Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas

RUDY 27/02/2020

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
Tive acesso a esse conto através do Projeto Cápsula da Editora Morro Branco, que traz alguns contos de alguns autores famosos. Acho um projeto sensacional, porque proporciona boa leitura para quem não tem acesso a livros e/ou para poder ter uma noção da escrita dos autores. Quem tiver interesse, basta acessar o link:
O conto apesar de curto, traz um início bem ficcional mesmo, onde um local tudo é perfeito, as pessoas são livres, sem governantes para mandar ou dominar, onde se tem todo luxo e conforto e toda felicidade necessária.
Na metade do conto acabamos entendendo porque tudo isso é possível... Bem como percebemos o potencial da autora em mostrar as questões sociais e filosóficas, e, que mostra toda uma reflexão e questionamentos interiores para pensarmos sobre a felicidade.
Conto muito bem escrito e que recomendo para quem gosta do estilo.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2020/02/resenha-12-aqueles-que-abandonam-omelas.html
Laine 13/04/2020minha estante
Oi Rudy. Eu li esse conto tem uns 3 anos, eu acho. Me lembro que amei. Tive vontade agora de reler.

Michelle 01/10/2021minha estante
quem dera a realidade fosse assim, Rudy

Angela Cunha 07/01/2022minha estante
Eu me lembro muito bem de quando esse projeto da Morro Branco chegou. Acho que até Chimamanda teve uma participação em um destes contos!!!
Adorei ver que esse super vale a pena, mesmo trazendo uma realidade tão distante da que vivemos.
Beijo

Denise.Marreiros 30/03/2020

Extremamente desconfortável, magistralmente escrito.
Virgínia 25/08/2021minha estante
Moça, onde vc conseguiu ler?

Denise.Marreiros 26/08/2021minha estante
Entrei no site da Morro Branco e estava disponível para leitura gratuita, ele e outros contos também.

Virgínia 28/08/2021minha estante
Obrigada

PandaLoveBooks 08/01/2022

Uma leitura desconfortável e perfeita ao mesmo tempo.
Omela, uma cidade perfeita? Sem nenhuma coisa de ruim? Mas, não era assim que a vida funciona e nunca será só felicidades.

Acabei lendo esse conto por causa de um dos MV do bts, também sobre meu projeto de ler livros indicados e recomendados pelo Kim Namjoon o líder do BTS.

Foi uma Leitura assustadora? Ou só uma realidade que não notamos ?

O final é a gente que escolher, a forma como vamos aceitar a decisão das pessoas que vão embora de Omelas, posso dizer que essas pessoas são fortes e não aguentaram a realidade sobra da "cidade perfeita".

Foi a minha primeira experiência com o autor, estou apaixonada pela escrita dele e como ele consegue fazer você fica preso nas palavras dele.
alinenotalien 08/01/2022minha estante
Ainda tentando digerir esse conto tão pequeno, mas com poder de explodir mentes AAAAA

Danniki 16/01/2023minha estante
Kim Namjoon tem ótimo gosto literário, nunca decepciona!

Aciolelion 11/06/2023

Impactante
Como pode um livro tão curto ser tão perturbador e nos botar na parede dessa forma.
Confesso que li por conta do BTS , indicação do namjoon , esperando que fosse um livro de utopia.Mas do namjoon eu já tinha que esperar algo reflexivo.
Me colocou a pensar o que eu faria nessa situação: provavelmente abandonaria omelas.
Me senti culpada com essa decisão mas estou sendo sincera com o que sou.
É um livro muito comunicativo , o narrador te puxa para o conto , ele te deixará extremamente pensativo, primeiramente sobre o que o livro quer dizer e depois sobre suas ações.Provavelmente lerei novamente daqui a alguns anos para entender minha interpretação
Bluemmy 11/06/2023minha estante
Tô planejando ler esse livro mas tô com medo ?

Aciolelion 11/06/2023minha estante
Pq medo??, olha vai por mim ,ele vai te fazer pensar bastante, a situação da criança vai te chocar um pouco,mas só acontece nas últimas páginas e como são 21 só vai ser rapidinho

@quixotandocomadani 17/03/2023

Omelas e o Utilitarismo
Cheguei nesse conto "The ones who walk away from Omelas" pelo capítulo 2 do livro "Justiça", onde o autor, Michael Sandel, aborda o tema Utilitarismo. (soma das satisfações de uma maioria deve ser acatada como bem estar geral)

No conto de Úrsula K. Le Guin, Omelas é uma cidade onde todos são felizes, cidade perfeita de conto de fadas. Exceto por uma criança que vive presa num quarto sem janelas, mal vestida e mal nutrida, com medo. Todos tem conhecimento desse fato e acreditam que a felicidade de Omelas depende do sofrimento dessa criança.

Adolescentes são levados a visitar essa criança, e a saber de sua existência. Depois de um primeiro momento de choque e revolta, acabam aceitando a situação, apenas alguns não aguentam e acabam indo embora de Omelas... Mas para onde eles vão?

Conto bem reflexivo... E o livro de Michael Sandel tem me feito questionar e enxergar outros pontos de vista.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/
Aciolelion 11/06/2023minha estante
poderia me indicar o livro Michael sandel por favor

@quixotandocomadani 14/06/2023minha estante
Olá! O livro chama Justiça - o que é fazer a coisa certa.

alinenotalien 08/01/2022

Explodiu a minha mente!
Me interessei pela leitura de Aqueles que deixam Omelas simplesmente pela capa ? que é muito linda ? e pela sinopse, que achei interessante. Eu apenas não esperava que esse conto de 21 páginas explodisse a minha mente e me deixasse reflexiva durante um dia todo.

