Frei Luís de Sousa

Frei Luís de Sousa Almeida Garrett

Resenhas - Frei Luís de Sousa

cahlendo 09/04/2024

Histórico...
(Eu li uma versão portuguesa do domínio público, então não falo sobre a edição em questão). Li na faculdade para Literatura Portuguesa.
Almeida Garret trabalha livremente em prosa com personagens reais, e deixa a sua dramática imaginação fluir nessa peça teatral, culminando em uma narrativa a cada segundo mais cruel e finalizando classicamente com cenas surpreendentes e chocantes. Apesar de ter sido escrita em 1843 (época conturbada para o catolicismo devido às mudanças no pensamento europeu), a história se passa no século XVII, quando estavam ocorrendo muitos conflitos políticos, porém a fé imperava. É bem característica da época em que foi escrita e possui poucos personagens: D. João de Portugal, D. Madalena de Vilhena - sua esposa "viúva", que teve com o patriota D. Manuel de Sousa Coutinho (homem que há de surpreender) uma filha, Maria, uma mocinha muito diferente das meninas de sua idade. Também há o velho aio Telmo, que espera o regresso de D. João.
Ela se desenrola ao entorno de D. Manuel de Sousa, no entanto todos os personagens são bem caracterizados. Sem dúvidas essa obra é um marco histórico no teatro português.
A nota estou dando mais por uma questão de gosto e envolvimento pessoal.

aluisapmadeira 29/01/2024

"Frei Luís de Sousa", Almeida Garrett | 5 estrelas.
Li por força das aulas de Português, há uns dois meses.
Foi solicitada/recomendada esta leitura (não era obrigatória, porém gosto de me desafiar e sabia, também, que ia ser importante ter acesso a toda a obra para o que ia precisar para a disciplina) e assim a comecei, sem grandes expectativas de gostar da mesma.
Porém, surpreendi-me muito!
Adorei a obra, mesmo.
Se nos transportarmos para o século XVI, quando esta obra foi escrita, para entendermos na íntegra o que nos quer transmitir, e, de seguida, colocarmos os pés bem assentes no século XXI e olharmos para o que é neste livro retratado à luz da mentalidade que temos (ou deveríamos ter) nos dias que correm, é uma incrível viagem perceber a relevância que "Frei Luís de Sousa" carrega até hoje e toda a crítica por trás de cada palavra que Almeida Garrett escreve.
Lá está, se fôssemos realistas e coerentes com o que sabemos e vivemos hoje, nada nesta história se desenrolaria assim, porque as mentalidades são, esperemos, diferentes, mas é com a História que vamos ou devíamos ir aprendendo e é bom vermos esta perspetiva mais arcaica.
Descobrir as histórias que inspiraram este livro é também algo interessantíssimo e dá à leitura ainda mais significado.
É um drama muito intenso e trágico (que o diga, mais que não seja, aquele monólogo final!), fica já o aviso.
Concluindo, vão com uma mente aberta para esta leitura, que surpreender-se-ão.
Melhor obra que li, até agora, no Ensino Secundário!

Tiago 15/03/2023

Peça teatral do romantismo português
Esta peça de Almeida Garrett, lançada em 1844, é um relato ficcional mas que envolve personagens e eventos reais da história portuguesa. Dona Madalena de Vilhena é viúva de D. João de Portugal, cavaleiro e fidalgo português, desaparecido junto com o rei D. Sebastião em 1578 na Batalha de Alcácer-Quibir. Depois de passar sete anos a procura do marido, Madalena casa-se novamente com o cavaleiro Manuel de Sousa e eles têm uma filha, Maria de Noronha. Eles moram na margem sul do Tejo em Almada.

A peça passa-se ano de 1599, treze anos depois do nascimento de Maria. A União Ibérica já está consumada e o rei de Portugal é Filipe I (Filipe II de Espanha) e Lisboa passa por mais uma crise de peste. Mesmo com mais de vinte anos decorridos do desaparecimento do seu primeiro marido, Madalena revela-se uma pessoa bastante supersticiosa. Ela ainda acredita que D. João de Portugal possa retornar um dia. Telmo Pais, antigo escudeiro de D. João também alimenta esses pensamentos, assim como alimenta o Sebastianismo, conforme podemos ver em um diálogo dele com Maria.

MARIA: Mas então, vamos, tu não me dizes do retrato? Olha[…] é o do meu querido e amado rei D.Sebastião. Que majestade! Que testa aquela tão austera, mesmo de um rei moço e sincero […] E pensar que havia de morrer às mãos de mouros, no meio de um deserto[…] Deus não podia consentir em tal.
TELMO: Que Deus te ouvisse, anjo do céu!
MARIA: Pois não há profecias que o dizem? Há, e eu creio nelas.

