Aritmética

Aritmética Fernanda Young




Resenhas - Aritmética


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Lhyz 24/07/2022

"Eis um motivo para se existir"
Eu acabei esse livro ou ele acabou comigo? Os dois.

A história segue a familia disfuncional - não seriam todas? - do autor renomado João Dias e suas relações. Os personagens são reais nas suas vivências, egoísmos, hipocrisias e amores. Não é um livro fácil de ler porque em muitos momentos serve de espelho.

Não sei o que mais posso falar dele, porque de tantas emoções que você sente quando lê que termina extasiada e dormente. É um livro cheio de literatura, de poesia à referências literárias.

É um leitura e tanto.
comentários(0)comente



Midi.Gomes 30/07/2023

"Praga de amor"
4# MLI 2023

Fernanda Young me pareceu se diverti contando essa história. Tornado-a propositalmente caótica. Misturando poesia, filosofia, psicologia, música, matemática, pontos de vista múltiplos e alternados, um capítulo todo em inglês, um capítulo escrito ao contrário e um capítulo com sua opinião sobre o livro. Tentando ser "pretensiosa"? Não sei, eu curti.

É um livro sobre as histórias; como elas são inspiradas, produzidas, transmitidas e recebidas. Como são as pessoas que as escrevem. É sobre as relações entre homens e mulheres, seus atritos e convergências.

É sobre personagens simplesmente vivendo. Usando o sexo para camuflar o desejo, o rancor, o trauma e o ego. Eles não tem nada a conquistar, nada palpável. Ou já alcançaram seus objetivos, ou estão estagnados ou sem perspectivas. E diante desse cenário eles volta -se para dentro deles mesmos tentam encontrar a si próprios, buscando simplesmente "ser".

Eu li desta maneira...
comentários(0)comente



Daniela Alvares 08/05/2009

Adoro a Fernanda Young, mas de todos os seus livros, Aritmética é aquele que não me arrebatou. Ainda sim, há passagens que gosto muito. Talvez o releia um dia...


Trechinho:



"Não posso mais roer os nervos enquanto as horas passam e você não aparece. Preciso me poupar. Não pretendo mais sofrer, depois, quando você sumir de vez. Sofrer por amor é pura vaidade. Vou olhar para retratos meus e, de novo, sentirei orgulho de mim. Fotos minhas antes de você. Quando eu ainda não tinha provado desse seu veneno vicioso. Da saliva que se fez heroína. Do cheiro que se fez lança-perfume. Deveria ter uma tabela antipaixão como as que fizeram para os tabagistas. Marcaríamos um xis nas vezes em que pensássemos no outro. Assumindo assim nossa fraqueza."
comentários(0)comente



Raah 03/02/2022

Surpreendente..
A princípio a leitura não me pegou, cheguei a abandoná-lo e depois resolvi retomar. O livro se tornou curioso pra mim com detalhes que levavam a outros detalhes e algumas surpresas uma escrita muito boa. Até que eu quis assistir uma entrevista da Fernanda Young e depois disso muita coisa fez mais sentido ainda e eu não quis parar até terminar a leitura. Leiam, leiam Fernanda Young.
Luciano @cubomatematica 13/05/2022minha estante
Oi, diga qual foi a entrevista que vc assistiu? Se não tiver o link, mostre características que possam identifica-la.




Jack Ventrue 19/04/2010

Horrível
Sabe aqueles livros que você começa a ler, já acha desinteressante mas, mesmo assim, continua a leitura achando que vai melhorar? Que você lê de teimoso, porque acredita que vai acontecer alguma "virada" ou os vários segredos que a estória traz serão revelados? Pois então... NADA. Fui até o fim por pura teimosia. Se eu pudesse, processava a editora, a autora, pra recuperar todo o tempo que eu perdi lendo esse lixo.
Antonio Maluco 15/10/2017minha estante
to lendo esse livro pois gosto da fernanda young dos normais mas que livro chato tá sendo de ler e não vejo a hora de acabar ou espero que a história fique interessante e não sei se você leu o livro porque gosta da autora no seriado global:os normais eu to lendo o livro por causa desse detalhe acima




Andrei Ad 06/05/2010

Não foi o que pensei...
Comprei esse livro por ter uma certa simpatia pela autora Fernanda Young, mas não gostei em nada da história.
Se teve algum momento bom nem me lembro, por isso não cheguei a termina-lo.
Antonio Maluco 15/10/2017minha estante
to lendo esse livro pois gosto da fernanda young dos normais mas que livro chato tá sendo de ler e não vejo a hora de acabar ou espero que a história fique interessante e não sei se você leu o livro porque gosta da autora no seriado global:os normais eu to lendo o livro por causa desse detalhe acima




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Matt 27/07/2009

Um livro bonito, intenso e sensacional, definitivamente. Fernanda Young escreve realmente muito bem.
comentários(0)comente



Van Baldacim 09/09/2009

Diferente.
Qdo pensei em romance, logo me veio a cabeça o cliche de sempre. Mas Fernanda surpreende com o estilo super original. Adorei e recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Malphys 03/06/2023

Adiava a leitura de Aritmética porque o título, diferente dos outros, me era entediante. Mas, clichê ou não, nas primeiras páginas é possível sentir a potência e a profundidade das personagens.

A história de Elisa, América e Mariana é atravessada, ao longo anos, pelos desejos, confusões, sentimentos - ou falta deles - de João, Eduardo e Rigel. As neuróticas são, na verdade, as mais lúcidas. E os caminhos de todos eles estão entrelaçados pela doentia forma de amar ou de não entender o amor.

É durante a depressão que Elisa encontra a cura para o seu adoecimento. E, mesmo adoecida, está lúcida como nunca, afinal, quais são os critérios para definir a loucura? A loucura de Mariana é a força, a teimosia e as convicções que carrega. Não nega o desejo, mas não deixa que isso seja a definição de quem é. E América é o elo, improvável, entre a depressão de Elisa e a Fúria de Mariana. É também a prova de que negar os desejos pode ser a decisão mais perigosa das nossas vidas.

Aritmética é a prova de que a paixão é o oxigênio para que a vida seja possível. E que as concessões da vida adulta, apesar de serem vitais, podem nos destruir, pouco a poucos. É preciso encontrar a sua cura, mesmo que quem veja de fora não enxergue como cura.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 17/05/2023

Aritmética acompanha essa saga de amor e ódio através dos tempos, em busca de algum resultado que faça sentido. E de, talvez, um novo paradigma para os relacionamentos. Depois de Aritmética você vai poder olhar para as suas mais difíceis questões através de uma nova lógica. Onde não se encontra necessariamente traição nas traições e onde as respostas para os problemas nem sempre estão lá embaixo, de ponta-cabeça.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788500015168
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leonardo Bezerra 10/05/2021

Um dos livros mais idiotas que já li na vida
Um enredo sem direção alguma, diversos personagens que parecem iguais e um monte de palhaçada cult no meio: tem um capítulo que é tudo de cabeça pra baixo, outra parte que é em inglês, outra que bota um poema inteiro falando só de pau e buceta (o que na verdade é o que aparece em 98% dos diálogos extremamente insuportáveis de tão prepotentes). Os personagens soam artificiais, a história não engata em nada e é tudo sobre sexo o tempo todo e mais nada. Não vale a pena perder tempo com esse livro.
comentários(0)comente



Kalindi 26/03/2023

Me identifiquei demais!!!
Tem algo na Fernanda Young que me faz sentir que estou lendo meus próprios pensamentos. Entrar nesse livro foi, de alguma forma, como entrar em mim? de um jeito esquisito, mas maravilhoso. ??
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR