isso é um reflexo do capitalismo selvagem em que vivemos.
Luna 30/12/2021minha estante
???

João 07/04/2019

As veias abertas do futebol
O grande Eduardo Galeano faz uma análise poética e ao mesmo tempo muito cientifica do futebol e das suas minucias.
Ao mesmo tempo em que o grande escritor uruguaio rememora um gol, um atleta, ou uma Copa especifica, ele faz todo um resgate político do que perfila o futebol. Dentre as discussões do livro, é pautado o racismo de clubes e dirigentes, o monopólio da mídia e das grandes corporações, a corrupção, dentre outras questões; porém, as páginas desse clássico não se limitam somente às mazelas.
O autor, que disse tentar fazer com as mãos, o que não pode fazer com os pés, aborda toda a magia que perfila o esporte bretão, e a paixão que o mundo, sobretudo a America Latina, tem pela pelota. O futebol, além dos 90 minutos, serve como instrumento de ascensão social para os pobres, como forma de manifestar alguma identidade de grupo, como instrumento de resistência, etc. Dessa forma, se configurando a "grande missa pagã".
O pior do livro é que ele chega ao fim, assim como toda partida de futebol, fico imaginando como o Galeano retrataria o nosso Penta, a ótima campanha do Uruguai em 2010 na Africa da Sul (uma copa no continente africano... como ele veria isso?), a genialidade de Messi, o 7x1 que tomamos em casa, a chegada do VAR, a final da copa Libertadores cuja sede seria na Espanha, uma nova copa nos EUA que está por vir, etc etc...
Por mais Maradonas e menos Havelanges!
Vamos voltar ao futebol!
Daubian 20/06/2019minha estante
Tem uma nova versão que ele chega a comentar até o começo da copa de 2014. Não chega no 7 a 1, mas faz uns comentários rápidos sobre temas atuais. Pra resumir, ele enaltece o Uruguai de 2010 que impediu outra Eurocopa, é um pouco frio com o Penta criticando o Scolari (ah o 7 a 1), reclama que a África sedia copas exportando gente,f que o não vai ter copa marcou mais a copa de 2014 que outra coisae falou mal de Messie CR7 nas seleções. Aliás ele fala que xingou o polvo Paul que corretamente acertou que o Uruguai seria eliminado.

Geógrafo da Alma (Poeta) 04/02/2009

Muito gostoso, realmente é fantástico ler algo tão poético a respeito de uma paixão mundial nas palavras do grande Eduardo Galeano.

Tiago Ceccon 15/02/2009

Simplesmente o melhor livro sobre a história do futebol. Retrata os momentos históricos do esporte preferido dos brasileiros e vai narrando, de forma mais ou menos cronológica, o começo, as primeiras dificuldades, as primeiras glórias, os anos de ouro, a decadência e como o esporte mais lindo de todos se transformou em um grande celeiro para os empresários fazerem dinheiro. Um épico!

Arilson 24/03/2009

Para entender o futebol
Não, o livro não é sobre regras, táticas ou coisas do tipo. É para entender o espírito do futebol, a paixão, o torcedor, a passionalidade, enfim, para aprender a gostar. E o texto...bom o texto é do Eduardo Galeano.

Laura Regina - @IndicaLaura 13/07/2009

Quer saber sobre futebol?
E ainda se divertir?!

seufuviu 14/12/2009

O sábio
Ler um livro do Eduardo, digo Galeano, Eduardo Galeano - um dos melhores narradores da história da América oprimida, que nos direcione pelos destinos "de sol & sombra" do futebol, este esporte que desde à antiguidade trabalha o imaginário da humanidade, ora como guerra ora como entretenimento, mas, sempre como algo que se destacou pela força de seus praticantes & admiradores.
O livro encanta pelas didáticas intervenções históricas desse esporte feita pelo autor. Não deixa de ser um compêndio futebolístico, uma mine enciclopédia de tudo que se passou aqui ali & acolá com a prática da pelota jogada com os pés; suas alegrias, suas tritezas, seus personagens protagonistas, assim como, seus protagonistas oportunistas y velhacos. Vale a pena ler esse livro da L&PM, escrito pelo sábio da nossa história. EDUARDO GALEANO.

lucasts30 30/03/2011

Obrigatório
Obrigatório para quem é amante do futebol.

