Nosso Planeta

Nosso Planeta Matt Whyman...

Resenhas -

Esther 30/12/2022

MUITO LEGAL
É um livro que fala sobre as plantas e os animais que habitam o NOSSO PLANETA.
Ele fala sobre vários assuntos legais e interessantes

Caio 31/01/2022

Poderia melhorar em alguns aspectos...
Imediatamente fui cativado pela capa assim que vi na prateleira de uma feira de livros. Capa grande, com arte linda. O selo da Netflix garantiu que era um livro da mesma série que já tinha visto. E o olho cresce só de ver o nome de Sir David Attenborough, um naturalista de carreira invejável. Mas infelizmente ele redigiu apenas o prefácio. O que eu acho que precisaria melhorar? Basicamente 2 coisas. Primeiro: poderia ter menos ilustrações e mais fotos reais. A arte é linda e muito cativante, mas acho que ver fotos dos ambientes, vegetais e animais reais traz muito mais valorização ao que é verdadeiro. Segundo: algumas coisas no texto estão tecnicamente erradas, como chamar as florestas de "pulmões do mundo" e chamar algas de "plantas". Entendo que é uma simplificação para se tornar uma linguagem mais palatável para o público infantil, mas dá pra contornar esse problema sem ter que necessariamente usar definições erradas. De resto, conteúdo belo, cativante, agradável e, principalmente, que cumpre muito bem seu papel em tentar acender no leitor uma paixão pela preservação ecológica do planeta.

Manu 16/02/2020

Muito mais que um atlas...
Quando eu vi o e-mail da amazon sobre o livro Nosso Planeta na minha caixa de entrada fiquei muito ansiosa pelo lançamento. Já tinha visto (e amado) a série então criei altas expectativas do livro ter a mesma excelência. E não me desapontei. Logo que recebi o livro fiquei encantada nas pinturas de animais bem no estilo aquarela vintage da capa/contra-capa e no cheirinho bom de chuva das folhas.

Com relação ao conteúdo, o livro soube resumir muito bem todas as histórias da série em menos de 100 páginas. O prefácio do ambientalista David Attenborough iniciou a leitura de forma perfeita: contando sobre as rotinas do mundo animal, a influência dos seres humanos e como uma mudança de comportamento por nossa parte pode mudar o destino de uma espécie. Em seguida, um mapa apresenta os 7 tipos de biomas da Terra que me deixou bastante nostálgica pela semelhança com um atlas animal de autocolantes da minha infância. Mundos congelados, selvas, mares costeiros, desertos, campos, altos-mares, água doce e florestas são explorados em seus próprios capítulos, cada qual revela animais nativos, características distintas, informações peculiares e instruções de preservação para cada bioma de forma simples. As ilustrações e fotografias dão um capricho especial ao texto e a variedade biológica apresentada (do fungo mais sorrateiro ao maior carnívoro terrestre) conta mais um ponto forte na imersão da narrativa. Ao final, uma forte mensagem sobre a importância da priorização da sustentabilidade e o quão perigoso é o aquecimento global (nota: Antártica registrou 20,75 ºC dia 09/02 - recorde de temperatura mais alta na história do continente).

Apesar de ser mais infantil, acho que Nosso Planeta é um ótimo livro tanto para crianças quanto para adultos por tratar das mudanças climáticas de maneira serena mas sem deixar de mostrar a realidade (dando ênfase para sofrimento animal, perda de biodiversidade, esgotamento de recursos e risco de extinção). Fiquei muito satisfeita com a leitura, que foi rápida e gostosa, e planejo reler ocasionalmente.

Hugo107 27/01/2020

Fantástico
É um livro infantil, mas rico em informações e questionamentos. Aborda temas que precisam ser discutidos imediatamente. TODOS deveriam ler. E aquele prefácio do David Attenborough está INCRÍVEL!