Um dos acontecimentos da peça é a fuga de Lisboa dos governadores de Portugal por causa da peste. Eles decidem rumar ao castelo de Manuel de Sousa e este, indignado com a subserviência destes governadores à Espanha, prefere tocar fogo na sua casa a ter que abrigá-los. O casal e a filha mudam-se então para a antiga casa de D. João de Portugal. A partir daí, os principais eventos do história vão ocorrer e sem dar spoilers, esses eventos são de tal modo graves que Manuel de Sousa e Madalena acabam por renunciar a vida em sociedade para vestir o hábito e viverem como Frei Luís de Sousa e Sóror Madalena.

Como toda obra do romantismo, o livro é carregado no melodrama, mas não deixa de ser uma história interessante. Partilho nesta resenha o link para uma adaptação cinematográfica da peça.

site: https://www.youtube.com/watch?v=tSVszbvutKA

Allex.GonAalves 04/10/2022

Eu pensava que eu ia odiar. Pensava que ia ser uma escrita tão antiga que eu não ia entender nada. Mas muito pelo contrário. Eu fiquei com imensa vontade de ler mais livros dele.

Inês 17/03/2022

A Melhor Obra do Programa de Português
Podia ler esta obra todos os anos, não me importava. É o melhor do melhor do romantismo português, escrito pelo pioneiro do movimento em Portugal.

Gaby 03/10/2021

Li este livro/obra por recomendação de um professor e para fazer uma prova gostei bastante da obra.

Juliana.Oliveira 26/08/2021

É uma obra interessante para entender o contexto da época em Portugal e como se davam os costumes. Leve, sucinto e trágico como deve ser o bom teatro e um título especial para conhecer Almeida Garrett. Os poucos e relevantes personagens e o cenário são impecáveis no que tange à boa compreensão da história, assim como o cenário que contribui com a imersão do leitor ao contexto.
Acrescentaria que o autor é bastante empolgado pelos cometários que tece nas notas de rodapé, dão um toque a mais que faz toda diferença na leitura. Recomendo!

Luiz.Fernando 25/07/2021

Romantismo
Leitura obrigatória da faculdade e primeira Literatura portuguesa que leio.

Uma das maiores peças teatrais de Portugal. Puro drama. Romantismo na veia.

Melhor do que eu esperava.

Georgia Patrici 05/06/2021

Mais do que eu esperava
Uma leitura, indicada pela faculdade, não estava muito animada,confesso! Mas ao ler essa história, que é puro drama, do começo ao fim, kkkk me surpreendi, por gostar da Madalena, me compadeci de sua angústia, amei a inteligência da D. Maria e prezei muito pela fidelidade e dedicação do Telmo!!! Um romance dramático, com um final um tanto quanto inesperado e inesquecível!!!!

Inês Montenegro 06/02/2016

Resenha disponível em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/24/frei-luis-de-sousa-almeida-garrett-que-farei-com-este-livro-jose-saramago/

Mad28 05/08/2015

Frei Luís de Sousa - Resenha
Sendo esta obra bastante conhecida em Portugal, decidi dar-lhe uma chance, mas devo dizer desde já que não vai para o meu top de livros deste ano.
Frei Luís de Sousa é uma peça de teatro entre a tragédia e o drama, que segue especialmente Madalena de Vilhena, uma mulher que tem muito azar na vida. Madalena era casada com D. João de Portugal que desapareceu na batalha de Alcácer Quibir onde Portugal perdeu o seu rei D. Sebastião. Durante 7 anos, Madalena procurou-o sem sucesso.E acabou por casar com outro homem, Manuel de Sousa Coutinho, mais tarde Frei Luís de Sousa, e tiveram uma filha, Maria.
O livro segue as paranóias de Madalena de que o primeiro marido possa regressar, tornando o seu segundo casamento inaceitável e a sua filha em bastarda. Tem ainda a vinda de um romeiro com notícias de D. João de Portugal.
Não acho que seja um mau livro, mas penso que tem partes demasiado exageradas.
A verdade é que D. Madalena é paranóica em demasia, mas o autor também exagerou no drama (mesmo para uma tragédia).
O Romeiro também tira ideias precipitadas sem sequer ter a certeza, mas tendo em conta a sua vida, eu até que percebo.
Não é um livro que eu realmente goste, embora se consiga ler em poucas horas. E algumas pessoas realmente adorarem o livro, o que eu respeito completamente.
O final foi o que eu achei mais exagerado, especialmente no que toca a Maria, que durante o livro se torna bastante irritante.
É difícil falar mais sem entrar em spoilers, então se querem saber, leiam o livro, apesar de não ser um livro que eu realmente fosse recomendar.
Resenha completa e frases/quotes no site a seguir

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.pt/2015/08/frei-luis-de-sousa-resenha.html