Obrigatório para quem não vai muito com a cara do esporte.

Talvez após a leitura aprenda um pouco mais dessa paixão que move grande parte do mundo. Uma paixão que é muito bem descrita nesse livro, com muitas histórias pequenas e deliciosas.

Sensacional!

Léo 18/10/2011minha estante
Em absolutamente tudo que o povo latino-americano se dedica e coloca a sua paixão supera os demais; e na história do futebol, tao bem narrada pelo Galeano, temos mais um exemplo disso

righigor 13/06/2024

Textos escritos de forma excelente. Uma ótima contextualização mostrando que politica e futebol se misturam sim e são na verdade a mesma coisa. Muito boa leitura de Eduardo Galeano

Erik Fernandes 25/02/2013

Ainda nao tinha lido nada do Galeano e gostei do estilo do escritor. Ainda mais falando sobre um tema como futebol. Sao passagens curtas, retratando personagens (principalmente sulamericanos) e grandes times que marcaram epoca. Leitura rapida, facil e divertida. E que me instigou a conhecer outros titulos do autor.

Leo Menna 02/06/2013

Um ótimo livro..
De uma maneira bastante breve, mas completa, narra tanto o lado alegre e quanto o lado negro deste esporte que apaixona multidões. Um livro feito por amante e para amante do futebol, tanto para conhecedores (meu caso), como para simples fans da "magia futebolística".

jefftavaresjuni 24/12/2013

Uma saga de mais de cem anos de futebol
Em "Futebol ao sol e à sombra", Eduardo Galeano viaja pela história deste esporte durante todo o século XX e início do XXI, retratando a evolução do jogo como divertimento e como negócio.

O autor uruguaio perpassa pela história de todas as Copas do Mundo, iniciando com uma retrospectiva dos fatos da política internacional, arte e cultura que julgava mais interessantes e relevantes ocorridos no ano de cada mundial, sempre com boas doses de ironia e crítica social.

O livro parece ter sido escrito sob a influência do futebol de outrora, cheio de poesia, fantasia e improviso, algo que contrasta duramente com o futebol que emergiu durante a década de 80, caracterizado pela supremacia da eficácia em relação ao prazer de jogar, do dinheiro sobre a essência do jogo, um futebol duro e engessado, sem espaço para a beleza e o inesperado.

Ainda assim, mesmo com todos as amarras que a modernidade e o capitalismo impuseram a este esporte, o livro nos relembra que o futebol segue apaixonante e atraindo multidões a cada quatro anos, quando o planeta para para ver os astros, bem remunerados mas igualmente exigidos, desfilarem pelos gramados.

Apesar do saudosismo, o livro é um deleite para os amantes do futebol, que têm a oportunidade de repassar por momentos históricos e de conhecer histórias pitorescas do esporte bretão.

Rapudo 03/07/2014

iniciado em 03/07/2014

Codinome 24/10/2017

Um pouco sobre "Futebol ao Sol e à sombra"
Um ótimo primeiro contato com o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que revela uma de suas paixões através da literatura: o futebol. Nunca havia lido obras completas sobre esse tema, no máximo revistas Placares e jornais Lances. Mesmo assim o livro não deixa a desejar ao fã assíduo da bola preta e branca ou mesmo ao leigo: é simplesmente um livro aos amantes da boa literatura, que Galeano domina com maestria.
Somos imersos a cada regra e detalhe do futebol de forma bastante lúdica e no formato de crônicas, algo que facilita bastante o desenvolvimento da leitura de forma bastante divertida e que nos faz pensar. São curiosidades interessantíssimas desde os primórdios do futebol até a Copa de 2010, infelizmente o autor veio a falecer em 2015. Aliás as crônicas de cada uma das Copas é algo brilhante, aquilo de melhor que vi no livro, principalmente por envolver acontecimentos contemporâneo como um jornal/obra-prima, sem deixar de lado as pitadas dos comentários ácidos que Galeano é mestre.

Uma ótima indicação, uma das melhores leituras desse ano

1 | 2 | 3 | 4 | 5