O conto é ambientado em uma cidade chamada Omelas, onde a felicidade reina em estado absoluto. No entanto, para o bem estar geral da cidade, uma única criança estar sujeita a condições miseráveis e de puro sofrimento.

Aqueles que abandonam Omelas é um conto desconfortável e inquietante. Me senti mal enquanto lia e, logo em seguida, fiquei reflexiva pelo restante do dia – ao ponto de não saber nem como escrever essa resenha.

Esse conto foi meu primeiro contato com a autora Ursula K. Le Guin e não estou nem um pouco decepcionada, apenas instigada a ler as outras obras dela. Me apaixonei pela escrita fluída dela, a maneira como ela criou a ambientação de Omelas e, principalmente, por toda a reflexão que ela me fez fazer.

Aqueles que abandonam Omelas é uma leitura extremamente necessária. E a pergunta que fica é: seria Omelas apenas uma cidade fictícia, ou estaríamos vivendo em uma Omelas sem notarmos? Conto recomendadíssimo. ?
PandaLoveBooks 08/01/2022minha estante
Ficamos quase um dia todo engolindo isso kkkkk

Roberta 17/06/2022

O que é esse conto?!
Nunca li um conto tão profundo de tão poucas páginas e que retrata tão bem a natureza humana e o que é necessário para manter a harmonia da sociedade.
Laine 19/06/2022minha estante
Sim. Ele é perfeito!

lualibrary 02/03/2022

Leitura assustadora ou realista?
Será que a autora é louca? Afinal quem escreveria uma coisa assustadora e cruel daquele jeito?
Ou apenas não aceitamos a nossa realidade?
Esse conto serve para mostrar como tudo que é perfeito tem um lado sombrio. Que para um ser feliz o outro tem que estar infeliz. O que infelizmente, é nossa realidade.

Conheci este conto por causa de um Clube do livro para armys e outros. O cantor Kim Namjoon já leu e indica e eu também!
Tay ð· 11/03/2022minha estante
Estamos no mesmo Clube de leitura ??

14/08/2021

Muito bom! Incrível como um conto tão curtinho faz refletir tanto, muito doido pensar nessa situação e não dá pra parar de pensar na realidade exposta por Ursulaa
muito bem escrito, da pra entender pq ganhou tanta relevância
Só não dei 5 estrelas pq fiquei querendo uma continuação ?
Fernanda 15/08/2021minha estante
Aqueles que abandonam omelas impecável ? incrível como uma obra tão curtinha marca tanto ??

Danile.Machado 07/11/2022

"Eis a traição do artista: a recusa em admitir a banalidade do mal e o terrível fastio da dor."

"No passado, Dostoiévski fez a seguinte pergunta: será que encontraremos absolvição para o mundo, para a nossa felicidade e até para a harmonia eterna, se em nome disso, para solidificar essa base, for derramada uma lagrimazinha de uma criança inocente? E ele mesmo respondeu: essa lagrimazinha não legitima nenhum progresso, nenhuma revolução. Nenhuma guerra. Ela sempre pesa mais."
Danile.Machado 07/11/2022minha estante
*a escotilha

_bexz__ 12/08/2021

Li por causa de uma amiga que insistiu bastante sobre o quão bom e reflexivo era esse conto, e de fato, é uma história realmente boa e que nos faz questionar sobre o que nos é apresentado, ao mesmo tempo que nos faz repensar e fazer ligamentos com outras temáticas e problemas.

Para ser sincera, pelo tanto que as pessoas falavam, estava esperando por algo mais forte e pesado (não estou dizendo que ele não seja impactante); apenas esperava por algo a mais, acho. Mas, imagino que isso se deu pelo fato de eu já ter consciência sobre o que se tratava. De qualquer forma, a história não deixou de me pegar.

Para um primeiro contato com a escritora foi muito bom, a escrita da Ursula é simplesmente incrível e bem fluída, a ambientação e as descrições são perfeitas. Com certeza irei ler as suas outras obras.
kamylle 16/08/2021minha estante
guria tu escreve muito chique

Jara 20/05/2021

Soltei um ar que nem percebi que estava prendendo
Fui ler o conto devido a um desafio literário, para ser bem sincera não estava esperando muita coisa, mas é emocionante. O começo do conto foi um pouco arrastado mas com o passar da narrativa me vi tão envolvida, a forma que é escrita é muito fluida e faz com que você se sinta inserido na história de um modo que você se sente um dos moradores de Omelas ouvindo a história da menina pela primeira vez.
Eu gostei bastante, obrigada BTS pela recomendação
Luchi 06/06/2021minha estante
Tbm li por causa deles, mas cara n esperava isso, muito desconfortável e necessário. A Úrsula ganha cada vez mais credibilidade cmg!!!

Aninha de Tróia 20/02/2020

Enrolei meses pq sabia que esse conto ia quebrar meu coração. Agora estou aqui catando os caquinhos. Te amo, Úrsula.

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

ainda me pego pensando nele;
fazem 7 meses que eu li esse conto e confesso que ainda penso nesse regularmente, acho que nunca algo me fez refletir tanto na minha vida, um conto de te faz sentir tanto desconforto, mas é tão bem escrito que sei lá, queria ter uma mente igual a da ursula para conseguir pensar nisso!!!!